Centro de Zoonoses inicia campanha de vacina contra raiva canina

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta segunda-feira (8) a vacinação anti-rábica gratuita para cães e gatos no município de Itabuna. A imunização pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio dia e das 13h30min às 16 horas, numa sala especial no Centro de Saúde José Maria de Magalhães, na Praça João Pessoa, centro da cidade. Podem receber a dose da vacina animais de qualquer idade, à exceção de filhotes, que devem ser imunizados a partir de 45 dias de nascidos.

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, médico veterinário Waldemar da Fonseca, ressalta a importância da de doses da vacina nos animais de estimação, lembrando que a imunização é a única forma de proteção contra vários tipos de doenças que atingem os animais e que também podem afetar o homem, a exemplo da raiva. “A raiva não tem cura e pode levar o animal à morte em até 10 dias”, reforça.

Ele informa ainda que a vacina anti-rábica tem duração de apenas um ano e por isso os proprietários de cães e gatos não devem se descuidar. Devem sempre ficar atentos às campanhas realizadas pela Prefeitura anualmente ou então procurar orientações na nova sala de imunização que o CCZ coloca à disposição da comunidade no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto.

Sobre a raiva canina, Waldemar diz que a doença é perigosa, precisa ser evitada e o meio mais eficaz ainda é a vacina. Ele explica que a doença se dá pela entrada do vírus contido na saliva do animal infectado tanto pela mordida quanto pelo arranhão ou até mesmo a lambida de mucosas ou feridas. “Tanto faz o contágio do animal para o homem ou vice-versa, o perigo é o mesmo”, alerta o veterinário do CCZ.