Bahia vence o Goiás na Fonte Nova, com gol de Fahel

Felipe Oliveira/Gazeta Press

Sob o comando do técnico “interino”, o time bateu o Goiás na Fonte Nova, na tarde deste sábado (09), e, apesar de não ter conseguido sair da zona de rebaixamento, chegou aos 13 pontos. Superior no primeiro tempo, os donos da casa chegaram ao gol em uma cobrança de escanteio, aos 30 minutos, quando Fahel subiu com liberdade à frente da marca do pênalti. Os visitantes se estabeleceram no ataque na etapa final, perderam duas boas chances e não alcançaram a igualdade no marcador.

Dois homens são mortos durante partidas de futebol no Sul da Bahia

Dois homens foram mortos nesse final de semana durante partidas de futebol distintas no Sul da Bahia. No sábado (18), um jovem de 27 anos foi  baleado no final de um jogo com amigos, no município de  Guaratinga.

De acordo com a delegacia de Guaratinga, Gilcleide Virgem de Jesus foi surpreendido por um homem que o atingiu na região do abdômen. A vítima morreu no local. O autor do crime, identificado como Dione Lisboa Felício, 27 anos, é natural do município de  Itabela e está sendo procurado pela polícia.

Já no domingo (19), outro homem, de 37 anos, também foi morto a tiros em uma outra partida de futebol no Parque João Carlos III, em Porto Seguro. A vítima, que não teve identidade divulgada, foi atingida também por um homem enquanto jogava futebol com o amigos e parentes.

A polícia informou que os crimes não possuem relação entre eles e que  nenhuma das vítimas possuem passagem pela polícia e nem envolvimento com drogas.

Justiça investiga contratação de Neymar pelo Barcelona

O Barcelona entregou nesta segunda-feira (23) ao juiz espanhol Pablo Ruz o contrato firmado pelo atacante Neymar com o clube. A documentação foi solicitada na última quarta (18) por causa da denúncia de Jordi Cases, um sócio do time catalão, que acusou o presidente Sandro Rosell de apropriação indevida de valores na transação que envolveu a contratação do atacante do Santos.

Neymar comemora gol marcado na vitória do Barcelona sobre o Celtic, em partida válida pela Liga dos Campeões (Foto: Quique Garcia/AFP)
Neymar comemora gol marcado na vitória do Barcelona sobre o Celtic, em partida válida pela Liga dos Campeões (Foto: Quique Garcia/AFP)

Com os contratos em mãos, o magistrado decidirá se irá acatar a denúncia e abrir um processo para apurar a ação do dirigente neste negociação. Ruz também requisitou os relatórios financeiros do Barça em 2011, 2012 e 2013, depois de Cases também ter alegado que Rosell ocultou aos sócios do clube os contratos de aquisição dos direitos do atleta por um total de 57,1 milhões de euros (cerca de 182 milhões de reais).

Cases afirmou que o custo da transferência para tirar Neymar do Santos foi maior do que os 57 milhões de euros anunciados pelo Barcelona. Entretanto, o porta-voz do clube, Toni Freixa, insistiu que este valor é o correto. O Barcelona alega que 17,5 milhões de euros (cerca de 56 milhões de reais) foram pagos diretamente ao Santos na transação, mas o clube catalão disse que não poderia revelar o destino do restante da verba por causa de um contrato de confidencialidade.

Informações: Veja

Ex-jogador que vivia nas ruas de Portugal volta ao Brasil

Com muita alegria e um terço de Nossa Senhora de Fátima em uma das mãos,  o ex-lateral-direito do Bahia, Botafogo e Seleção Brasileira, Perivaldo, voltou ao Brasil na manhã da última quarta-feira (11). Ele desembarcou no Rio de Janeiro ao lado do presidente do Sindicato dos Atletas do Estado do Rio de Janeiro (Saferj), Alfredo Sampaio, e do filho Marcelo.

Perivaldo e o filho mais velho, Marcelo (Foto: Divulgação)
Perivaldo e o filho mais velho, Marcelo (Foto: Divulgação)

Perivaldo viveu em Lisboa nos últimos 24 anos e, ultimamente, após ficar desempregado e perder suas economias, estava morando nas ruas da capital portuguesa. A história de Perivaldo, que tem familiares na cidade de Itabuna, veio à tona em uma matéria de um programa televisivo.

“A emoção é grande. Agora vou descansar para ver o meu Rio de Janeiro, e agradecer à Nossa Senhora de Fátima e ao Senhor do Bomfim. Quero agradecer a todos vocês da imprensa daqui e também de Portugal. Muito obrigado mesmo”, disse o ex-jogador ao passar pelo desembarque do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim.

Após a chegada, Perivaldo foi direto para o bairro da Barra da Tijuca, onde ficará hospedado em um hotel. Na sexta-feira (13) de avião, ele segue para Itabuna, cidade onde nasceu, para rever os familiares.

O ex-jogador planeja ainda seguir para Fortaleza, no Ceará, onde ficará até fevereiro na casa do filho Marcelo, que estava emocionado. “Agora é resgatar essa história bonita que ele construiu aqui. Agora ele vai reconstruí-la. Deus vai escrever uma nova história na vida dele”, disse.

Informações: A Tarde

Santo Antônio é campeão do Campeonato Interbairros 2013 de Itabuna

Na noite de sábado (14) no Estádio Luis Viana Filho a equipe do Santo Antonio venceu por 4 a 3 a cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, após empatar em 1 a 1 com o João Soares no tempo normal de jogo, na disputa do titulo do Campeonato Interbairros de Futebol 2013. O evento foi promovido pela Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Itabuna.

Goleiro  recebe a taça ao final do jogo (Foto: Pedro Augusto)
Goleiro recebe a taça ao final do jogo (Foto: Pedro Augusto)

A partida entre as seleções do Santo Antonio x João Soares foi eletrizante nos dois tempos do jogo. No primeiro, os ataques iniciais foram promovidos pelo João Soares que tentou fazer o placar, mas enfrentou forte marcação do time adversário. Na metade dos 45 minutos, o Santo Antonio fez algumas alterações como a entrada de Pedro e Robinho emlugar de Rafael e Pedro, respectivamente, o que deu mais ofensividade ao esquema de jogo e segurou o placar em zero a zero.

Na volta para o segundo tempo, os técnicos promoveram poucas alterações. O Santo Antonio pressionou e aos 14 minutos marcou um a zero comum tiro da cabeça da grande área desferido por Vinicius para o fundo das redes do goleiro Papito, do João Soares. Dois minutos depois, num vacilo da zaga do Santo Antonio, após bate-rebate, Tarcísio mandou a bola para as redes do goleiro Murilo decretando o empate em um a um.

Campeão do Interbairros 2013 Santo Antônio (Foto: Pedro Augusto)
Campeão do Interbairros 2013 Santo Antônio (Foto: Pedro Augusto)

A partir dos 18 minutos, o jogo ficou ainda mais eletrizante com jogadas duras, ataques fulminantes e boas defesas dos goleiros para desespero dos atacantes, técnicos e torcedores que só faltavam entrar em campo. Os dois times tentaram modificar o placar de qualquer maneira, mas não tiveram êxito, apesar de o árbitro Wanderlei Alves ter dado quatro minutos de prorrogação.

Na disputa de cinco tiros livres diretos da marca do pênalti, o Santo Antonio converteu com Dito, Robinho, Ninja e Vininicius, enquanto Raul perdeu para o goleiro Papito, que fez boa defesa. Já o vice-campeão João Soares assinalou gols com Tarcisio, Dico e Geo, enquanto Fábio e Paulinho ficaram nas mãos do bom goleiro Murilo, que acabou erguendo a taça de campeão – 2013 do Campeonato Interbairros de Futebol.

Partidas com apenas mulheres e crianças pode ser punição à clubes

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Paulo Schmitt defendeu nesta segunda-feira (9) que o Brasil adote como medida punitiva aos clubes que tiverem briga de torcida nos estádios a proibição da presença de homens adultos nas arquibancadas.

Briga de torcedores terminou com 3 em coma na final do Brasileirão
Briga de torcedores terminou com 3 em coma na final do Brasileirão

“Mulheres e crianças nos estádios é uma ideia interessante, que já foi testada com sucesso na Turquia”, comentou Schmitt, em entrevista ao SporTV. No país europeu, chamou atenção especialmente um jogo do Fenerbahce, em 2011, em que a equipe, na época com Alex no time, atraiu mais de 40 mil mulheres e crianças a um único jogo.

Schmitt também defendeu a realização de jogos sem torcida, possibilidade que não existe no Regulamento Geral de Competições de 2013 da CBF, mas que foi incluída na legislação válida para os campeonatos nacionais do ano que vem, divulgada na última sexta-feira. Para o procurador geral do STJD, seria uma forma de punir clubes e organizadas no bolso.

“Insisto na possibilidade de ausência de público porque incentiva atacar o lado financeiro. Isso é importante para lidar com a bandidagem, que vem usando o futebol ilicitamente no aspecto econômico. Quando você fecha o estádio, não há transação de souvenir, brindes e ingressos, que é o que sustenta a organizada”, lembrou Schmitt.

O procurador geral ainda cobrou que outras esferas façam sua parte para tentar acabar com a violência nos estádio. “Tem que cobrar do governo federal, prisão, controle de acesso. CBF, governo federal, todos têm que fazer alguma coisa. Está faltando esse componente que é auxiliar. Temos muito o que fazer ainda. A punição no STJD, pelo estatuto do torcedor, está restrita ao clube”.

Informações: Estadão

Brasileirão termina com briga entre torcedores

A briga generalizada deste domingo (8) na Arena Joinville, em Santa Catarina, terminou com três detidos para averiguação e quatro torcedores foram encaminhados para o Hospital Municipal São José – um deles já recebeu alta enquanto outros três seguem internados com traumatismo craniano. Entre os presos está o vascaíno que aparece nas imagens de TV portando uma barra de ferro com prego na ponta, identificado como Leone Mendes da Silva, 23 anos. A pancadaria interrompeu a partida entre Atlético-PR e Vasco.

Torcedor Leoni é flagrado com uma barra de ferro com um prego na ponta (Foto: Giuliano Gomes/Estadão)

Além de Silva, os outros vascaínos detidos foram Jonathan Santos, 29 anos, e Arthur Barcelos de Lima Ferreira, 26. Eles estavam escondidos dentro de um dos ônibus oriundos do Rio de Janeiro e foram detidos pela Polícia Militar. A barra de ferro com prego também foi apreendida. Os três vascaínos foram transferidos para o Presídio Regional de Joinville e responderão por tentativa de homicídio, crime contra o patrimônio público e por ferir o artigo 41B do Estatuto do Torcedor (incitar violência no estádio).

Torcedor do Vasco parte para o ataque (Foto: Heuler Andrey/AGIF)

A pancadaria nas arquibancadas interrompeu a partida entre Atlético-PR e Vasco aos 16min do primeiro tempo. Após mais de uma hora de paralisação, o jogo foi retomado e os paranaenses venceram por 5 a 1, confirmaram a vaga na Copa Libertadores e decretaram o rebaixamento vascaíno.

Polícia tenta deter torcedores (Foto: Joka Madruga/Futura Press)
Polícia tenta deter torcedores (Foto: Joka Madruga/Futura Press)

Antes da partida, três atleticanos foram presos em uma confusão nas imediações do estádio. São eles Tiago Luiz Meira e Cláudio Barbosa da Silva Júnior, ambos de 23 anos, e um garoto de 16 anos. Todos passarão pela triagem na Central de Polícia.

Fernandão se despede do Bahia para jogar na Turquia

O atacante Fernandão vai para o futebol da Turquia e se despede do Bahia no domingo (8) durante partida diante do Fluminense, na última rodada do Brasileirão. Em coletiva nesta quarta-feira (4), ele falou sobre sua passagem pelo clube e deixou um “até logo” para a torcida tricolor. “Aqui eu reencontrei minha felicidade. Tive um começo de ano não muito bom e quando pintou a oportunidade de vir pro Bahia eu não pensei duas vezes”, afirmou. Fernandão vai jogar pelo Bursaspor na Turquia.

Fernandão disse que viveu melhor fase no Bahia (Foto: Divulgação)
Fernandão disse que viveu melhor fase no Bahia (Foto: Divulgação)

Com 15 gols pela Série A este ano, o jogador não hesita ao responder se o período no Bahia foi a melhor fase de sua carreira. “Sem dúvida. Sem dúvida”.  Ele disse que era sua meta fazer essa quantidade de gols. “Trabalhei, me dediquei ao máximo e consegui fazer esses 15 gols”. Chamado de “salvador” por marcar em jogos essenciais, como contra o Náutico, ele defendeu o trabalho do grupo. “Eu acho que não só eu ajudei o Bahia a sair dessa situação, acho que o grupo todo. A vontade de cada um em campo foi fundamental”, garante. “O Bahia não merecia estar nessa situação (lutando contra o rebaixamento), graças a Deus a gente conseguiu sair”.

Sobre a partida que pode sacramentar o rebaixamento do Fluminense e possíveis tentativas de influenciar o resultado, o atacante garante que o grupo está focado e não se importa com isso. “Negócio de mala branca, preta, mala rosa, o que for… Acho que o Bahia tem oportunidade de ganhar, e oportunidade de entrar na Sul-Americana… Para a gente não interessa esse negócio de mala”, garante, citando a necessidade de “honrar o torcedor”, que promete lotar a Arena Fonte Nova.

Despedida sim, mas nada de adeus. “É só um até logo”, diz o jogador. “Não é minha despedida, espero em breve voltar e dar muita alegria ainda”, disse Fernandão, chamando os torcedores para o jogo de domingo. Ele acredita na capacidade do time de fechar o ano com um triunfo. “Sabemos que vai ser difícil jogar contra o Fluminense, sabemos que eles precisam, então vão vir para cima. Temos total oportunidade de poder conquistar essa vitória e botar o time na Sul-Americana”, crê.

Fonte: Correio24h

Seleção Brasileira ganha novo uniforme e Fenômeno brinca: “não entra mais em mim”

Ronaldo brinca dizendo que a nova camisa não cabe nele (Foto: Mauro Pimentel / Terra)
Ronaldo brinca dizendo que a nova camisa não cabe nele (Foto: Mauro Pimentel / Terra)

Na tarde deste domingo (24) a Nike, fornecedora de material esportivo da Seleção Brasileira, apresentou o novo uniforme do time para a Copa do Mundo de 2014. O ex-jogador Ronaldo, que foi um dos convidados da apresentação, além de ser membro do Comitê Organizador Local (COL), brincou sobre o novo modelo.

“Eu vi, achei bem justinha. Acho que não entra mais em mim, não”, brincou o Fenômeno, que não se arriscou a vestir o novo modelo na linha das camisas italianas, que são mais coladas ao corpo e com a gola menor.

“Vivi uma história, tenho saudade, pois passei os melhores momentos da minha vida jogando pela Seleção Brasileira, de estar representando o meu país. Mas aceito completamente que não dá mais”, voltou a brincar o ex-jogador.

Luiz Gustavo veste a nova camisa (Foto: Foto: Mauro Pimentel / Terra)
Luiz Gustavo veste a nova camisa (Foto: Foto: Mauro Pimentel / Terra)

Quem também participou do evento foi o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, que sobre o novo modelo, disse que “adoramos e ficamos felizes com o que vimos”, e que ele e os jogadores sentiram falta apenas de um detalhe. “O único comentário que nós fizemos é que falta a sexta estrela. Nós temos que colocar depois do campeonato mundial”, disse.

O técnico ainda comentou sobre o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, que acontece no próximo dia 6 na Costa do Sauípe, na Bahia. Cabeça de chave do Grupo A, o Brasil corre o risco de enfrentar dois adversários europeus.

“Não tem o que fazer, é um sorteio. Às vezes cai uma chave mais pesada no início, seleções com mais cartel. Nós estamos preparados para enfrentar, desde o primeiro momento até o final, o que tivermos que pegar para chegar à final”, deixou claro o treinador brasileiro. Tudo isso foi sendo assimilado pelo grupo. Não temos muito o que fazer e modificar para a Copa do Mundo. Estamos numa boa via”, completou ainda.

Informações: Terra

Ex-jogador do Bahia morre em acidente de carro

Na tarde desta sexta-feira (23) o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer Jancarlos de Oliveira Barros, 30 anos, ex-jogador do Bahia. O carro conduzido pelo jogador de futebol caiu em uma ribanceira na altura do quilômetro 60 da BR-040 em Itaipava, sentido Rio de Janeiro.

Jancarlos morreu a caminho do hospital (Foto: Ariane Nascimento/Tribuna de Petrópolis)
Jancarlos morreu a caminho do hospital (Foto: Ariane Nascimento/Tribuna de Petrópolis)

A equipe do Corpo de Bombeiros tentou reanimar o jogador no local do acidente. Ele foi colocado dentro da ambulância com vida, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. O caso foi registrado na 106ª DP, em Itaipava. O empresário e familiares do jogador já estão na cidade aguardando a liberação do corpo.

Carreira 

Jancarlos já atuou no Bahia (Foto: Divulgação)
Jancarlos já atuou no Bahia (Foto: Divulgação)

Jancarlos começou a carreira atuando pelo Fluminense em 2001. Pelo Tricolor, foi campeão carioca em 2002. Sem conseguir se firmar no clube, foi emprestado ao Juventude em 2004. No ano seguinte, se transferiu para o Atlético Paranaense, onde ficou até 2008 e foi um destaques do vice-campeonato da Libertadores.

As boas atuações no Furacão chamaram a atenção do São Paulo, que o contratou para ser titular. Em 2009, ele esteve no Cruzeiro, onde foi novamente vice-campeão da Libertadores. Vestiu também a camisa do Botafogo, Bahia, Ituano, America, Volta Redonda e Rio Branco-ES, que defendia atualmente.

Ex-jogador que vive nas ruas de Portugal será trazido para Itabuna

Na próxima segunda-feira (25) Marcelo Sampaio Dantas filho do itabunense Perivaldo Lúcio Dantas vai à Portugal para buscar o pai. Perivaldo é ex-jogador de futebol e já atuou pela seleção brasileira, Bahia, Palmeiras, Botafogo e passou por times da Ásia antes de ir para Portugal. Hoje, Perivaldo é morador de rua em Lisboa [relembre aqui].

Perivaldo é ex-jogador e está vivendo nas ruas de Lisboa, em Portugal (Imagem: Divulgação)

Em entrevista à Rede Bahia os irmãos de Peri, que vivem em Itabuna, disseram que o único contato com o ex-jogador é por telefone e ele dizia estar bem. Um dos irmãos, Pedro, contou que não vê Peri há 20 anos.

O filho do ex-jogador anunciou na manhã desta terça-feira (19) que o jogador será trazido para o Brasil nos próximos dias. Ele disse ainda que esteve em Portugal recentemente e a situação do pai não era a mostrada no Fantástico no último domingo.

“É triste, é duro. Quando vi a matéria na TV, chorei muito. Eu o tinha encontrado fazia pouco tempo, quando passei por Portugal. Ele não estava daquele jeito”, disse Marcelo ao jornal A Tarde.

Messi não joga mais em 2013 após lesão

O Barcelona confirmou nesta segunda-feira (11) que o craque Lionel Messi sofreu uma ruptura do bíceps femoral da perna esquerda e ficará de seis a oito semanas afastado dos gramados para tratar da lesão. A primeira parte do tratamento será feita na Catalunha e a fase final será em Buenos Aires.

Lionel Messi (Foto: Divulgação)
Lionel Messi (Foto: Divulgação)

Com a nova lesão, cuja recuperação pode durar até dois meses, Messi perderá, no mínimo, sete jogos do Barcelona. Serão quatro partidas do Campeonato Espanhol (Granada, Athletic Bilbao, Villarreal e Getafe), duas da Liga dos Campeões da Europa (Ajax, em Amsterdã, e Celtic, no Camp Nou), e uma da Copa do Rey contra o Cartagena.

Messi também perderá os dois amistosos da Argentina na sexta-feira (15) contra o Equador, e no dia 18, contra a Bósnia. Os dois jogos serão disputados nos Estados Unidos.

Messi voltou a sentir uma lesão muscular no jogo deste domingo (10) contra o Bétis, em Sevilha. O jogador deixou o gramado ainda no primeiro tempo, substituído por Iniesta, após tentar um passe e cair no gramado sentindo dores. O Barcelona venceu a partida por 4 a 1 e se manteve na liderança do Campeonato Espanhol.

Esta é a quarta lesão muscular do argentino na temporada e a quinta em 2013. E a cada nova contusão, o tempo de recuperação tem sido maior.

Fonte: O Globo

Ex-diretor do Bahia entra com ação no valor de R$ 500 mil contra o clube

O administrador de empresas, Sacha Mamede, ex-vice-presidente de marketing do clube, está desligado do Bahia desde o período da intervenção no mês de julho e entrou com uma ação trabalhista no valor de R$ 500 mil contra o tricolor.

Sacha Mamede aponta várias irregulares (Foto: Divulgação)
Sacha Mamede aponta várias irregulares (Foto: Divulgação)

Entre as possíveis irregularidades apontadas por Sacha, estariam o não recolhimento do FGTS, pagamento de férias vencidas, 13º salário de 2012 e uma indenização por danos morais no valor de R$ 300 mil. Além disso, a rescisão indireta do contrato de trabalho que, segundo ele, não aconteceu até agora.

Vitor Ferraz, gerente jurídico do Bahia, questiona a regularidade de Sacha durante sua passagem pelo clube, que teve início em 19 de abril de 2011. “Para receber salário, ele precisaria da aprovação de 2/3 da Assembleia Geral, o que não aconteceu”, diz.

“Apresentamos a defesa e vamos esperar a segunda audiência, que terá o depoimento das testemunhas e a comprovação através de alguns documentos. Para o Bahia, o contrato dele é nulo”, continuou Vitor. Na primeira audiência, realizada nesta quarta-feira (30), o advogado do Bahia, Cristiano Possídio, já apresentou documentos.

No documento, Sacha alega ter sido contratado como diretor de marketing, com salário inicial de R$9.100,00. A remuneração, contudo, em dois anos, chegou ao valor de R$22.791,00. Sacha diz ter sido desligado do Bahia no dia 9 de julho, por um e-mail. Na época, o tricolor estava sob a intervenção do advogado Carlos Rátis. Segundo o ex-dirigente, ele deveria ficar em casa “até segunda ordem”.

Investigação
O Procurador-Geral de Justiça Adjunto do Ministério Público, Rômulo Moreira, determinou que o órgão investigue “a existência de sérios indícios de condutas irregulares” que teriam sido cometidas pela antiga diretoria. A decisão aconteceu com base em um expediente promovido pela atual gestão, que utiliza o relatório financeiro da Performance, empresa contratada para auditar o clube.

Fonte: Correio

“Romário, um vencedor da Copa do Mundo é agora um dissidente da Copa do Mundo”, diz NYT

Interessante entrevista de Romário ao jornal The New York Times em 15 de outubro de 2013. Para ler o artigo completo clique em “Leia Mais”.
Ele nunca foi como os outros. Não é o jeito dele. Quando Romário de Souza Faria era apenas um garoto jogando bola nas ruas do Jacarezinho, ele dominou o bairro com a pelada, dia após dia. Quando ele se tornou uma estrela no seu clube e no país, às vezes chegava nos treinos de helicóptero. Quando sua carreira estava no topo e ele se tornou um ícone mundial, ele revelou que se divertia com uma vida social indisciplinada e disse uma vez: “Se eu não sair à noite, não vou pontuar!”.
Romário aposta na política brasileira e é contra a Copa do Mundo no país (Foto: Reprodução/The NY Times)
Romário aposta na política brasileira e é contra a Copa do Mundo no país (Foto: Reprodução/The NY Times)
Agora, como político, Romário está rompendo os padrões novamente. Enquanto outras lendas brasileiras, incluindo Pelé, Ronaldo e Bebeto, elogiam e têm planos para apoiar o Brasil como a Sede da Copa do Mundo no próximo verão, Romário lançou-se como um discordante. Em sua mente, ele é a voz do povo, e o povo – com manifestações em todo Brasil, desde o início deste ano parecem mostrar – é barulhento.
Mas Romário também é. Foi por isso que ele gravou um vídeo no Youtube incentivando os manifestantes que abalaram o país durante a Copa das Confederações este ano. É por isso que ele escreve nas redes sociais onde ele vê corrupção e de quem é a culpa. É por isso que ele continuamente critica os gastos e o planejamento da Copa do Mundo, e ao mesmo tempo atua como congressista do Rio de Janeiro.
Alguns acham que é estranho. Um dos maiores astros do futebol do Brasil é hoje o maior crítico da Copa do Mundo no Brasil? É estranho, com certeza. Mas para Romário, se encaixa. Leia mais…

Fifa se preocupa com condições do Estádio Nacional de Brasília

O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, cobrou nesta quinta-feira (10) melhorias no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Nas últimas partidas no local, o gramado apresentou muitas falhas, além de problemas como falta de água para os torcedores.

Estádio Nacional de Brasília precisa ser melhorado (Foto: Divulgação)
Estádio Nacional de Brasília precisa ser melhorado (Foto: Divulgação)

“Alguns jogadores estão acostumados a atuar nos melhores lugares que se pode ter. Na Europa, a maioria dos estádios é de alta qualidade. Só para dar um exemplo, a qualidade do gramado de Brasília não é o que esperamos e, definitivamente, precisamos trabalhar para ter a certeza de que ele estará em melhor qualidade até a Copa do Mundo. Isto não é uma crítica, é um fato. Nós temos tempo de sobra para que o campo melhore”, disse Valcke, durante coletiva de imprensa na sede do Comitê Organizador Local (COL), no Riocentro, zona oeste do Rio.

O secretário-geral foi questionado se as manifestações de rua no país não apresentavam uma ameaça à segurança da Copa e respondeu que a Fifa não tem preocupações maiores sobre isso, pois a questão é afeita ao governo brasileiro. “Os meus amigos querem vir ao Brasil e não estão preocupados com a imagem do país, porque na maior parte do tempo são manifestações pacíficas, até o momento em que uma minoria vem para acabar com elas”, ressaltou Valcke.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou que não se pode afirmar com certeza que ocorrerão manifestações no próximo ano. “O país se prepara para um ambiente na Copa do Mundo de acolhida aos visitantes, aos turistas, às delegações, aos torcedores. Haverá uma grande mobilização de voluntários por todo país. O Brasil, mesmo convivendo com os problemas que justificaram as manifestações, pode fazer uma Copa do Mundo em um ambiente de paz e tranquilidade”, disse Aldo, recebendo apoio de Ronaldo. “Muitos esperam que esta seja a melhor Copa de todos os tempos, no país do futebol”, acrescentou o ex-jogador de futebol.

Valcke confirmou que será feito em Florianópolis, entre os dias 18 e 20 de fevereiro do próximo ano, o congresso da Fifa, que reunirá os técnicos das 32 seleções participantes do mundial no Brasil. Durante o encontro, serão apresentados aos treinadores detalhes sobre a segurança e a estrutura do campeonato.

Informações: Agência Brasil