Inscrições para o ProUni já estão abertas

Foram abertas nesta segunda-feira (13) as inscrições para a primeira edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo termina às 23h59 de sexta (17). Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do programa (clique aqui), onde pode escolher até duas opções de curso. A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro.

O programa é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas. Além disso, o candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Este ano, o edital do ProUni prevê uma alteração na lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.

FTC dificulta realização de matrículas em Itabuna

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Itabuna estão revoltados com a inadimplência de funcionários do órgão de ensino. Segundo relatos, a faculdade distribui 150 senhas por dia a partir das 8h30 para a realização de matrícula, porém, às 9h não há mais fichas.

O problema é que há pessoas que chegam às 5h da manhã para garantir atendimento, e além disso, quem trabalha durante o dia só tem disponibilidade à noite, quando não tem mais atendimentos.

As matrículas serão encerradas na próxima sexta-feira (10). Será que alunos vão ficar sem estudar por falta de atendimento durante todo o dia?

Vestibulares de 14 instituições de ensino serão canceladas na Bahia

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou na quinta-feira (5) que 14 instituições de ensino superior na Bahia terão vestibulares suspensos. Foi que 270 cursos de graduação do país teriam o ingresso de novos alunos suspenso, sendo 16 deles na Bahia. A lista completa das instituições foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta (6).

A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012. Em uma escala até 5, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios. “Nossa obrigação é assegurar qualidade aos estudantes”, disse Mercadante. “Não tem negociação, os critérios são rigorosos”, concluiu.

Além da medida cautelar de suspensão de ingresso, os cursos com CPC 1 ou 2 terão de firmar protocolo de compromisso, com plano de melhorias detalhado e medidas a serem tomadas em curto e médio prazo.

Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem passar por reestruturação no corpo docente. Ou seja, investir em dedicação integral e titulação dos profissionais. Em 180 dias, devem readequar a infraestrutura e o projeto pedagógico. O plano de melhoria será acompanhado por uma comissão de avaliação e, caso se verifique o não cumprimento das medidas, o curso poderá ser fechado.

Na Bahia, doze cursos tiveram tendência positiva, o que significa que as faculdades poderão matricular os alunos aprovados nos vestibulares, caso realizem as mudanças presentes no protocolo de compromisso. Outros quatro não poderão matricular, de forma alguma, os alunos aprovados, sendo o vestibular cancelado.

Campus da UFSB é instalada em Porto Seguro com Jaques Wagner

Governador Jaques Wagner participa de solenidade (Foto: Divulgação)
Governador Jaques Wagner participa de solenidade (Foto: Divulgação)

O governador Jaques Wagner estará em Porto Seguro nesta sexta-feira (29) na solenidade da instalação do Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no município.

A reunião do Conselho Universitário Matriz, que será realizada às 16 horas no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento – localizado no Km 10 da BR-367 – promete ser bastante prestigiada, contando ainda com a presença do vice-governador, da prefeita de Porto Seguro, do reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho, além de senadores, deputados, vereadores, secretários municipais e autoridades civis e militares de Porto Seguro e região.

Todo o processo de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia em Porto Seguro tem contado com o apoio decisivo da prefeitura. A administração não tem medido esforços no sentido de contribuir para atender a um antigo anseio da população, que considera a UFSB como um marco na educação do município.

A Universidade Federal do Sul da Bahia começará a funcionar no município em setembro de 2014, provisoriamente no Centro de Convenções, até que seja construída a sede oficial, em parceria com o Governo da Bahia e a Prefeitura de Porto Seguro.

O campus de Porto Seguro disponibilizará formação superior nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Ciências Ambientais, além de uma rede de colégios universitários, que abrirá 300 vagas nos seis municípios da sua área de abrangência – Porto Seguro, Eunápolis, Cabrália, Belmonte, Itabela e Guaratinga. Com uma proposta pedagógica e um modelo de ensino semelhante aos mais modernos do Brasil e do mundo, o sistema de ingresso à UFSB será através do Enem.