Ministério da Educação libera inscrições para o SISU

Está aberta a partir desta segunda-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), liberadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10).

Clique em Leia Mais para saber como participar do SISU. Leia mais…

Cursos da UFBA estão entre os melhores na avaliação do ENAD

Os cursos disponíveis peça Universidade Federal da Bahia (UFBA) que foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2012 obtiveram aprovação, alcançando conceitos de 3 e acima com destaque para os cursos de Jornalismo e Administração (ICADS/Barreiras) que ficaram com a nota máxima, 5.

Este resultado reflete a qualidade elevada do ensino de graduação na Universidade, levando em conta o preparo do corpo docente, cuja grande maioria é composta por mestres, doutores e pós-doutores, além do preparo dos estudantes que cumpriram seu papel com responsabilidade na resolução das questões do exame aplicado, considerou a professora Teresa Cristina Bahiense de Sousa, assessora de Ensino de Graduação.

Clique em Leia Mais para ver a tabela com os resultados. Leia mais…

Ministério da Saúde quer incluir teste de HIV nos exames de rotina

O Ministério da Saúde pretende pedir ao Conselho Federal de Medicina (CFM) que elabore uma recomendação para que todo médico sugira o teste do HIV a seus pacientes com vida sexual ativa. “Aumentaria muito as testagens e, consequentemente, diminuiria as pessoas que têm o HIV, não sabem e continuam transmitindo. Não podemos ter alguém sexualmente ativo sem ter feito o teste”, argumenta Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde do ministério.

A intenção é despertar para a importância do teste, minimizar resistências e alavancar a busca pelos brasileiros que desconhecem ter o HIV. Pelas estimativas do governo, um quarto dos 530 mil infectados no país não sabe que tem o vírus.

Essa solicitação precisa ser oficializada, mas o primeiro contato com o CFM, há alguns meses, foi positivo, de acordo com Barbosa. O conselho afirmou que vai esperar o pedido formal antes de se manifestar.

O momento, no entanto, é de tensão entre entidade e governo. O conselho rejeita a política do governo para atrair médicos estrangeiros. E anunciou ontem seu afastamento de comitês no âmbito do governo federal.

O pedido ao CFM se soma a novas estratégias contra a Aids que devem ser desenvolvidas pela recém-empossada gestão do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério.

Uma das estratégias, diz Barbosa, será oferecer o tratamento com antirretrovirais a infectados que pertencem a grupos de maior vulnerabilidade, como jovens gays e prostitutas, independentemente do nível de comprometimento imunológico.

Hoje o tratamento é ofertado apenas quando exames apontam um determinado comprometimento.

O ministério também pretende integrar implantar uma avaliação para identificar eventuais dificuldades de acesso ao teste de HIV e atrasos no início do tratamento, explica Barbosa.

Dificuldades para marcação de exame pelo SUS

As pessoas que necessitam dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabuna vem enfrentando diversas dificuldades, tendo em vista que faltam materiais, médicos, medicamentos e até mesmo equipamentos básicos. Segundo a população que utiliza os serviços do SUS, os problemas continuam mesmo após as mudanças ocorridas nos setores da administração pública municipal, proposta pelo prefeito Claudevane Leite.

Várias pessoas reclamam pela demora de marcação de exames, que chegam a esperar por meses para uma marcação ser feita. Pessoas também, muitas vezes idosos e de outras cidades, dormem de madrugada na fila para poder garantir a senha de atendimento, que não rende para todos.

Há uma desorganização muito grande por parte da Secretaria de Saúde, que um dia já foi melhor. É preciso regularizar toda a situação do município e priorizar as necessidades das pessoas que dependem do SUS. Pacientes esperam por horas em recepção de hospitais aguardando atendimento no pronto-socorro. Desse jeito não tem como a cidade desenvolver.

Atualização:

Moradores informam que os postos dos bairros Vilas das Dores e João Soares, entre outros, estão sem médicos. Famílias carentes estão sem atendimentos por falta de médicos em postos de saúde.