Confira as fotos da festa Estiva e bloco das empreguetes

Itabuna – No início da tarde deste domingo (16), o repórter fotográfico, Ednaldo Pinto, registrou momentos de alegria da comunidade do bairro São Pedro, que contemplava a tradicional festa – Estiva, realizada há três anos pelo atual Diretor de Trânsito, Manoel Jr, e amigos.

Em seguida, flashs foram dados no Bloco das Empreguetes, já no bairro Conceição. A concentração aconteceu próximo ao Clube do Comerciários, e posteriormente, saíram pela Avenida Félix Mendonça e Hercília Teixeira.

Confira as fotos do show da banda Swing Gospel em Itapetinga

Fotógrafo: Leo PhotoArt.
Fotógrafo: Leo PhotoArt.

A 10ª edição do tradicional Jesus Vida Verão que aconteceu no Parque Poliesportivo da Lagoa em Itapetinga levaram centenas de pessoas ao delírio. O evento que iniciou-se na última sexta-feira (21), contou com a presença de cantores renomados. No sábado (22), Swing Gospel e Lázaro balançaram a multidão.

Confira as fotos:

Seminário discute sobre a Região Metropolitana do Sul da Bahia

Nesta quarta-feira (13) das 8h30 às 17h estará sendo realizado no Centro de Convenções Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, o Seminário “Região Metropolitana Sul da Bahia: Uma Proposta”, onde serão apresentados estudos que subsidiarão as discussões sobre a institucionalização da Região Metropolitana Sul.

A iniciativa de organizar e sistematizar este evento de forma coletiva partiu da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Prefeituras de Itabuna e Ilhéus e a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC).

O Seminário será aberto pelo diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e pelos outros dirigentes dos órgãos e entidades envolvidos. Em seguida terá a palestra “Gestão de Regiões Metropolitanas”, ministrada por Marco Aurélio Costa, técnico de Planejamento e Pesquisa, e coordenador da Rede IPEA e do Projeto Governança Metropolitana no Brasil. Também pela manhã, acontece a palestra “Regiões Metropolitanas e as Funções Públicas de Interesse Comum”, do arquiteto e urbanista, especialista em Desenvolvimento Urbano, Jório José Carneiro Barretto Cruz.

No período da tarde acontecerá a apresentação dos dois artigos: o primeiro será do Secretário de Desenvolvimento (SEDUR), Cícero Monteiro, com a exposição do artigo “Proposta de Delimitação da Região Metropolitana ou Aglomeração Urbana do Litoral Sul”. Depois será a apresentação do artigo da Bahiagás, pelo professor Fernando Cardoso Pedrão – doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia da qual também é docente. O seminário será marcado ainda por uma série de debates sobre os temas apresentados.

Convite do evento
Convite do evento

Região Metropolitana

Uma Região Metropolitana é definida pelo agrupamento de municípios vizinhos, integrantes do mesmo complexo geoeconômico e social com características de conurbação, que possuam vínculos sócio-econômicos e deslocamento permanente da população entre as cidades por exigência de acesso a trabalho, educação, emprego e saúde, por exemplo.

De acordo com Davidson Magalhães, a Região Sul da Bahia tornou-se um dos mais importantes centros de obras estruturantes do Estado. O novo complexo logístico produtivo do Sul: Ferrovia Oeste-Leste, Novo Porto Sul Bahia, Aeroporto Internacional e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a Universidade Federal do Sul da Bahia. O grande desafio da região será dimensionar os impactos desses novos investimentos.

Augusto Castro apresenta pré-candidato ao governo do estado

No último sábado (9) o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) realizou um evento em Itabuna para apresentar para imprensa e lideranças da região o pré-candidato ao governo do estado, João Gualberto (PSDB). O evento teve a participação do deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB). O evento superou as expectativas com uma quantidade expressiva de profissionais de imprensa, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos.

Evento superou as expectativas (Foto: Divulgação)
Evento superou as expectativas (Foto: Divulgação)

“Conversamos sobre os projetos do PSDB para contribuir com o desenvolvimento do extremo sul do estado. Nas viagens que estamos fazendo pelo interior, percebemos o abandono e a carência do nosso estado. Estamos caminhando e trabalhando para mudar essa história e reconstruir a Bahia”, declarou João Gualberto.

O evento contou com a presença do prefeito de Cândido Sales, Hélio Fortunato, e dos ex-prefeitos de Itabuna, Capitão Azevedo, de Una, Zé Pretinho, de Coaraci, Gima, o ex-candidato a prefeito de Itapé, Humberto Matos (PDT), e vereadores de Itabuna, Ubaitaba e de outros municípios da região.

Mutirão do Diabético transforma Itabuna na Cidade Azul

Foto: Pedro Augusto.
Foto: Pedro Augusto.

Será realizado neste sábado, dia 9, a partir das 8 horas, o Mutirão do Diabético de Itabuna, que se consolidou como o maior evento de tratamento e prevenção do diabetes do país. Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão acontecena Praça Rio Cachoeira.

Na área interna do Hospital de Olhos acontece a parte médica de avaliação das complicações do Diabetes, onde são realizados aplicação de questionário clínico epidemiológico, dilatação pupilar e exame de mapeamento de retina feito por retinólogos especialistas em atendimento em massa, exame do pé diabético e orientação médica para todos os diabéticos.

Os pacientes com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético serão submetidos a tratamento imediato e gratuito com fotocoagulação a laser de retina, estes pacientes são encaminhados para avaliação renal com equipe da Nefrologia, fazendo exame de urina, com resultado imediato, e fazem também exames bioquímicos. Estes pacientes, além da orientação medica, passam também por equipe da endocrinologia para serem monitorados durante todo o ano.

Também será feita a detecção de novos casos em diabetes, através de exames de glicemia. Outra ação é a Feira Multidisciplinar de Saúde também que ocorre na Cidade do Diabetes, com os estandes para medição da hipertensão arterial, avaliação da saúde, atividade física, conhecendo a insulina, oficina do pé diabético, oficina nutricional, orientação bucal, gestação e diabetes, além de estandes de patrocinadores e da Associação dos Diabéticos de Itabuna.

Grupo de Ação Comunitária apoia Mutirão do Diabético de Itabuna

Nesta quinta-feira (7) foi apresentado o projeto do Mutirão do Diabético de Itabuna durante reunião-almoço do Grupo de Ação Comunitária, que congrega lideranças da sociedade organizada. O Dr. Rafael Andrade, coordenador do Mutirão, fez uma apresentação do evento.

Grupo de Apoio Comunitário (Foto: Divulgação)
Grupo de Apoio Comunitário (Foto: Divulgação)

O Dr. Rafael também manifestou sua satisfação pelo êxito da campanha Novembro Azul, que está envolvendo toda a comunidade. Prédios e espaços públicos, estabelecimentos comerciais, residências e ruas estão iluminadas com a cor azul, que é a cor da campanha mundial de prevenção do Diabetes. Os membros do GAC destacaram a importância do Mutirão e deram total apoio à iniciativa.

O Mutirão do Diabético de Itabuna, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna, acontece neste sábado, dia 9.

Novembro é dedicado à Dia da Consciência Negra em Itabuna

O próximo dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra e por isso, em Itabuna, este mês será marcado por uma vasta programação festiva e cultural. As secretarias municipais da Assistência Social e Educação, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) se uniram ao Coletivo de Entidades Negras do município para elaborar a programação que será aberta neste sábado (9) a partir das 14 horas com exposições sobre a cultura negra em diversos locais.

Cultura negra será representada em novembro (Foto: Divulgação)
Cultura negra será representada em novembro (Foto: Divulgação)

A primeira delas será na Escola Municipal Bispo Dom Ceslau Stanula, no Bairro Pedro Jerônimo, onde serão expostas indumentárias e adereços de povos de matriz africana. Outra exposição mostrará a cultura africana com esculturas, pinturas e instalações com a temática negra. Também haverá batizado e entrega de cordões do Grupo Encantarte Capoeira.

Na sequência haverá exibição de dois documentários: “Encantarte: uma arte que encanta”, resultado de pesquisa de campo como trabalho de conclusão do Curso de Comunicação Social da UESC, e “A presença Negra na Região Grapiúna, (um tributo a Mario Gusmão)”, produzido por Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Esse evento acontecerá dia 17, na Praça Santa Maria, no bairro Maria Pinheiro, a partir das 18 horas.

Dentro da programação haverá outras atividades, a exemplo do “Novembro de Direitos e Identidades Negras da UESC”, Roda de Conversa com movimentos Sociais e Culturais Negros da Região, no Auditório do Centro de Arte e Cultura, com conferência de abertura da procuradora de Justiça de Pernambuco, Bernadete Azevedo. Já no dia 19, ainda na Uesc, haverá roda de conversa sobre Atenções da Rede de Museus e Memoriais dos Terreiros de Candomblés da Bahia, além de apresentações culturais

No centro de Itabuna vai acontecer uma passeata com a participação do Grupo Humanus para mostrar o trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Este evento acontece dia 19, a partir das 16 horas, com saída do Jardim do Ó em direção ao “Monumento à Zumbi dos Palmares, na Av. Princesa Isabel.

No mesmo dia em uma vigília no Monumento os participantes acenderão velas e soltarão fogos com manifestações de dança, maculelê, poesia e denúncias contra o racismo. Tudo em meio a um ambiente ricamente decorado com flores, tecidos nas cores do Continente Africano e muito vinho.

Um dos destaques da programação será o concurso Beleza Negra que tem o objetivo de eleger a negra e o negro que representarão o movimento por um ano. Os candidatos precisam saber dançar e ter compromisso com a causa. O evento acontecerá no dia 20, a partir das 16h30min na Praça Octávio Mangabeira. A programação será encerrada no dia 29 com uma noite cultural recheada de dança, poesia e música, a partir das 18 horas no Colégio Amélia Amado, no bairro São Caetano.

Show da Gal Costa é cancelado em ilhéus

Show foi cancelado e motivos não foram revelados (Foto: Divulgação)
Show foi cancelado e motivos não foram revelados (Foto: Divulgação)

O show da cantora Gal Costa, que seria realizado na próxima sexta-feira (11), foi cancelado. A página do Ilhéus Eventos no Facebook comunicou que os motivos do cancelamento ainda não foram divulgados. O evento seria no auditório do Centro de Convenções de Ilhéus e realizado pela agência RDez. Uma nova data para o show pode ser marcada.

Os ingressos podem ser reembolsados nos locais onde foram comprados a partir desta quinta-feira (8).

Ilhéus Eventos comunica o cancelamento do evento (Foto: Reprodução/Facebook)
Ilhéus Eventos comunica o cancelamento do evento (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Após polêmica, Pablo e Gusttavo Lima se apresentam pela primeira vez no mesmo evento

Após a polêmica envolvendo a música “Fui Fiel”, originalmente gravada por Pablo e autorizada para regravação do sertanejo Gusttavo Lima, os dois se apresentam juntos pela primeira vez no mesmo evento.

Intitulado Arena Bahia Music, o evento acontece no próximo sábado (6), no Parque de Exposições de Salvador.

A festa que acontece pelo segundo ano consecutivo, recebe além Pablo e Gusttavo Lima, outras atrações como: Bruno & Marrone, Garota Safada, Seu Maxixe e Cavaleiros do Forró.

Festa do “Vá Tomar no Fusca” tem data adiada

Nesta sexta-feira (27) a Prefeitura de Ibicaraí anunciou o cancelamento da 8ª edição da Festa “Vá Tomar no Fusca”, evento marcado para este sábado (29) no Clube C40.

A produtora do evento se pronunciou em nota através de sua página no Facebook  e disse que “foram surpreendidos com uma medida de suspensão do evento imposta pela Prefeitura Municipal de Ibicaraí”. A produtora Dery Eventos afirmou que uma nova data será marcada, mantendo todas as atrações.

Nota publicada no Facebook do evento / Imagem: Reprodução
Nota publicada no Facebook do evento / Imagem: Reprodução

CPRS comemora aniversário com café da manhã

Comandante Coronel Reis fala sobre o progresso do CPRS / Fotos: Ednaldo Pinto
Comandante Coronel Reis fala sobre o progresso do CPRS / Fotos: Ednaldo Pinto

Nesta terça-feira (27) o Comando de Policiamento Regional Sul está comemorando 11 anos de fundação e ofereceu um grande café da manhã no Palace Hotel para oficiais militares, empresários e imprensa regional. O Comandante Coronel Reis falou sobre os avanços e as atribuições do CPRS que cobre toda a Região Sul e Extremo Sul da Bahia. Durante o café da manhã uma palestra foi apresentada para contar a história da fundação do Comando.

Campanha de incentivo à criação de conselhos de juventude será lançada em Itabuna

Nesta segunda-feira (26) o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) em parceria com a Coordenação de Políticas de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin) lança uma campanha de incentivo à criação de conselhos municipais voltados para o segmento. O anúncio será no Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna.

O lançamento ocorre durante o 3º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, que vai ser aberto oficialmente às 8h, com a presença do secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, e do chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, Rodrigo Amaral.

O evento será realizado entre os dias 25, quando os participantes serão recepcionados, e 27 deste mês, com a presença de representantes de 93 municípios baianos. O incentivo à criação destes espaços institucionais de diálogo está previsto no Estatuto da Juventude e no Plano Estadual de Juventude, sancionados, respectivamente, pela presidente Dilma Rousseff, no início deste mês, e pelo governador Jaques Wagner, em 2011.

Quer um Conselho?

A pergunta foi escolhida como o nome da campanha, que envolve a distribuição de cartilhas e folders com instruções para criação de um conselho municipal de juventude e informações sobre as ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia em benefício dos jovens.

Segundo a presidente do Cejuve, Michelle Vieira, os municípios que tiverem organismos institucionais de juventude, como os conselhos municipais, serão priorizados em programas e projetos dos governos federal e estadual.

“A juventude brasileira obteve uma histórica vitória com a aprovação do Estatuto da Juventude. Nesse sentido, este encontro tem papel fundamental para que possamos refletir e discutir os avanços na perspectiva de consolidar os jovens definitivamente como sujeitos de direitos e que as políticas públicas possam cada vez mais ser interiorizadas”, disse Vieira.

Encontro

O 3º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude é uma realização da Secretaria de Relações Institucionais, por meio da Coordenação de Políticas de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude.

Além do lançamento da campanha, ocorrem no evento os seguintes debates: A política nacional e a política estadual de juventude; Construção e fortalecimento de conselhos de juventude; Territorialização dos espaços de participação de juventude; e linha de crédito e financiamento de empreendedorismo juvenil.

Para o coordenador de Políticas de Juventude da Serin, Vladimir Costa, o encontro terá ótimos resultados, assim como nos anteriores, em 2010 e 2011. “Além de deflagrarmos a campanha de criação de conselhos municipais, pretendemos debater com gestores e conselhos de juventude da Bahia o formato, a criação e o funcionamento das Câmaras de Juventude nos Colegiados Territoriais”.

Esta é mais uma iniciativa do governo baiano para fortalecer os espaços de participação política das juventudes. “Só através do diálogo integrado entre gestores e ativistas juvenis poderemos construir um Sistema Nacional e Estadual de Juventude condizentes com as demandas diversificadas das juventudes”, completou Costa.

Confira a programação completa no site.

Convite: OAB de Itabuna realiza eventos comemorativos

Na próxima sexta-feira (9) membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itabuna e região farão um passeio ciclístico pela cidade. O II Advobike terá concentração na sede da OAB em Itabuna a partir das 15 horas, com chegada no Centro Administrativo Municipal com a entrega do Manifesto Ciclístico.

Já no sábado (10) acontece a Festa dos Advogados na AABB de Itabuna, com as bandas Sururu Baião e Duh Nosso Jeito. A camisa custa R$ 20 reais, podendo ser comprada na sede da OAB. Além da animação das bandas, terá ainda torneio de futebol, clube dos poetas, show de talentos e sorteio de prêmios.

Para mais informações, consulte as imagens.

Novo presidente da ACI toma posse nesta quarta-feira

DSCN6150Na noite desta quarta-feira (31) o empresário Luiz Ribeiro, das Lojas Buriti, tomou posse em cerimônia como o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI).

A ACI é a mais antiga do Brasil, tendo 105 anos e contribuiu na emancipação política de Itabuna. De acordo com Luiz Ribeiro, essa associação é marcada por muitas lutas, e ele pretende contribuir e resgatar o passado histórico que a mesma possui.

Para o empresário, a implantação da Universidade Federal em Itabuna refletirá no comércio da cidade, que pode ter um pólo ainda maior em alguns anos. Luiz vai substituir o médico e empresário Eduardo Fontes e garante dar continuidade nos seus trabalhos no que for melhor para Itabuna.

Confira abaixo algumas fotos da cerimônia.

 DSCN6153 DSCN6164 DSCN6192 DSCN6198 DSCN6202 DSCN6206 DSCN6227 DSCN6259 DSCN6266 DSCN6271 DSCN6272 DSCN6273 DSCN6274 DSCN6275 DSCN6276 DSCN6277 DSCN6280 DSCN6284 DSCN6285 DSCN6286 DSCN6288 DSCN6290 DSCN6291

Porto Seguro: No aniversário da Badika Móveis quem ganha é você!

A Badika Móveis convida você leitor para celebrar os 9 anos de bençãos, em uma grande concentração de fé, louvor e adoração ao Deus altíssimo.

O evento terá a participação de levitas e pastores e acontecerá neste Sábado – 3 de Agosto às 19h:00 em frente a loja Badika Móveis!

Venha, pois você é o nosso convidado especial!

Badika Móveis - Avenida Adno Musser, 4411 - Fontana l, Porto Seguro - BA
Badika Móveis – Avenida Adno Musser, 4411 – Fontana l, Porto Seguro – BA