Primeira chamada de aprovados do ProUni é liberada

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (20) a primeira lista de selecionados com bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) no primeiro semestre de 2014 (veja aqui). A documentação deverá ser apresentada pelos aprovados entre esta segunda e sexta (24), nas universidades em que conseguiram a bolsa.

O ministério fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro, caso restem bolsas. Nesta edição, o Prouni recebeu 1.259.285 candidatos – número recorde – de acordo com balanço divulgado pelo MEC no último sábado (18). O número de inscrições chegou a 2.424.354. Cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso.

Inscrições para o ProUni já estão abertas

Foram abertas nesta segunda-feira (13) as inscrições para a primeira edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo termina às 23h59 de sexta (17). Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do programa (clique aqui), onde pode escolher até duas opções de curso. A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro.

O programa é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas. Além disso, o candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Este ano, o edital do ProUni prevê uma alteração na lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.

Áreas para construção do Parque da Cidade estão sendo estudadas

Subsecção da OAB recebida em audiência pelo prefeito de Itabuna Claudevane Leite / Foto: Gabriel de Oliveira
Subsecção da OAB recebida em audiência pelo prefeito de Itabuna Claudevane Leite / Foto: Gabriel de Oliveira

Nesta sexta-feira (20) foi discutido pelo prefeito Claudevane Leite a criação do Parque da Cidade. A audiência, que aconteceu no Centro Administrativo Firmino Alves, teve a participação de integrantes da Comissão de Meio Ambiente da subsecção Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, foi debatido também a execução de projetos para a arborização do município e critérios para poda, derrubada e substituição de árvores. Leia mais…

FICC realiza diagnóstico cultural de Itabuna

Presidente da FICC Roberto José da Silva reunido com os técnicos do diagnósito.
Presidente da FICC Roberto José da Silva reunido com os técnicos do diagnósito.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) está realizando um diagnóstico cultural com objetivo de inventariar os equipamentos culturais disponíveis bem como os de suporte cultural, incluindo hotéis, restaurantes, etc. Com base nos elementos colhidos a fundação poderá elaborar projetos e planos para fomentar a cultura no município.

O diagnóstico realizará ações integradas de estudos em fontes documentais e bibliográficas; pesquisa de campo, inventário, registros fotográficos, etc. Segundo o presidente da FICC e coordenador do projeto Roberto José da Silva, o resultado final deste trabalho será publicado em livro até final de dezembro de 2013, a fim de garantir sua divulgação e propagação.

Roberto acrescenta, ainda, que “este é o verdadeiro valor da pesquisa, o de assegurar para todos os interessados o acesso democrático à informação dos nossos produtos culturais, da nossa história e identidade conscientizando esses públicos para os seus papéis na sociedade itabunense”.

Com o projeto, a FICC vai ,apear as principais demandas e dificuldades enfrentadas pela comunidade itabunense no âmbito da Cultura e levantar dados e informações relevantes para uma análise situacional da área, identificando as lacunas estruturais a fim de subsidiar a construção do Plano Decenal Municipal de Cultura, que constitui um dos pontos obrigatórios para a legitimação do Sistema Municipal de Cultura, tratando-se de uma política de Estado para a cultura itabunense.

Além da coordenação de Roberto José da Silva, que é graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, com experiência em pesquisa e diagnóstico social, o projeto conta também com o trabalho técnico da pesquisadora Jackeline Modesto, psicóloga e especialista em diagnóstico juvenil; do pesquisador Evaldo Borges, mestre em geografia pela UNESP e da professora Genny Xavier, responsável pela coordenação técnica para implantação do Sistema Municipal de Cultura de Itabuna e com reconhecida experiência a cerca do movimento cultural da cidade.