Falta de segurança em saída de Colégio em Itabuna

foto-ceep-Itabuna-2

São constantes os contatos com nossa redação de estudantes denunciando a falta de seguranças nas saídas dos Colégios e Faculdades de Itabuna, sendo os alvos dos bandidos. Desta vez foram alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP) de Itabuna, que pedem que providências sejam tomadas em relação a ladeira que da acesso ao Colégio CEEP (antigo Polivalente) que constante há assaltos e pedófilo seguindo meninas.

Uma estudante que preferiu não se identificar, relata alguns fatos que aconteceram na saída do Colégio, “essa semana um pedófilo seguiram as meninas dizendo que iria pegar elas e acontecendo roubos constantemente”,disse.

Com toda essa insegurança nas saídas de Colégios e Faculdades estudantes temem em ir estudar, com medo que algo aconteça, é principalmente no horário da noite. “Nós estudantes estamos com medo de subir a ladeira da escola porque é onde acontece o ocorrido, principalmente no horário de 12:30, 17:00 e 21:30”, disse aluna do CEEP.

Fica aqui registrados o apelo dos alunos. Esperamos que a direção do Colégio tomem alguma providência, pois essa situação da ladeira e desde quando funcionava o Colégio Polivalente e os alunos é que ficam a merce destas situações.

Estudantes da rede pública de Uruçuca são transportados em carrocerias

O direito ao transporte é de enorme importância em uma sociedade e deve ser cotidianamente garantido e aperfeiçoado pelo Estado e/ou Município. O acesso ao transporte é fundamental em nossa configuração social, pois se relaciona aos mais diversos direitos que são assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal de 1988. Por esta razão, sua existência e qualidade devem ser cobradas por todos os cidadãos, sejam usuários de transporte público ou não.

Todavia, esse direito têm sido retirado do pobre cidadão de bem que necessita do transporte público para locomove-se em Uruçuca. A Prefeitura Municipal disponibilizou aos estudantes da rede pública de ensino caminhonetes, onde os alunos são levado até a Escola na carroceria.

Dois fatores agravantes nessa situação. Primeiro, a Lei que não permite o transporte pessoas em carrocerias de caminhões ou caminhonetes. Segundo, o perigo que crianças e adolescentes estão correndo ao serem transportados dessa forma. Caso ocorra um acidente, quem se responsabilizará?

Com a palavra a Prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva.

Prefeitura de Ilhéus divulga nota pública sobre cancelamento de ano letivo

Escola municipal da Ponta da Tulha funciona em local improvisado (Foto: Divulgação)
Escola municipal da Ponta da Tulha funciona em local improvisado (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (16) a Prefeitura de Ilhéus divulgou uma nota pública condenando a deliberação do Conselho Municipal de Educação, que não aprovou o calendário de reposição de aulas proposto pelo governo e recomendou a anulação de atividades já realizadas, referentes ao ano letivo de 2013 [relembre aqui].

 

A Prefeitura diz que “o Ano Letivo de 2013 foi considerado atípico em virtude da grave situação de abandono encontrada na Rede Municipal de Ensino, no início da atual Administração, que exigiu um regime de mutirão para adequar o funcionamento da maioria das escolas”. Para ler a nota na íntegra, clique em Leia Mais. Leia mais…

Inscrições para o ProUni já estão abertas

Foram abertas nesta segunda-feira (13) as inscrições para a primeira edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo termina às 23h59 de sexta (17). Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do programa (clique aqui), onde pode escolher até duas opções de curso. A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro.

O programa é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas. Além disso, o candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Este ano, o edital do ProUni prevê uma alteração na lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.

FTC dificulta realização de matrículas em Itabuna

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Itabuna estão revoltados com a inadimplência de funcionários do órgão de ensino. Segundo relatos, a faculdade distribui 150 senhas por dia a partir das 8h30 para a realização de matrícula, porém, às 9h não há mais fichas.

O problema é que há pessoas que chegam às 5h da manhã para garantir atendimento, e além disso, quem trabalha durante o dia só tem disponibilidade à noite, quando não tem mais atendimentos.

As matrículas serão encerradas na próxima sexta-feira (10). Será que alunos vão ficar sem estudar por falta de atendimento durante todo o dia?

Mais de 1 milhão de pessoas se inscrevem no primeiro dia do Sisu 2014

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até as 18h30 desta segunda-feira (6) 1.058.715 inscritos, informou o Ministério da Educação (MEC). O número é quase o dobro do registrado no primeiro dia do processo seletivo do ano passado, 593.453. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (10) no site do Sisu.

De acordo com balanço parcial, Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, 150.405. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 121.162 inscritos, São Paulo, com 82.253, o Ceará, com 76.179, e a Bahia, com 69.246.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas online diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu.

O resultado da primeira chamada do Sisu sai no próximo dia 13 e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula dos selecionados na primeira chamada vai de 17 a 21 deste mês e o da segunda chamada, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir do dia 11 de fevereiro.

Alunos fazem manifestação em frente ao colégio CISO

Nesta manhã de quinta-feira (19) os alunos do colégio CISO, em Itabuna, estão fazendo uma manifestação reivindicando horários para fazerem as provas finais. Segundo eles, a diretora não determinou um horário fixo, o que faz com que os alunos cheguem cedo demais e ficam expostos nas ruas, correndo risco, sendo que a localidade é famosa por sofrer constantes assaltos.

Alunos fecharam rua do CISO (Foto: Ednaldo Pinto)
Alunos fecharam rua do CISO (Foto: Ednaldo Pinto)

O colégio encontra-se fechado e os estudantes estão parando a rua. A Polícia Militar está no local para garantir a segurança e disseram que os estudantes estão em seus direitos.


Ex-presidente Bill Clinton faz palestra para estudantes em Salvador

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton fez uma palestra voltada para universitários e professores neste sábado (7) em Salvador. Após o encontro com os estudantes no fim da tarde, o ex-presidente americano visitou o Pelourinho, assistiu a uma apresentação da banda percussiva Didá e tirou fotos com algumas pessoas no local. À noite, Bill Clinton seguiu para o Rio de Janeiro, onde participou neste domingo (8) do primeiro encontro latino-americano de sustentabilidade e inovações tecnológicas.

Bill Clinton visitou o Pelourinho (Foto: Divulgação)
Bill Clinton visitou o Pelourinho (Foto: Divulgação)

Encontro
O encontro realizado no hotel Sheraton reuniu cerca de 400 estudantes da Universidade Salvador (Unifacs), além de autoridades e personalidades da Bahia. Na ocasião, Bill Clinton falou sobre a amizade com Nelson Mandela.

A palestra teve como tema a educação no desenvolvimento do mundo e a globalização no avanço da educação. Estudantes Unifacs, que faz parte da Rede Laureate International Universities, à qual Bill Clinton é chanceler honorário, fizeram perguntas ao ex-presidente dos Estados Unidos.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, Carlinhos Brown, a ialorixá Mãe Carmen, Vovô do Ilê, além de secretários municipais e estaduais, estiveram presente no evento.

Fonte: G1

Escolas públicas não terão aula durante a Copa de 2014

Os estudantes das escolas municipais e estaduais vão estar de férias durante a Copa do Mundo de 2014. Por conta do evento esportivo, o ano letivo vai começar mais cedo, em janeiro, na rede municipal e particular, e em março na rede estadual por conta da greve dos professores.

Datas de férias e início das aulas serão alteradas por causa da Copa (Foto: Divulgação)
Datas de férias e início das aulas serão alteradas por causa da Copa (Foto: Divulgação)

Nas escolas particulares, a orientação do sindicato é de que o ano letivo comece no dia 27 de janeiro e que as férias sejam do dia 19 de junho até 4 de julho. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe), 300 escolas da capital baiana devem seguir a recomendação.

Nas escolas municipais, as aulas também começam no 27 de janeiro. Já as férias do meio do ano, que normalmente tem quinze dias, vão durar um mês, de 12 de junho a 13 de julho, exatamente no período da copa. O ano letivo vai terminar no dia 23 de dezembro

Nas escolas estaduais, o calendário é diferente também por causa da greve dos professores. No novo calendário, as aulas deste ano letivo terminam no dia 21 de janeiro do ano que vem. Já o ano letivo de 2014 começa no dia 10 de março. As férias também vão 12 de julho a 13 de julho. E as aulas terminam no dia 26 de janeiro de 2015.

Fonte: G1

Interessante ver que o futebol é mais importante que a educação no Brasil…

Estudantes de Serviço Social promovem encontro estudantil

Será realizado em novembro o VII Encontro Local de Estudantes de Serviço Social (ELESS) organizado pela base de Serviço Social onde todo ano estudantes de várias localidades e escolas da Bahia se reúnem para debater, refletir e articular ações na esfera do Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS).

O VII ELESS Bahia 2013 apresentará à esfera do MESS a comunidade do Serviço Social itabunense de uma forma inédita na região e, ao mesmo tempo, contemplará os veteranos companheiros da construção do projeto societário.

Tratando de temas sociais e contemporâneos de acordo com os eixos de debate da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO), o evento vai abranger vários debates.

O VII ELESS acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de novembro de 2013 em Itabuna. As inscrições podem ser feitas no Campus II da UNIME ou pelo site http://viielessbahiaitabuna2013.wordpress.com/

Onde: Colégio Ciso – R. Francisco Ferreira da Silva, 97 – Fátima Itabuna – BA
Quando: 01, 02 e 03 de Novembro.
Inscrição: s/ alimentação + alojamento: R$ 40,00 – c/ alimentação+ alojamento: R$ 60,00.
Informações: (73) 8851-0476

Estudantes de Itabuna podem se inscrever para aulão de Jorge Portugal

Jorge Portugal é famoso por suas aulas dinâmicas / Foto: Divulgação
Jorge Portugal é famoso por suas aulas dinâmicas / Foto: Divulgação

No próximo dia 8 de dezembro será realizado em Itabuna o Educação em Movimento com a aula-show dos professores Jorge Portugal, que dará dicas de redação, e José Nilton, professor especialista em história. O evento marca a despedida do projeto no interior do estado e ocorre a partir das 19h no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A cantora e intérprete Jane Monteiro será responsável em levar um pouco de musicalidade ao evento com apresentações durante a aula. Os alunos que se interessarem em participar do evento, devem entrar em contato com a direção da escola em que estudam, responsável pela distribuição dos ingressos.

Universitários reclamam de ponto de ônibus em frente a UNIME

As péssimas condições de um ponto de ônibus localizado em frente ao Campus I da faculdade UNIME, em Itabuna, revoltam estudantes. A estrutura encontra-se em situação de abandono, com riscos de cair e acabar machucando os acadêmicos. Além disso, o ponto fica em frente a um matagal, onde já foi cena de desova. Os usuários da instalação já comunicaram a faculdade diversas vezas, mas sempre são informados que a instituição não tem vínculo com o ponto de ônibus.

Mato está quase cobrindo o ponto / Foto: Denunciante; aluno
Mato está quase cobrindo o ponto / Foto: Denunciante; aluno

A falta de segurança e as más condições do local preocupam acadêmicos e transeuntes.

Alunos da UESC se revoltam com atraso de pagamento das bolsas

Alunos estão sem receber desde junho.
Alunos estão sem receber desde junho.

Os estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) estão revoltados com o descaso da universidade desde o mês de junho. Segundo denunciantes, os próprios alunos, a UESC está atrasando o pagamento das bolsas, dinheiro que é de suma importância para os universitários.

A UESC seleciona todo ano cerca de 1060 alunos com carência declarada para serem contemplados com duas bolsas: a bolsa permanência, de R$ 950, com valor estipulado em R$ 270 mensais em oito parcelas (referentes a março – junho e agosto – novembro) e a bolsa moradia, de R$ 80, sendo $ 200 em dez parcelas (referentes a março – julho e agosto a dezembro). Os estudantes carentes precisam desta verba do governo para se manterem na universidade, pois, além de gastos com xerox, passagens de ônibus e livros, muitos alunos moram de aluguel por serem de outro município.

De acordo com os universitários, desde o mês de junho que eles são sabem qual o destino deste dinheiro. Questionados sobre o caso, os setores da UESC informam que a solução não é com eles, e que o repasse depende da Secretaria da Fazenda, que por sua vez, diz que já realizou o repasse da verba para a instituição. Mas os estudantes continuam sem receber o dinheiro das bolsas, e acabam dependendo de ajuda de amigos, familiares e vizinhos.

Itapé: Protesto deixa prefeito da cidade irritado

Estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Itapé bloquearam nesta sexta-feira (26), a entrada da cidade, no distrito do Entroncamento.

Após queimarem pneus a passagem de carros e pessoas foi bloqueada. A manifestação foi iniciada devido a falta de transporte escolar e as condições precárias dos ônibus que circulam para os estudantes do distrito e de algumas parte da zona rural. A liberação da pista só teve fim por volta das 9h30 da manhã quando o prefeito do município Pedro Jackson Brandão de Almeida o ‘Pedrão’ chegou ao local, por sinal muito nervoso e chateado com a manifestação dos alunos, que gritavam o gigante acordou!

Com isso, ficou firmado entre as partes que os ônibus em situação precária seriam retirados de circulação e que nesta segunda-feira (29) ônibus em boas condições iriam circular.

Informações/ Robério Menezes.

Estudantes reclamam de constantes assaltos próximo ao colégio CISO

Estudantes denunciam a falta de segurança em torno do Centro de Integração Social, colégio CISO, no Bairro de Fátima. Segundo denúncias, na tarde de ontem houve duas tentativas de roubo e um assalto. Ao que parece, dois menores de idade estão circulando de bicicleta pela rua do colégio roubando celulares dos alunos que passam por ali. Uma ronda escolar deveria estar passando pelo lugar, mas nada é visto.

Além do CISO, outra localidade com muitos assaltos é nas mediações do colégio CIOMF, bairro Santo Antônio. Por ficar em uma rua pouco movimentada, os bandidos aproveitam para realizar roubos nessa localidade.