Itabunenses na bronca!

Moradores relataram as suas revoltas com a atual situação de ruas de Itabuna. Conforme o corpo da mensagem, o primeiro caso se dá na rua São José, situada no bairro de Fátima, que se encontra em situação lastimável ha 7 meses.

O segundo caso foi registrado em um local conhecido como “rua da usina”, localizada no bairro Novo Horizonte. O agravante da situação é o esgoto que corre a céu aberto, causando um odor insuportável.

Emasa começa obra após ordem judicial

Neste domingo (26) uma equipe da Emasa começou uma obra na avenida Roberto Santos, bairro de Zizo em Itabuna. O detalhe é que só iniciaram a obra através de ordem judicial. Tudo isso porque há mais de dez anos uma senhora sofre com um esgoto que corre a céu aberto ao lado de sua residência [relembre aqui].

Funcionários fazem rede de esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Funcionários fazem rede de esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

A senhora, que é diabética e tem os pés machucados, sofre com o mau cheiro do esgoto e corre riscos de infecção, pois, quando chove, a rua alaga e o esgoto invade a casa da mulher. Só depois de colocar a Emasa na Justiça que a empresa resolveu tratar o problema.

Senhora diabética vive ao lado de esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Senhora diabética vive ao lado de esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

Porém, a Emasa não trabalha com boa vontade. A cerca de 100m da obra iniciada, na rua Bela Vista, mora o vice-presidente da associação dos moradores do Zizo, Cleidinaldo Lima Martins, onde há um buraco aberto pela própria Emasa onde o esgoto passa por debaixo das casas e invade os encanamentos das residências, poluindo a água. Nada foi feito sobre isso [relembre aqui].

Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

Além disso, a cerca de 30 metros de onde a obra está sendo feita, há várias casas que não tem rede de esgoto! A máquina para a realização do serviço está na mesma rua, mas os funcionários se negam a fazer o encanamento. Segundo eles, é preciso pedir uma solicitação à Emasa. Vários pedidos já foram feitos, mas a empresa parece que ignora.

Funcionário tira cochilo no meio do serviço (Foto: Ednaldo Pinto)
Funcionário tira cochilo no meio do serviço (Foto: Ednaldo Pinto)

Enquanto isso, várias ruas de Itabuna permanecem sem água potável e sem rede de esgoto.

Esgoto corre a céu aberto e prejudica saúde de idosa

Itabuna – O repórter-fotográfico, Ednaldo Pinto, registrou durante essa semana uma situação de saúde pública. Uma senhora que reside em uma casa situada na Av. Roberto Santos, bairro de Zizo, está sendo afetada com um esgoto de corre a céu aberto ao lado da sua residência.

De acordo com informações, quando chove a porta do imóvel fica literalmente alagada e a água da chuva acaba misturando-se com os dejetos do esgoto. Além disso, diariamente enfrenta-se um terrível mal cheiro, acarretando em dificuldades para almoçar e jantar.

Uma unidade da Emasa já foi solicitada há algum tempo, mas até agora nada! Para piorar a situação a idosa está com ferimentos no pé esquerdo e a qualquer momento poderá contrair uma infecção devido o esgoto.

Notinhas: Leitores do Blog botam a boca no trombone

Esgoto

Na Rua 24, bairro Parque Boa Vista, tem um esgoto aberto tomando a rua. O esgoto fica em frente à casa de um leitor, que está indignado com essa situação. O mau cheiro e bichos têm incomodado os moradores.

Esgoto aberto na Ruffo Galvão

Já na Ruffo Galvão, centro de Itabuna, tem um outro esgoto, aberto há 1 ano.

Asssalto

Por volta das 18h30 desta terça-feira (3) uma mulher foi assalta na rua Macário Reis, bairro Santo Antônio. Segundo a mãe da vítima, o ladrão em anunciou o assalto em uma moto e pediu a bolsa da mulher. Ele fugiu levando os pertences dela. A mãe conta que constantes assaltos acontecem nesse horário no mesmo lugar, momento em que pessoas de bem retornam de seu trabalho e são surpreendidos por marginais. Ela faz um apelo para que a Polícia possa dar mais segurança aos moradores.

São Caetano e Novo São Caetano chamam a atenção para ruas sem tratamento

Os bairros São Caetano e Novo São Caetano estão passando por alguns problemas na pavimentação pública. Na rua 25 de Dezembro, no São Caetano, há um trecho com buraqueiras e poeira com atrapalham na condução de veículos no local. Os moradores reclamam também de constante falta de água nas residências.

Rua 25 de Dezembro no São Caetano apresenta buraqueira (Foto: Ednaldo Pinto)
Rua 25 de Dezembro no São Caetano apresenta buraqueira (Foto: Ednaldo Pinto)

Já na Rua E, no Novo São Caetano, há reivindicações de melhoria no asfaltamento da rua, além do tratamento de esgotos abertos.

 

Esgotos atormentam moradores do Zizo

Não é novidade que muitos dos bairros de Itabuna vem passando por problemas de saneamento básico. No Zizo os moradores estão sofrendo com um problema que é comum na cidade inteira: esgotos.

Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

O vice-presidente da associação dos moradores do Zizo, Cleidinaldo Lima Martins, há um buraco aberto pela Emasa onde o esgoto passa por debaixo das casas e invade os encanamentos das residências, poluindo a água. Este caso acontece na rua Bela Vista.

Esgoto invade encanamentos e suja água das residências (Foto: Ednaldo Pinto)
Esgoto invade encanamentos e suja água das residências (Foto: Ednaldo Pinto)

Ainda no Zizo, há um esgoto geral da Emasa que passa entre duas residências e termina no fundo de um prédio. Além do mau cheiro e a presença de bichos, a água do esgoto está prejudicando uma pilastra do prédio, o que pode comprometer na estrutura e até causa uma tragédia posteriormente.

Esgoto termina entre duas casas (Foto: Ednaldo Pinto)
Esgoto termina entre duas casas (Foto: Ednaldo Pinto)

O Blog do Tom está aberto para receber as reclamações dos leitores e publicar aqui para mostrar as reivindicações dos moradores. Itabuna está sendo comandada por uma nova gestão e é necessário mostrar os problemas que são constantes no município.

Prédio está sendo prejudicado com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Prédio está sendo prejudicado com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

Moradores de Itabuna reclamam da Emasa

Itabuna deixa a desejar no saneamento básico / Foto: Ednaldo Pinto
Itabuna deixa a desejar no saneamento básico / Foto: Ednaldo Pinto

Não é de hoje que itabunenses se veem indignados com a situação das ruas da cidade e denúncias ao Blog do Tom. Segundo moradora do bairro Santo Antônio, em Itabuna, um cano fornecedor de água estourou no meio da travessa Guanabara, na avenida Itajuípe. Esta é a terceira semana que moradores ficam sem receber água em casa e a Emasa não compare ao local.

Já no bairro Pedro Jerônimo, um senhor faz apelo para que a Emasa trate do cano de esgoto que estourou nos fundos de sua casa. Segundo ele, morador da rua Pedro Jorge, 297, a água do esgoto chega a entrar dentro de casa, fazendo perder móveis. Além disso, insetos, como a lacraia, entram na residência através dos canos. O senhor e uma vizinha estão sendo bastante prejudicados.

Na rua Castro Alves, bairro São Caetano, um canal com encanações de esgoto atrapalha a vida de moradores por conta do mal cheiro, animais peçonhentos e o risco à saúde.

Casa é invadida por esgoto e Emasa não soluciona o problema

Na tarde desta quinta-feira (12) a redação do Tom recebeu um telefonema de um morador da Av. Pedro Jorge, bairro Pedro Jerônimo em Itabuna, revoltado com a desassistência da Emasa em relação a um cano de esgoto que passa pelos fundos da sua residência.

O nosso repórter fotográfico esteve no local e ouviu os relatos de seu Joaquim e dona Maria que estão sendo afetados com infiltrações em seus imóveis. A umidade alastra-se pelos cômodos e acentua-se a cada dia. Apesar de inúmeras ligações feitas para a Emasa até o momento não houve uma solução, além disso, Joaquim tentou ligar para a SEDUR (Secretária de Desenvolvimento Urbano) para ter maiores informações do que poderia ser feito, devido uma encosta de barro nos fundos das casas que pode cair a qualquer momento (questão da Defesa Civil). A senhora Conceição têm 71 anos e sofre de asma (confira nas fotos), a sua casa é invadida todos os dias pela água de esgoto e causa um mal cheiro terrível.

Dona Maria.

Moradores do Santo Antônio continuam com esgoto na porta de casa

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Nesta manhã de terça-feira (23) moradores do bairro Santo Antônio fizeram outro manifesto reivindicando providências por parte da Emasa, que ficou de ajeitar os esgotos que correm a céu aberto na Rua Travessa, final da avenida Itajuípe. Na última quinta-feira (18) os populares fizeram uma manifestação fechando as ruas e pedindo a presença do prefeito. O secretário da Emasa esteve no local mas até agora nada vou resolvido.

A revolta dos populares é por conta de um esgoto que corre a céu aberto nesta rua, e, por consequência, a água suja cai na caixa d’água que abastece a rua e posteriormente sai nas torneiras das residências, pondo em risco a saúde das famílias.

Uma senhora, que tem um esgoto aberto na porta de casa, relatou sua situação. Confira no vídeo em instantes.

Moradores do bairro Santo Antônio reivindicam inspeção da Emasa

Fotógrafo: Ednaldo Pinto

“Estamos bebendo água de cocô!”, é o que diz uma senhora revoltada com a presente situação do bairro Santo Antônio. Na manhã desta quinta-feira (18), moradores da Rua Travessa fecharam parte da avenida Itajuípe e realizam uma manifestação para chamar a atenção do prefeito Claudevane. A revolta dos populares é por conta de um esgoto que corre a céu aberto nesta rua, e, por consequência, a água suja cai na caixa d’água que abastece a rua e posteriormente sai nas torneiras das residências, pondo em risco a saúde das famílias.

A rua está com vários buracos abertos e com esgoto correndo em frente às casas dos populares. Além fedentina que é terrível, o esgoto atrai bichos e doenças, prejudicando bem-estar dos moradores, que pagam em dia a conta de água e taxa de esgoto. Esta já é a segunda vez que moradores fazem esse tipo de manifesto para chamar a atenção do prefeito e da Emasa para que possam solucionar o caso.

Confira na íntegra, a bronca dos moradores:


 

Moradores denunciam esgoto a céu aberto no bairro Sarinha

Fotos enviadas por morador

A redação do Blog do Tom recebeu uma denúncia sobre uma rede de esgoto que corre a céu aberto há cerca de quatro meses na rua Corbiniano Freire, bairro Sarinha. Segundo informações dos próprios moradores, o esgoto estourou e está transbordando, causando mau cheiro na rua, atrapalhando a rotina da vizinhança e atraindo insetos, além de ser uma fonte de doenças. E o lixo não está sendo coletado no local, pois o carro de coleta não desce mais à rua.

Os moradores, que pagam os impostos em dia, incluindo a taxa de esgoto, ficam indignados com a falta de atenção das autoridades. A Emasa já recebeu reclamações dos prejudicados mas não tomou nenhuma providência até o momento. Fica registrado aqui o apelo dos itabunenses que são ignorados e esperamos que a empresa tome alguma providência.

Esgoto estourado prejudica moradores do Monte Cristo

Um residente da rua E, no bairro Monte Cristo, fez uma denúncia ao Blog do Tom. Segundo o morador, a rede de esgoto que passa nesta rua está estourada na porta de sua casa desde dezembro do ano passado, precisando construir uma passarela por cima do esgoto para poder entrar na residência. Indignado, o senhor chegou a abrir oito chamados na Emasa, chegando a ir ao escritório central. A empresa já enviou equipes ao local por diversas vezes, mas até o momento nada foi resolvido. No último dia 3 de junho, este morador entrou com uma queixa no ministério público, mas ainda não foi atendido. O mal cheiro no local é insuportável e o esgoto atrai insetos e roedores, prejudicando a saúde de moradores. Fica aqui um apelo para que a Emasa e autoridades possam dar um jeito nessa situação. As fotos foram enviadas pelo morador.