Escolas de Santa Luzia são contempladas com o I Prêmio da Melhor Escola Pública do Ano

Em 2013 a população de Santa Luzia viu o município mudar para melhor após a instalação do Programa “O MP e os Objetivos do Milênio” em 2011 através dos promotores Clodoaldo Anunciação e Mayanna Ribeiro. A cidade de 13.766 habitantes teve sua história marcada por notícias negativas, baixo IDH, baixo IDEB, população desanimada e sem esperança.

Centro Educacional de Santa Luzia (Foto: Divulgação)
Centro Educacional de Santa Luzia (Foto: Divulgação)

Pequenas mudanças realizadas nas escolas, como reestruturação dos espaços físicos, garantia de uma merenda escolar de qualidade, acompanhamento escolar com assistente social e psicopedagoga e a adesão aos programas de formação para professores alfabetizadores garantiram que as quatro escolas de Santa Luzia inscritas fossem premiadas.

O 1º lugar ficou com o Grupo Escolar Belanísia, que atende alunos da Educação Infantil e Fundamental I do 1º ao 3º ano. Em 2011, durante as visitas do Programa ‘’O MP e os Objetivos do Milênio’’, esta escola teve um anexo interditado por não ter condições físicas de abrigar os alunos. O problema foi resolvido em 2013, com o término da construção de mais três salas de aula e a criação de três turnos: 7h às 11h; 11h às 15h e de 15h às 19h. Vale ressaltar que, para os alunos que estudam de 11h às 15h a alimentação escolar é servida ao meio-dia (o almoço de muitas crianças).

Quatro escolas foram premiadas (Foto: Divulgação)
Quatro escolas foram premiadas (Foto: Divulgação)

O 2º lugar foi para o Grupo Escolar Elizabeth Castro, que atende alunos do 1º ao 3º ano. O 3º lugar para o Centro Educacional de Santa Luzia, que estudam os alunos do 6º ao 9º ano. E o prêmio remanescente ficou com a Escola Municipal Agnaldo Ferreira dos Santos, onde estão os alunos do 4º e 5º ano.

A Secretaria Municipal de Educação (SEC) emitiu nota parabenizando os envolvidos em todas as etapas escolares, como a equipe técnica da SEC, diretores, vice, coordenadores, professores, merendeiras, zeladores, porteiros, motoristas, vigias. Sem vocês e a dedicação de cada um o Prêmio não seria possível.

A SEC destacou a importância da comunidade santa-luziense e dos Promotores de Justiça Clodoaldo e Mayanna, e da colaboradora Régia Valéria.

“Vocês acreditaram em Santa Luzia, no potencial do nosso povo e principalmente que era possível mudar a nossa realidade. Por isso, chegamos aqui. Temos consciência de que muito ainda precisa ser feito, mas estamos caminhando a passos largos para a mudança que juntos sonhamos”, finaliza a nota.

RJ: Por medo de tiroteio mais de 2.000 alunos ficam sem aula

Na terça-feira, alunos tiveram de se jogar no chão para fugirem de possível bala perdida.
Na terça-feira, alunos tiveram de se jogar no chão para fugirem de possível bala perdida.

Violência que não para […]

Três escolas no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, não abriram na manhã desta quarta-feira (30) por precaução. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as unidades atendem 2.027 alunos.

Ontem (29), nenhuma unidade do conjunto de favelas funcionou por conta de um intenso tiroteio envolvendo traficantes. Cerca de 3.000 alunos ficaram sem aula.

De acordo com planejamento do governo do Estado, o Complexo da Maré deve receber uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no primeiro trimestre de 2014.

Após mais de dois meses de greve dos profissionais de educação, os estudantes da rede municipal de ensino voltaram às aulas na manhã de terça-feira. Os professores municipais do Rio entraram em greve no dia 8 de agosto. O Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) informou que a adesão da greve variou de 70% a 80% nas 1.075 escolas do município. (Com r7)

Jogos Estudantis são iniciados

Foto: Wilson Oliveira
Foto: Wilson Oliveira

Começou nesta segunda-feira, 16, em Itabuna, a 40ª edição dos Jogos Estudantis, evento que reúne cerca de 1,5 mil estudantes de escolas públicas e privadas do município. As competições são disputadas na Vila Olímpica, nas modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei, natação e judô.

Embora os jogos tenham começado hoje, a cerimônia oficial de abertura está marcada para esta terça-feira, 17, às 14 horas. O encerramento acontece no dia 4 de outubro.

Os Jogos Estudantis são realizados pela Associação dos Professores de Educação Física (Apef) do município, com apoio da Secretaria de Esportes do município.

Novos professores já vão atuar nas escolas do município

58 novos profissionais da Educação já começam a atuar nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.
58 novos profissionais da Educação já começam a atuar nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Com a contratação nesta quinta e sexta-feira (16) dos professores aprovados em processo seletivo para contratação temporária em regime de 20 e 40 horas, 58 novos profissionais da Educação já começam a atuar nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da Prefeitura de Itabuna. Com isto, o governo está buscando por fim a uma das demandas que vinha ameaçando comprometer o cumprimento integral da carga horária letiva em algumas unidades de ensino.

Os contratados atuaram nas áreas de ensino de Creche, Educação Infantil, Ciclos de Formação Humana da Infância (CIN), da Pré-Adolescência (CPA) e da Adolescência (CAD), além do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Nesta etapa, estão sendo enviados a 36 escolas da Rede Municipal: 46 professores licenciados em Pedagogia, três em Geografia, um em História, quatro em Matemática, três em Letras, além de um intérprete e tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho, os processos seletivos promovidos pela Prefeitura de Itabuna para preenchimento de vagas na Educação, além da área de ensino, já contemplou também 92 novos servidores, entre porteiros, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e auxiliares de merendeiras.

Segundo a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, a carência por estes profissionais foi identificada antes mesmo do início do ano letivo, a partir do diagnóstico situacional da Rede Municipal de Ensino. Anteriormente e de forma irregular, muitas das vagas de professores eram preenchidas por estagiários e os funcionários que atuavam como apoio nas escolas tinham contratos temporários, que foram encerrados no final da gestão passada, em dezembro.

De acordo com o diretor do Departamento de Acompanhamento de Gestão da Secretaria da Educação, Fábio Peixoto de Melo, um dos fatores que justifica a contratação dos novos professores diz respeito à própria dinâmica da Rede Municipal de Ensino, que registra constantemente pedidos de aposentadoria por tempo de serviço, afastamento por laudos médicos, pedidos de licenças sem vencimentos, licenças com vencimentos para cursos de mestrado e doutorado, além de óbitos.

Itagibá: Cidade é a segunda a receber uniforme escolar com chip

Em Itagibá, sudoeste da Bahia, foi implantado um sistema de RFID (Identificação por rádio-frequência) nas etiquetas de uniformes escolares de três escolas da rede municipal. O uniforme é reconhecido por sensores na portaria da escola e os pais são informados por mensagem de texto (SMS) se o aluno chegou ou saiu da instituição. A escola também é notificada.

O sistema, que foi implantado na cidade de Vitória da Conquista no ano passado, foi adotado para evitar que jovens que, em tese, estavam na escola, ficassem pela rua.

“Os meninos estavam se envolvendo com drogas, por exemplo. O objetivo é combater a evasão, mas também criar uma relação mais estreita entre pais e escola”, disse a secretária municipal de Educação de Itagibá, Elinea Souza.

Em 2012, 341 alunos dos 3.444 matriculados abandonaram as escolas do município, um índice de 10%.

“Ajuda até a planejar a merenda da escola, porque ficamos sabendo quantos alunos vieram”, disse a diretora do Colégio Municipal 14 de Agosto, Célia Renê Gouveia.

Aos estudantes que já estiverem pensando em como driblar a própria farda, Célia esclarece: “pode lavar, botar na máquina e passar que não estraga o chip”. E se um estudante levar a farda do colega na mochila? “Já fiz o teste: o computador acusa a presença. Mas, na chamada, o professor verifica a ausência”, explica.

O investimento da prefeitura foi de R$ 300 mil para atender, inicialmente, três das seis unidades de ensino do município. A iniciativa, neste primeiro momento, abrange 1.200 estudantes. Cada aluno receberá duas camisetas com a etiqueta. Não há custo para os pais ou responsáveis.

“Eu não gostei muito de saber que os nossos pais vão receber mensagens da escola. Mas, depois, achei legal. É diferente”, disse Ellen Miranda Borges, 12, aluna do 7º ano do Colégio 14 de Agosto que garante que não vai desviar do caminho da escola. A mãe de uma aluna, Carla Santos da Silva, 37, “amou” a ideia: “Quando eu soube do uniforme, pensei: por que não tinha  isso antes?”.

Ela tem um bom motivo para gostar da ideia: sua filha Dâmaris, 15 anos, matava aulas para encontrar o namorado e há dois meses engravidou. “Eu saio cedo pro trabalho, então não podia acompanhar até a escola. Vim saber depois, o boletim cheio de faltas”.

“Muitos deles (adolescentes) são influenciáveis. Param no caminho para jogar, namorar. Acho que vai ter uma redução”, completa Rosana Souza, também mãe de uma estudante.

E aí, leitores? Será que os colégios de Itabuna precisam adotar este sistema?