Professores estaduais recebem tablets do Governo

Nesta quarta-feira (8) o Governo Estadual começou a entregar em toda a Bahia cerca de 30 mil tablets para professores da rede estadual. Os dispositivos têm sete polegadas, capacidade para acessar a internet, fazer vídeos, fotos e usar aplicativos digitais, o que pode ajudar na melhoria do ensino e na aprendizagem.

Tablets são entregues a professores estaduais (Foto: Divulgação)
Tablets são entregues a professores estaduais (Foto: Divulgação)

Os primeiros aparelhos foram entregues durante videoconferência entre as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direcs) em homenagem ao Dia do Professor, que é comemorado em 15 de outubro. Na ocasião, a Secretaria da Educação lançou o Prêmio Professor e o Selo Gestão Escolar, que vão reconhecer e divulgar boas práticas desenvolvidas pelos educadores e diretores na busca da qualificação do ensino.

Estado da Bahia é primeiro lugar em campanha de desarmamento voluntário

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

No âmbito da Campanha do Desarmamento, a Bahia aparece em primeiro lugar na entrega voluntária de armas por cada grupo de 100 mil habitantes entre os estados brasileiros. Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), já foram entregues 24,93 armas para cada 100 mil pessoas, ou 3.495 armas no total, do começo de janeiro até o último dia 18 de agosto. Em números precisos, a Bahia aparece na segunda posição de entregas voluntárias, atrás de São Paulo (com 5.724 entregas). Ainda assim,  houve uma baixa de 7,3% de participação popular entre 2012 e 2013, conforme a Senasp. De acordo com dados do Mapa da Violência 2013, a Bahia ocupa a quarta colocação referente a mortes por arma de fogo, com 4.818 assassinatos.

Fonte: Bahia Notícias

Emergência do Hospital de Base é reentregue

No último sábado (27) o Pronto Socorro do Hospital de Base foi reaberto após passar por reformas, iniciadas em março deste ano. O prefeito Claudevane Leite e outras autoridades fizeram a reinauguração da Emergência em uma solenidade. O Hospital de Base recebeu 221 itens,entre os quais equipamentos médicos e mobiliários, além de passar por um “faxinaço”. O investimento total chegou à R$ 249.181,12.

Os equipamentos e mobiliários, que custaram R$ 1.240.000, foram conseguidos junto ao governo do estado. Já a Prefeitura de Itabuna, investiu na reforma do Pronto Socorro, compra de aparelhos de ar condicionado, informatização do hospital, além de capacitação dos funcionários e recuperação de equipamentos e mobiliários.

O Pronto Socorro foi beneficiado com nivelamento de piso, reparos nas redes elétrica e hidráulica, colocação de azulejos, teto de gesso, eliminação de infiltrações, substituição de caixões e portas, recuperação dos banheiros, sala de espera e recepção. O setor está totalmente climatizado e vai funcionar assim que for concluída a capacitação dos servidores e instalados todos os novos equipamentos. Por enquanto, o atendimento continua na emergência provisória.

Nova emergência do Hospital de Base será entregue neste sábado

A área da emergência do Hospital de Base que passou por um “faxinaço” será entregue neste sábado (27) a partir das 11 horas. A reforma começou a ser feita em março deste ano, visando melhor a estrutura do hospital, além de implantar novos equipamentos, mobiliários e recuperação de antigos móveis. Na próxima terça-feira (30) a nova área vai receber os pacientes que estão na emergência provisória e no dia 01 de agosto passa a atender toda a comunidade.
Segundo o diretor do Hospital de Base, o médico Paulo Bicalho, o aspecto anterior da ala de emergência era insalubre para atender a população. “O serviço de emergência reformado não abrange apenas o espaço físico, para nós é também importante a mudança na atenção às pessoas, com melhorias na qualidade do serviço que vai ser prestado”, explica Bicalho.
Foram realizados os serviços de pintura, nivelamento de piso, reparos nas redes elétrica e hidráulica, troca de azulejos nas paredes, teto de gesso, eliminação de infiltrações, substituição de caixões e portas, limpeza geral dos banheiros, sala de espera e recepção. Também foi feita a recuperação da entrada da emergência, que agora terá uma sala para triagem dos pacientes.

Entrega de apartamentos do Condomínio Jardim América I acontece na próxima segunda-feira

A chapa 2 (Unidos Venceremos, Divididos Cairemos) informa que na próxima segunda-feira (8) a partir das 08h30min será realizado a cerimônia de inauguração do Condomínio Jardim América I no próprio local, tendo a participação do prefeito Claudevane Leite, do secretário de Assistência Social José Trindade, o diretor Élan, os superintendentes Marcos Vinicius e Antônio Almeida e o governador Jaques Wagner.

De acordo com a comissão Unidos Somos Fortes, composta por Sérgio Fontes, Robson Costa e equipe (chapa 1), o grupo recebeu a informação que a antecipação na entrega dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida se deu por conta da agenda do governador Jacques Wagner.

Entrega de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida antecipada para os dias 08 e 09 de julho

Na próxima segunda-feira (8) acontece a partir das 08h às 17h no Grapiúna Tênis Clube a cerimônia de assinatura de contrato com participação do prefeito Claudevane Leite. Já no dia seguinte (9), será a posse dos imóveis com a entrega das chaves feita pelo governador Jacques Wagner. De acordo com a comissão Unidos Somos Fortes, composta por Sérgio Fontes, Robson Costa e equipe (chapa 1), o grupo recebeu a informação sobre a antecipação na entrega dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida se deu por conta da agenda do governador Jacques Wagner.

Quanto as cerâmicas, devem ser colocadas pela Caixa no prazo de dois meses. Já o crédito para compras dos móveis e eletrodomésticos será liberado após a assinatura do contrato. Sérgio Fontes e Robson Costa informam que para conquistar esses direitos, eles tiveram que recorrer a Lei 11.888 de Assistência Social aos beneficiados. O secretário, com apoio do superintendente da Caixa Econômica, garante recursos no PAC 2, para a construção de uma creche escola, posto de saúde e guarnição policial para a população circunvizinha de até mil habitantes.