Ministério da Educação libera inscrições para o SISU

Está aberta a partir desta segunda-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), liberadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10).

Clique em Leia Mais para saber como participar do SISU. Leia mais…

Vestibulares de 14 instituições de ensino serão canceladas na Bahia

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou na quinta-feira (5) que 14 instituições de ensino superior na Bahia terão vestibulares suspensos. Foi que 270 cursos de graduação do país teriam o ingresso de novos alunos suspenso, sendo 16 deles na Bahia. A lista completa das instituições foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta (6).

A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012. Em uma escala até 5, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios. “Nossa obrigação é assegurar qualidade aos estudantes”, disse Mercadante. “Não tem negociação, os critérios são rigorosos”, concluiu.

Além da medida cautelar de suspensão de ingresso, os cursos com CPC 1 ou 2 terão de firmar protocolo de compromisso, com plano de melhorias detalhado e medidas a serem tomadas em curto e médio prazo.

Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem passar por reestruturação no corpo docente. Ou seja, investir em dedicação integral e titulação dos profissionais. Em 180 dias, devem readequar a infraestrutura e o projeto pedagógico. O plano de melhoria será acompanhado por uma comissão de avaliação e, caso se verifique o não cumprimento das medidas, o curso poderá ser fechado.

Na Bahia, doze cursos tiveram tendência positiva, o que significa que as faculdades poderão matricular os alunos aprovados nos vestibulares, caso realizem as mudanças presentes no protocolo de compromisso. Outros quatro não poderão matricular, de forma alguma, os alunos aprovados, sendo o vestibular cancelado.

Professores estaduais recebem tablets do Governo

Nesta quarta-feira (8) o Governo Estadual começou a entregar em toda a Bahia cerca de 30 mil tablets para professores da rede estadual. Os dispositivos têm sete polegadas, capacidade para acessar a internet, fazer vídeos, fotos e usar aplicativos digitais, o que pode ajudar na melhoria do ensino e na aprendizagem.

Tablets são entregues a professores estaduais (Foto: Divulgação)
Tablets são entregues a professores estaduais (Foto: Divulgação)

Os primeiros aparelhos foram entregues durante videoconferência entre as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direcs) em homenagem ao Dia do Professor, que é comemorado em 15 de outubro. Na ocasião, a Secretaria da Educação lançou o Prêmio Professor e o Selo Gestão Escolar, que vão reconhecer e divulgar boas práticas desenvolvidas pelos educadores e diretores na busca da qualificação do ensino.

Estudantes de Itabuna podem se inscrever para aulão de Jorge Portugal

Jorge Portugal é famoso por suas aulas dinâmicas / Foto: Divulgação
Jorge Portugal é famoso por suas aulas dinâmicas / Foto: Divulgação

No próximo dia 8 de dezembro será realizado em Itabuna o Educação em Movimento com a aula-show dos professores Jorge Portugal, que dará dicas de redação, e José Nilton, professor especialista em história. O evento marca a despedida do projeto no interior do estado e ocorre a partir das 19h no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A cantora e intérprete Jane Monteiro será responsável em levar um pouco de musicalidade ao evento com apresentações durante a aula. Os alunos que se interessarem em participar do evento, devem entrar em contato com a direção da escola em que estudam, responsável pela distribuição dos ingressos.

UESC é avaliada como uma das melhores universidades estaduais da Bahia

Nesta quarta-feira (24) o jornal Folha de São Paulo publicou o Ranking Universitário Folha (RUF), que mede a qualidade das universidades brasileiras. De acordo com o jornal, para chegar ao ranking, foi criada uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

Para compor o ranking, foram consideradas apenas as universidades mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento. Essas instituições precisam também cumprir exigências mais rígidas que as demais formas de organização de instituições de ensino.

O ranking geral conta com 191 instituições distribuídas em 188 posições, porque houve empates. O jornal usou como critérios: qualidade da pesquisa, qualidade de ensino, avaliação do mercado e o indicador de inovação.

A lista é liderada pela Universidade de São Paulo (USP), seguida pelas federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A Universidade Federal da Bahia ocupa a 12ª posição da lista, que desconsidera se a instituição é federal ou estadual.

Na Bahia, a Universidade Estadual de Santa Cruz só fica atrás da UFBA, na 55ª posição. A UESC é a melhor avaliada entre as estaduais e fica à frente também da federal do recôncavo.

Situada em Ilhéus, a universidade ficou com nota 38,81 na “qualidade da pesquisa”, quando o máximo é de 55; na “avaliação do mercado”, a nota foi de 4,85, quando poderia chegar a 20; no “indicador de inovação”, a UESC ficou com nota 1,16, o máximo seria 5. A nota final da universidade ficou em 44,82. A universidade não foi citada quanto à “qualidade de ensino”. Para chegar aos números, o jornal ouviu especialistas, pesquisadores e diretores de empresas de recursos humanos.

 Se consideradas apenas as universidades estaduais do ranking, a UESC ficaria na nona colocação.