Prouni inscreve a partir de segunda, oferecendo bolsas parciais e totais

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ser abertas na próxima segunda-feira (13) e poderão ser feitas até a sexta-feira seguinte (17) pelo site: http://prouniportal.mec.gov.br/ . A previsão de data é do Ministério da Educação (MEC). O ProUni é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior.

Pode participar o candidato que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou conseguido bolsa integral em escola particular.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni.

Ministério da Educação libera inscrições para o SISU

Está aberta a partir desta segunda-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), liberadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10).

Clique em Leia Mais para saber como participar do SISU. Leia mais…

Gabarito oficial do ENEM 2013 já está disponível

Nesta terça-feira (29) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou o gabarito oficial do ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais de 5 milhões de inscritos fizeram as provas com 180 perguntas e uma redação neste último final de semana, dias 26 e 27 de outubro. Confira abaixo os gabaritos:

Sábado – 26/10/2013

Caderno: 1 Azul, 2 Amarelo, 3 Branco, 4 Rosa

Domingo – 27/10/2013

Caderno: 5 Amarelo, 6 Cinza, 7 Azul, 8 Rosa

ENEM muda regras de correção após “redação do miojo”

Carlos Guilherme escreveu receita no Enem (Foto: Reprodução/EPTV)
Carlos Guilherme escreveu receita no Enem
(Foto: Reprodução/EPTV)

O estudante Carlos Guilherme Custódio Ferreira, de 19 anos, autor do texto que incluiu uma receita de macarrão instantâneo no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012 diz que sua atitude ajudou a mudar os critérios de redação da prova de redação do Enem. A partir de agora as mudanças das regras de correção da prova, vai ganhar zero quem fizer deboche durante a dissertação e fugir ao tema proposto.

O ENEM será realizado neste sábado (26) e domingo (27) para mais de 7,1 milhões de inscritos. A redação será no segundo dia de exame. “O Enem está mais rigoroso, e a cada ano que passa melhora mais”, afirma o jovem. “Eu também ajudei para que o Enem ficasse melhor. Achei um erro, mostrei para eles e assim puderam melhorar o exame. Vamos ver se na prática vai funcionar. Acho que alguém vai tentar fazer alguma gracinha na prova e, se passar, vai pegar muito mal.” Carlos, no entanto, não recomenda que os estudantes façam isso e espera que eles levem o Enem a sério.

Trecho da redação com receita de miojo
Trecho da redação com receita de miojo

Leia mais…

Jorge Portugal faz revisão para o ENEM nesta terça-feira na UESC

Jorge Portugal dará suas dicas para redação / Foto: Divulgação
Jorge Portugal dará suas dicas para redação / Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (8) será realizado em Ilhéus o projeto Educação em Movimento com a aula-show dos professores Jorge Portugal, que dará dicas de redação, e José Nilton, professor especialista em história. O evento marca a despedida do projeto no interior do estado e ocorre a partir das 19h no auditório Paulo Souto, na UESC.

A cantora e intérprete Jane Monteiro será responsável por musicalidade ao evento com apresentações durante a aula.

Os ingressos para o aulão são distribuídos por colégios de Ilhéus e Itabuna.

Informações do Ilhéus24H

Inscritos no Enem podem acessar cartão com local da prova pela internet, a partir desta quinta (3)

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano podem acessar o cartão de confirmação a partir das 15h desta quinta-feira, 3, na internet. No documento estão registrados o local da prova e informações como data e horário do exame, a língua estrangeira escolhida e a opção por atendimento diferenciado. Os candidatos devem receber o cartão em casa, pelo correio, até o dia 18 de outubro.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um apelo aos estudantes para que percorram o trajeto de casa ao local da prova antes do dia do exame para conhecer o caminho a fim de facilitar a localização. Ele recomenda também que os candidatos que moram em estados com horário de verão fiquem atentos, pois a hora de Brasília é a referência. Os portões serão fechados às 13h.

Apesar da greve dos Correios, o ministro acredita que a entrega do documento não será prejudicada. Desde o dia 1° deste mês os cartões estão sendo enviados.

Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade e de motorista.

Para acessar o cartão de confirmação na internet o estudante precisa ter o número da senha de inscrição no Enem, site com os locais de prova http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/. O candidato deve conferir se os dados registrados estão corretos e, em caso de erro, entrar em contato com a central de atendimento do Enem no 0800 61 61 61.

Lista da primeira chamada do Sisu é divulgada

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (17) a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio de ano. Para ter acesso aos resultados, o candidato precisa entrar no site http://sisu.mec.gov.br, clicar no botão ‘Lista de selecionados’ e informar os campos instituição, local de oferta, curso e turno. Os convocados devem fazer as matrículas entre os dias 21 e 25 de junho. A segunda chamada será divulgada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.

Esta edição do Sisu atingiu a marca de 738.439 candidatos inscritos até as 18h desta sexta-feira (14), segundo balanço do MEC. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final fechou em 642.878 inscritos, de acordo com o ministério.

O número de inscrições chegou a 1.428.124. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições e de estudantes é diferente.

Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.

 

Lista de espera

Entre os dias 1º a 12 de julho ocorre o prazo para que os candidatos manifestem interesse em participar da lista de espera.

Podem participar os estudantes não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu, a partir do dia 17 de julho.

Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:

I – nota obtida na redação;
II – nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III – nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV – nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V – nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.