Gincana Sistema movimenta estudantes de Itabuna

Tatu” e “Gnomos”. É impossível ouvir estes nomes e não associar à Gincana Beneficente do Colégio Sistema de Itabuna. Iniciada no ano 2000, essa atividade escolar já mostrava seu diferencial ao pensar suas tarefas e provas desenvolvendo o raciocínio integrado, a construção coletiva, a participação da família, a solidariedade e a construção de valores morais e humanos.

O que começou como uma gincana escolar para comemorar o Dia do Estudante no mês de agosto ganhou grandes proporções ao longo de 14 anos de história. Tarefas elaboradas de forma lúdica e em sintonia com as tendências entre os jovens, aliando sempre a tecnologia com a educação, vem atraindo as atenções da cidade para este evento. No ano de 2013, por exemplo, com a postagem de dois vídeos educativos no Youtube, juntos já alcançaram mais de 600.000 acessos e ganharam repercussão nacional, em sites como globo.com (G1), Folha, além de sites especializados em educação e ENEM.

Apesar de toda disputa histórica entre as duas equipes, o ponto forte da gincana é fazer gestos concretos que possam beneficiar entidades beneficentes e a comunidade itabunense. Em cada Gincana Sistema são arrecadados mais de 1 tonelada de alimentos, materiais de higiene e limpeza; mais de 40 unidades de cobertor, 80 unidades de lençol, 200 unidades de camisa; 80 unidades de calça; 80 unidades de agasalhos; 70 pares de calçados; 300 fraldas descartáveis geriátricas e 300 fraldas descartáveis infantis, além de mais de 100 novos doadores para o banco de sangue de Itabuna.

Em 2014, as entidades escolhidas pelas equipes para a doação dos alimentos, materiais de higiene e peças de vestuário foram o Abrigo São Francisco de Assis, o SOS Canto da Criança, a Legião da Boa Vontade (LBV), além da doação de fraldas descartáveis infantis para o Hospital Manoel Novaes. Para o Prof. Dourado diretor do Colégio Sistema, a gincana é um momento de abrir a escola para à comunidade, integrando pais, alunos, professores e muitos ex-alunos que retornam ao colégio para participar desta competição. “É importante estimular nos jovens gestos concretos de solidariedade e de respeito”, enfatizou.

As provas são divididas em categorias: 1) Provas Beneficentes (com doação de sangue, livros, alimentos, roupas, calçados), as 2) Provas de Competição (jogos, esportes), 3) virotes e 4) caça ao tesouro. No ano de 2014, foram abordados temas como 100 anos de Dorival Caymmi, obras de João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e interatividade com as redes sociais. A gincana Sistema 2014, aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de agosto e teve a Equipe Tatu como a vencedora.

Equipe Tatu vence mais uma vez a gincana do Sistema

A tradicional gincana do Colégio Sistema Moderno de Educação, iniciada no último 11 de Julho seguia bastante disputada entre as equipes Tatu e Gnomos. As provas interativas, dinâmicas e de cunho educacional estavam sendo divulgadas pelo Facebook e Instagram da instituição de ensino. Além disso, diversas tarefas e reunião aconteciam na sede do colégio situada na Av. Juca Leão, próximo ao Grapiúna Tênis Clube. Confira as fotos do início das atividades deste sábado (2). A série de provas encerraram-se no final da tarde deste domingo (3), com a divulgação do resultado da equipe Tatu sendo a vencedora. Parabéns à todos os alunos, ex-alunos e convidados, pelo brilhante empenho e dedicação durante todo o período de provas.

Apesar de não se sentirem valorizados, professores brasileiros estão entre os que mais trabalham

Professores

Um pesquisa realizada pela Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) constatou que  90% dos professores brasileiros acreditam que a profissão não é valorizada no país. No entanto, a maioria  se diz satisfeita com o emprego.

De acordo com o levantamento, somente 12,6% dos professores brasileiros consideram-se valorizados. A proporção está abaixo da média internacional, de 30,9%. No entanto, 87% dos professores brasileiros consideram-se realizados no emprego, próximo da média global de 91,1%.

Apesar de não se sentirem valorizados, os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham, com 25 horas de ensino por semana, seis horas a mais do que a média internacional. Em relação ao tempo em sala de aula, os professores brasileiros ficam atrás apenas da província de Alberta, no Canadá, com 26,4 horas trabalhadas por semana, e do Chile, com 26,7 horas.

Mesmo trabalhando mais que a média, os professores brasileiros gastam mais tempo para manter a ordem em sala de aula. Segundo o levantamento, 20% do tempo em sala é usado para controlar o comportamento dos alunos, contra 13% na média internacional. Todos os entrevistados na pesquisa dão aula para a faixa etária de 11 a 16 anos. (Informações Agência Brasil)

 

SISU abre inscrições dia 2 e oferecerá vagas na UFSB

O estudante que deseja disputar uma das vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deve se inscrever na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A inscrição só pode ser feita se o candidato participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. As aulas da UFSB estão previstas para começar no dia 9 de setembro. Neste domingo (1º), a instituição fará concurso para contratar servidores técnicos-administrativos, conforme informou o Pimenta.

SISU

O período de inscrição no Sisu vai de 2 a 4 de junho e a confirmação deve ser feita no site. O endereço é http://http//sisu.mec.gov.br

Pelo calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6. Já o da segunda chamada, sairá dia 24.

Dentre os cursos que serão oferecidos pela UFSB estão Comunicação, Administração, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia, a depender do campi(Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas). O acesso a estes cursos dependerá de avaliações após conclusão dos bacharelados interdisciplinares (1º ciclo).

Educa Mais Brasil abre inscrições em Itabuna com 50% de desconto

O processo seletivo do Educa Mais Brasil para 2014.2 está com inscrições abertas em Itabuna, com bolsas de estudo parciais (de até 50%) para graduação (presencial e EAD) e pós-graduação (EAD). Para concorrer, os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente através do site www.educamaisbrasil.com.br. Em todo o Estado da Bahia, estão sendo disponibilizadas mais de 22 mil vagas para graduação, pós-graduação e cursos técnicos nos 50 municípios onde o programa atua.

Nosso principal critério de seleção é a impossibilidade de arcar com as mensalidades integrais, e esse item é avaliado através do questionário socioeconômico preenchido no momento da inscrição. Além disso, no caso da graduação é necessário que o candidato esteja há pelo menos 6 meses sem estudar”, explica Luciana Amâncio, Coordenadora de Comunicação do Educa Mais Brasil.

O programa, que está há 10 anos no cenário educacional brasileiro, já beneficiou cerca de 35 mil estudantes baianos em todas as modalidades de ensino, inclusive o ensino básico, que engloba educação infantil, ensino fundamental e médio. Mais informações estão disponíveis na página oficial www.educamaisbrasil.com.br ou através da central de atendimento: 0800 724 7202| 4007 2020 (capitais e regiões metropolitanas).

Uma boa educação está deixando marcas em Itabuna

Itabuna é a quinta cidade mais populosa da Bahia, com 218.124 mil habitantes, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade se destaca na educação, principalmente como polo universitário regional, possuindo alguns dos melhores centros educacionais da Bahia.

Com este pensamento, o passo mais importante a ser dado por uma família, com certeza é definir claramente quais são as metas e o que se aguarda da escola em que pretendem colocar o seu filho (a).

O município dispõe de várias escolas públicas e privadas, tendo o Colégio Decisão Anglo como referência na educação infantil, fundamental e superior. Localizado na Rua Rui Barbosa – Centro (ao lado do Centro de Cultura Adonias Filho), a instituição cresce e surpreende desde 2012, ano da sua inauguração.

Diretora – Eliana Moscardini.

Segundo a diretora, Eliana Moscardini, o propósito da equipe é continuar em Itabuna dedicando o máximo do tempo para transmitir uma educação de máxima qualidade, tendo uma educação de excelência. São cerca de 650 Colégio espalhados por todo Brasil, tendo diferencial na maneira moderna de educar, respeitando os limites dos alunos e ao mesmo tempo fazendo com que ele consiga o seu máximo, através de um sistema modular, integrado e interdisciplinar.

Ainda de acordo com, Moscardini, o sistema educacional privado do Anglo tem todo um diferencial com psicólogos e fonoaudiólogos preparados para auxiliar professor e aluno. Recebe as provas (simulados) de São Paulo, sendo avaliados bimestralmente a nível nacional e não local e preparando os estudantes para o ENEM, vestibular e concursos.

Eliana encerra citando que a equipe pedagógica foca em proporcionar a formação pessoal e social do aluno. Agregando todas as séries para oferecer um maior conforto e comodidade a todos os estudantes. A consciência de que a educação é a base para o futuro é fundamental.

Prazo para matrículas de Educação Infantil da Rede Municipal encerra amanhã

Pais ou responsáveis que ainda não garantiram uma vaga para crianças e adolescentes no ano letivo de 2014 precisam dirigir-se o mais rápido possível à uma das 110 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Itabuna para fazer a matricula. A mesma recomendação serve para os jovens e adultos que pretendem ingressar no Programa de Educação de Jovens e Adultos.

Matrículas para Educação infantil terminam amanhã (24) (Foto: Pedro Augusto)
Matrículas para Educação infantil terminam amanhã (24) (Foto: Pedro Augusto)

As matrículas para educação infantil, fundamental e na modalidade de jovens e adultos foram iniciadas em 27 de dezembro e serão encerradas no dia 31 deste mês. De acordo com a Secretaria da Educação (SEC) as matrículas para os alunos da Educação Infantil – Creche e Pré-Escola e Ensino Fundamental- da própria rede devem ser feitas até esta sexta-feira (24).

Esse também é o prazo final para transferência dos estudantes de uma escola para outra dentro da própria rede. Já para os novos alunos, que estão saindo de outras redes para a rede do município, o prazo final de matrícula é o dia 31.

A diretora do Departamento de Educação Básica da SEC, Márcia Lima Souza, explica que a matrícula está sendo feita com o preenchimento do requerimento fornecido pela unidade escolar e assinado pelos pais ou responsáveis.

Documentação

A classificação para matrícula de alunos transferidos de escolas de outras redes de ensino, seriadas ou não, deverá observar a série/ano ou ciclo/ano constante no atestado ou histórico escolar do aluno e obedecer ao quadro de equivalência da Rede Pública Municipal de Ensino.

Os documentos exigidos para o ingresso na Rede Municipal são Histórico Escolar (original); Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia) e duas fotografias 3×4. É vedado à escola matricular no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), noturno ou diurno, alunos de faixa etária inferior a 14 anos.

Márcia Lima apela aos pais ou responsáveis para que não deixem para matricular os estudantes à última hora para que possam aproveitar as vagas na escola de sua preferência. Atualmente, a rede municipal de ensino de Itabuna oferece 22 mil vagas. O ano letivo 2014 começa no dia 27 de fevereiro.

Primeira chamada de aprovados do ProUni é liberada

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (20) a primeira lista de selecionados com bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) no primeiro semestre de 2014 (veja aqui). A documentação deverá ser apresentada pelos aprovados entre esta segunda e sexta (24), nas universidades em que conseguiram a bolsa.

O ministério fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro, caso restem bolsas. Nesta edição, o Prouni recebeu 1.259.285 candidatos – número recorde – de acordo com balanço divulgado pelo MEC no último sábado (18). O número de inscrições chegou a 2.424.354. Cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso.

Prouni inscreve a partir de segunda, oferecendo bolsas parciais e totais

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ser abertas na próxima segunda-feira (13) e poderão ser feitas até a sexta-feira seguinte (17) pelo site: http://prouniportal.mec.gov.br/ . A previsão de data é do Ministério da Educação (MEC). O ProUni é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior.

Pode participar o candidato que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou conseguido bolsa integral em escola particular.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni.

Mais de 1 milhão de pessoas se inscrevem no primeiro dia do Sisu 2014

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até as 18h30 desta segunda-feira (6) 1.058.715 inscritos, informou o Ministério da Educação (MEC). O número é quase o dobro do registrado no primeiro dia do processo seletivo do ano passado, 593.453. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (10) no site do Sisu.

De acordo com balanço parcial, Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, 150.405. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 121.162 inscritos, São Paulo, com 82.253, o Ceará, com 76.179, e a Bahia, com 69.246.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas online diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu.

O resultado da primeira chamada do Sisu sai no próximo dia 13 e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula dos selecionados na primeira chamada vai de 17 a 21 deste mês e o da segunda chamada, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir do dia 11 de fevereiro.

Abertas inscrições para o Colégio da Polícia Militar de Ilhéus e Itabuna

O Governo do Estado divulgou edital do processo seletivo para admissão nos colégios da Polícia Militar da Bahia em 2014. O prazo de inscrição estará aberto a partir desta segunda-feira (06) e será encerrado às 18 horas do dia 12 de janeiro nos sites da PM (clique aqui) e da Secretaria da Educação (clique aqui). São 190 vagas para o CPM de Ilhéus e 108 para o de Itabuna.

É importante atentar às restrições etárias impostas pelo processo seletivo. Por exemplo, estudantes que querem uma vaga no 1º ano do ensino médio devem ter nascido entre os anos 1998 e 2000. A relação completa com as idades determinadas para cada série está disponível no Anexo II do edital.

Clique aqui para acessar o edital.

O critério para a seleção de todos os inscritos será o sorteio eletrônico (previsto para o próximo dia 14).

Para realizar a matrícula, o responsável legal pelo candidato sorteado deve ir ao colégio e apresentar os documentos requisitados (confira a relação na pág. 4 do edital).

(Com informações do Blog do Gusmão)

Ministério da Educação libera inscrições para o SISU

Está aberta a partir desta segunda-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), liberadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10).

Clique em Leia Mais para saber como participar do SISU. Leia mais…

Prazo de renovação do Fies é ampliado novamente para 30 de abril

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu adiar novamente o prazo para renovação semestral dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que agora deve ser feito até o dia 30 de abril.

O novo prazo vale para os contratos formalizados a partir do dia 15 de janeiro de 2010 até o segundo semestre de 2013. As renovações relativas ao primeiro semestre de 2014 devem ser feitas no mesmo prazo, pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação (MEC) e do FNDE.

O programa paga de 50% a 100% do valor da mensalidade de universidades, com juros de 3,4% ao ano, e carência para início do pagamento de 18 meses após a formatura. Desde 2010, 1,1 milhão de estudantes adotaram o Fies. (ComAgênciaBrasil)

Resultados do ENEM devem sair entre sexta-feira (3) e sábado (4)


Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 devem ser divulgados nos dias 3 ou 4 de janeiro de 2014 (sexta ou sábado), segundo o Ministério da Educação (MEC). Na segunda-feira (6),começam as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas do primeiro semestre de 2014.

A pasta divulgou hoje (30) o cronograma do Sisu e confirmou a divulgação do resultado do Enem. Para concorrer a uma vaga em instituição pública de ensino superior pelo Sisu, é preciso ter feito a última edição do Enem e não ter zerado a redação. O número de vagas será divulgado na abertura do processo de inscrição.

Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. O exame é pré-requisito também para a participação em outros programas. Veja abaixo:

Clique na imagem para amplia-la.
Clique na imagem para amplia-la.

Matrículas para rede municipal de ensino já estão abertas

Matrículas estão abertas para a Rede Pública de Ensino (Foto: Pedro Augusto)
Matrículas estão abertas para a Rede Pública de Ensino (Foto: Pedro Augusto)

Começou nesta sexta-feira (27) e prosseguirá até 31 de janeiro o período de matrículas para o ano letivo de 2014 nas 110 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. As diretrizes e o calendário para o procedimento de matrícula estão estabelecidos na Portaria nº 010/2013 publicada pela Secretaria da Educação (SEC), na quinta-feira.

De acordo com o cronograma, os alunos da Educação Infantil – Creche e Pré-Escola e Ensino Fundamental – pertencentes à unidade escolar poderão matricular-se no período de hoje a 24 de janeiro. Já os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino transferidos de uma escola para outra serão matriculados de 10 a 24 de janeiro. Os alunos que ingressarão (novos) na Rede Pública Municipal está reservado o período de 17 a 31 de janeiro. A matrícula será efetivada com o preenchimento do requerimento fornecido pela Unidade Escolar e assinado pelos pais ou responsáveis.

A Portaria da SEC estabelece ainda que os alunos com idade cronológica entre 11 e 12 anos, com escolaridade equivalente ao Ciclo da Pré-Adolescência – fase III – deverão ser matriculados em unidades escolares que atendam ao Ensino Fundamental – Anos Finais, considerando que, a partir de 2014, essa fase do ciclo/ano será integrada à segunda etapa do Ensino Fundamental, de acordo a Lei nº 11.274, de 2006.

A classificação para matrícula de alunos transferidos de escolas de outras redes de ensino, seriadas ou não, deverá observar a série/ano ou ciclo/ano constante no atestado ou histórico escolar do aluno e obedecer ao quadro de equivalência da Rede Pública Municipal de Ensino.

Para estudantes que apresentarem distorção idade/escolaridade, transferidos de outras redes ou que não possuam vida escolar anterior, e que não possam ser reclassificados para o ciclo/ano, deverão ser matriculados em turmas e Unidades Escolares específicas que funcionarão em 2014 para a Regularização de Fluxo Escolar, conforme Resolução nº 001/99, de maio de 2000, do Conselho Municipal de Educação (CME).

Documentos

A estes alunos, a escola e a Secretaria da Educação oferecerão atendimento diferenciado, conforme as necessidades de aprendizagens. No ato da matrícula o aluno ingressante na Rede Municipal deverá apresentar os seguintes documentos: Histórico Escolar (original); Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia) e duas fotografias 3×4. É vedado à escola matricular no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), noturno ou diurno, alunos de faixa etária inferior a 14 anos.