Ministério público recomenda fechamento do comércio

Após o anúncio da prefeitura no Balanço Geral, Record com o apresentador Tom Ribeiro, que o comércio voltaria a funcionar nesta segunda-feira (8) de junho, o procurador do município, antes da publicação do Decreto Municipal que tem como objetivo, flexibilização, requereu uma reunião com o MP Estadual para tratar do assunto.

O Ministério Público havia requisitado o enviou do plano de reabertura da atividade comercial, para análise. Na reunião que ocorreu na tarde desta quinta-feira, (4) o MP entendeu que as ponderações da secretaria de saúde, da coordenação epidemiológica e da secretaria de Industria e comércio, considerou inexistência de análise técnica para reabertura do comércio.

O MP alegou também que o cenário epidemiológico, no município de Itabuna, não é favorável, não há disponibilidade regular de leitos de UTI , disse também que não há estabilidade do número de casos ativos, nem diminuição da taxa de letalidade , com a redução continuada da taxa de infecção diária. Depois de horas reunidos, o ministério público concluiu que ao que parece não existe em Itabuna, um índice de isolamento social local satisfatório. E se manifestou desfavorável a reabertura gradual do comércio.

Reabertura do comércio de Itabuna será tema de sessão especial na Câmara de Vereadores

A reabertura do comércio de Itabuna, que completou 80 dias de fechamento nesta quarta-feira (03), será o principal tema de uma sessão especial remota promovida pela Câmara de Vereadores, na tarde desta quinta-feira (04), a partir das 14h.

Foram convocados os secretários de: Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos; Segurança, Transporte e Trânsito, Valci Serpa, exonerado nesta quarta-feira (03); e de Saúde, Uildson Nascimento, assim como foi convidado o prefeito Fernando Gomes (PTC).

A decisão pelo ato foi conchavada entre os vereadores em sessão ocorrida no último dia 26 de maio. Entidades que analisam os impactos econômicos do período em que não funcionam os estabelecimentos comerciais também estarão na sessão, de modo que foram igualmente convidados representantes da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna); AETU (Associação das Empresas de Transporte Urbano); CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas); MESB (Movimento Empresarial Sul da Bahia); sindicatos; indústrias; Shopping Jequitibá e do comércio nos bairros.

Entre os principais pontos a serem considerados, as precauções para proteção de clientes, comerciários e comerciantes. Afinal, é consenso o quanto cresce o contágio pelo novo coronavírus no município.

Um dos maiores estelionatários do país morre em confronto com a PM na BA

Um dos principais estelionatários do país e um comparsa foram encontrados com quase 700 porções de entorpecentes e quatro armas de fogo, na terça-feira (2). O flagrante foi realizado pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, no Assentamento São Joaquin, distante cinco quilômetros do município de Macajuba. Foram apreendidos duas pistolas de cano duplo e dois revólveres calibres 38 e 32, 509 pinos de cocaína, 182 porções de maconha, uma balança, dois smartphones e R$ 84,00 em espécie.

A caminhonete Hilux preta, placa NCY 6062, de Rondônia, ocupada pela dupla, chamou a atenção das equipes. “Estamos sempre atentos a automóveis deste porte e com placas de outros estados”, explicou o comandante da Cipe Chapada, major Nelson Normando de Souza Júnior.

A equipe solicitou a parada, mas os criminosos saíram do veículo atirando e fugiram para um matagal. “Fizemos o cerco, porém os dois continuaram disparando contra os policiais. Eles foram feridos e socorridos para o Hospital Municipal de Macajuba, mas não resistiram”, contou o oficial. Um dos criminosos tinha passagem por tráfico e era considerado um dos principais estelionatários do país. Ele também estava ligado a sequestros, roubos de veículos e de gado.

Comércio de Itabuna abre na segunda, Prefeito diz que sofreu Pressão

“Segunda-feira (dia 08), o comércio de Itabuna vai estar aberto.” Eu vou mandar abrir normalmente, das nove da manhã às quatro da tarde”, disse Fernando Gomes, por telefone, ao BALANÇO GERAL DA RECORD.

O prefeito conversou com Tom Ribeiro, no Balanço Geral, programa da TV Cabrália, quando anunciou a reabertura do comércio itabunense.

Eu não aguentava mais a pressão dos empresários. Os comerciantes inclusive elaboraram um plano de abertura e me apresentaram. Vai abrir tudo na segunda-feira e eles vão ter que obedecer as regras, como uso de álcool em gel e mascaras. Quem são cumprir eu mando fechar”, afirmou.

O setor comercial itabunense está fechado há mais de oitenta dias. Durante o período, o prefeito determinou o toque de recolher à noite. As autoridades sanitárias e a Imprensa estão alertando à população, mas a cidade registra ate o momento quase mil casos de contaminação. Em conversa horas depois na tarde desta terça-feira, por telefone. O secretário de saúde do Estado Fábio Vilas boas disse: ” Sou contra abertura do comércio, e tem gente por trás disso fazendo politicagem”. Nesta quarta-feira, 03 o prefeito Fernando Gomes fala ao vivo no BG e por telefone o Fábio Vilas Boas. Em nota, o ministério publico exige dentro de 48 horas, as medidas de proteção que serão adotadas pelo município. Em uma Live no mês passado com o apresentador Tom Ribeiro, Gomes disse também: ” já recebi ameaças de empresários para abrir o comércio”.

Governo lança campanha para adequar feiras livres e mercados populares

As feiras livres exercem um importante papel na economia municípios, e são um grande gerador de emprego e renda para agricultores familiares. Para apoiar a readequação de feiras municipais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lança a campanha Viva a Feira, com o objetivo de apoiar os municípios a adequarem as feiras livres, feiras orgânicas, feiras agroecológicas e mercados municipais, às normas de saúde recomendadas para enfrentamento da Covid-19.

Dentre os cuidados, está a adoção de boas práticas de higiene e de distanciamento social, tanto pelo feirante quanto em relação aos alimentos produzidos pelos agricultores familiares e comercializados na feira. Dessa forma, será garantida a regularidade do abastecimento e o consumo de alimentos saudáveis para as cidades, também garantindo a renda das famílias que vivem no campo.

 

 

Beneficiários podem ter as próximas parcelas do auxílio cortadas; saiba motivos

Os beneficiários que receberam a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600, poderão não receber os outros lotes. Segundo o Ministério da Cidadania, após cada deposito do dinheiro, o sistema fará uma reanálise dos cadastros, utilizando as bases de dados e as novas informações, com o propósito de evitar pagamentos indevidos à pessoas desempregadas que, por exemplo, tenham conseguido um novo emprego.

De acordo com site Extra, caso o cidadão tenha a carteira de trabalho assinada, o sistema irá analisar novamente, antes do pagamento da segunda parcela. Além disso, o auxílio poderá ser cortado, se a pessoa passar a receber outro benefício, como uma aposentadoria ou uma pensão por morte.

Conquista: Cocaína, maconha, MDA e lindocaína são apreendidas pela PRF

A Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista apreendeu uma grande quantidade de drogas ckmk cocaína, maconha, MDA e lindocaína, na noite deste sábado (30), no trecho da BR 116 que dá acesso ao Aeroporto Glauber Rocha

As drogas estavam escondidas em caixas, malas e outro suportes que estavam dentro de um carro de passeio. Foram 63 kg de maconha, 13 kg de cocaína, 05 kg de MD e 15 kg de lindocaína.

O condutor do carro, de 34 anos, que não teveo nome divulgado, e toda a droga apreendida foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

Itabuna registra mais 17 casos de Covid-19 e chega à marca de 870 infectados

Na noite deste sábado (30), a Vigilância Epidemiológica de Itabuna divulgou um quadro atualizado sobre os casos notificados à respeito da pandemia de infecção pelo coronavírus, causador da doença Covid-19.
Itabuna registrou 17 novos casos, subindo, nas últimas 24h, de 853 para 870. O município contabiliza 35 óbitos em função da doença. De acordo com os dados apresentados no gráfico acima, são 3748 casos notificados, dentre os quais 2425 foram descartados e 410 aguardam resultado.
Os dados apontam ainda que 16 pacientes estão internados em leito clínico, sendo 14 em Unidade de Terapia Intensiva. Há 1907 pessoas isoladas e sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica. Em contrapartida, 240 pessoas já estão curadas. Itabuna é a segunda cidade da Bahia em número de infectados.

‘Mocotó com Jiló’: Nome de Igreja evangélica causa polêmica e viraliza

O nome de uma igreja evangélica chamou atenção dos moradores da cidade de Ilhéus. A instituição, chamada de “Mocotó com Jiló Maná do Céu”, fica no bairro Ilhéus II, na rua Laranjeira.

Um homem, que não foi identificado, gravou um vídeo em frente à igreja e criticou o nome dado pelos responsáveis da instituição. “Gente, veja bem isso aqui. Vê só se Jesus não está voltando. Existe, na bíblia, uma referência pra botar um nome desse?”, questiona ele.

Nome inusitado de igreja causa polêmica nas redes sociais (Foto: Reprodução/Redes Sociais).

Indignado, ele considera que o nome é um insulto à religiosidade. “As pessoas estão brincando com a palavra do senhor Jesus. Isso aqui, gente, podemos chamar de aberração. Jesus está voltando, meus irmãos“. Nos comentários da publicação, pessoas dividiam opiniões. Alguns também criticaram o nome, outros achavam engraçado e alguns consideraram irrelevante. “Pobre vida de quem brinca com Deus dessa maneira“, escreveu um rapaz.

Em contrapartida, uma mulher escreveu: “Eu não olho para templos, mesmo porque a igreja somos nós, nós é quem somos o templo do espírito santo, não são paredes, telhados ou nomes. Se é blasfêmia, meu irmão, eu também acho que é, mas também sabemos que a salvação é individual, aí agora é com eles e Deus“. Depois da polêmica, os responsáveis pela instituição resolveram tirar o “Mocotó com Jiló” do nome e agora a igreja é apenas Maná do Céu.

Rui anunciará obras da Policlínica regional durante evento em Itabuna

O governador Rui Costa assina, nesta segunda-feira (dia 18), às 9h, em Itabuna, ordem de serviço para construção de policlínica regional que deverá atender a 30 municípios do sul do estado. O investimento anunciado para construir a unidade é de R$ 28 milhões. O ato de assinatura ocorrerá no local onde será instalada a policlínica, na Avenida J.S. Pinheiro, Bairro Lomanto, próximo à Unime e ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Rui Costa assinará ordem de serviço na próxima segunda.

Além da assinatura da ordem de serviço para a policlínica, Rui vai entregar 23 viaturas para as polícias civil e militar. Durante a visita ao município, o governador vai também assinar ordem de serviço para início das obras de pavimentação, no acesso do Presídio Estadual de Itabuna, na Rodovia BR-415. A obra de pavimentação do acesso começou nesta semana. Rui fará ainda a entrega de 538 certificados de Cefir (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais).

O consórcio regional que ficará responsável pela gestão da policlínica é formado por Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Una e Uruçuca.

Polícia Federal abre concurso com 500 vagas e salários até R$ 22 mil

Finalmente a espera acabou e o edital do concurso da Polícia Federal foi publicado nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União. Ao todo, são 500 vagas.

As inscrições para participar da seleção serão realizadas via internet, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que organiza o concurso, entre as 10h do dia 19 de junho e 18h do dia 2 de julho. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 250 para os cargos de delegado e perito e R$ 180 para agente, escrivão e papiloscopista.

De acordo com o edital, as vagas estão distribuídas assim: 150 para delegado, 60 para perito criminal Federal, 180 vagas no cargo de agente, 80 vagas no cargo de escrivão e 30 vagas no cargo de papiloscopista federal. As maiores remunerações são para os cargos de delegado e perito criminal, R$ 22.672,48. Para agente, escrivão e papiloscopista, a remuneração é de R$ 11.983,26.

Empresário é condenado por xingar ex-governador Paulo Souto

O juiz Paulo Albiani, da 10ª Vara cível e Comercial de Salvador, condenou o empresário Paulo Albiani a pagar uma indenização de R$295 mil para o ex-governador Paulo Souto (DEM).

Souto acionou a justiça depois que o empresário o chamou de “bom filho da p…” enquanto era entrevistado na rádio Tudo Fm em outubro de 2011. Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio, para o magistrado Cavalcanti referiu-se a mãe do político como uma “mulher desqualificada, profissional do sexo, que obtém lucros através de serviços sexuais”.

Geólogo de formação, o empresário João Carlos Cavalcanti ficou bilionário ao encontrar grandes jazidas de minério de ferro no interior da Bahia. Em 2016, o João cogitou se candidatar a vice-governador do estado com o slogan ““Não vou roubar, eu não preciso roubar, ganhei meu primeiro milhão aos 26 anos de idade.”, na chapa do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Ibirapitanga: Bandidos fazem gerente de refém e roubam dinheiro do Banco do Brasil

Cerca de 04 homens fortemente armados interceptaram, nesta quarta-feira (06), por volta das 7h, na altura do Posto Santo Antônio, na BR-101, à cerca de 35km de Itabuna, o gerente e mais dois funcionários do Banco do Brasil de Ibirapitanga.

Segundo informações da 61ª CIPM/Ubaitaba, os servidores da agência bancária, que fazem o trajeto diariamente para o trabalho, viajavam em direção a Ibirapitanga num Peugeot, de cor preta, quando foram interceptados por homens armados que estavam num Onix, de cor esverdeada. Os bandidos fizeram o trio de refém, seguiram em direção à Agência Bancária e amarraram um colete com suposto material explosivo no gerente, que seria acionado por celular, obrigando-o a entrar na agência e retirar uma quantia ainda não informada.

Após receber os valores, os bandidos ainda levaram o gerente da agência e o libertaram horas depois na BR-101, nas imediações do distrito de Itamarati. Os servidores do Banco do Brasil, que não foram feridos durante o sequestro, foram ouvidos na Delegacia Territorial de Ibirapitanga. Policiais da 61ª CIPM/Ubaitaba, CIPE Cacaueira e Rondesp realizam diligências para tentar prender os bandidos.

Atualizada às 13h09min

Conforme informações cedidas com exclusividade pelo Delegado Evy Paternostro, as vítimas passa bem e o veículo Peugeot de cor: preta, roubado para fuga foi recuperado. Além disso, os explosivos que foram utilizados para aterrorizar os funcionários já foi apreendido. Diligências conjuntas estão sendo feitas pela Polícia Militar local, juntamente com a RONDESP e policiais civis da 7ª coordenadoria de polícia de Ilhéus.

Lúcio Vieira pede a conselho nova perícia nos R$ 51 milhões apreendidos

A defesa do deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) pediu ao Conselho de Ética da Câmara a realização de uma nova perícia nos R$ 51 milhões apreendidos pela Polícia Federal em um apartamento em Salvador (BA). O dinheiro já foi periciado pela PF, que encontrou as digitais de Geddel Vieira Lima, irmão do deputado, no imóvel.

O deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) (Foto: Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados).

Lúcio Vieira Lima é alvo de um processo no Conselho de Ética, aberto em 27 de fevereiro, por suposta quebra de decoro parlamentar. O processo pode levar à cassação do mandato. O deputado do MDB, Geddel e a mãe deles, Marluce Vieira Lima, são réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento com o dinheiro.

Segundo o Ministério Público Federal, os R$ 51 milhões têm como possíveis origens: propinas da construtora Odebrecht; repasses do operador financeiro Lúcio Funaro; desvios de políticos do MDB.

Além disso, Lúcio Vieira Lima é suspeito de ter se apropriado de parte dos salários de dois funcionários do gabinete do parlamentar e de usar servidores para serviços privados.

Prefeitura de Itajuípe ignora impugnação em licitação de publicidade

Embora tenha recebido quatro pedidos de impugnação impetrados pela assessoria jurídica do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), a prefeitura do município de Itajuípe vem ignorando as impugnações e mantendo o processo com irregularidades que ferem o modelo padrão de licitações públicas conforme a lei 12232/10 que estabelece normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda.

“O Sindicato vem cumprido sua função e está vigilante para que as licitações sejam feitas da forma correta dentro da transparência e respeitando os princípios de isonomia”, afirma Rui Carvalho, delegado regional do Sinapro-Bahia Regional Sul, acrescentando que esse trabalho vem sendo feito em sintonia com o Ministério Público do Estado da Bahia e o Tribunal de Contas dos Municípios, órgãos de fiscalização e controle das atividades públicas.