Governo da Bahia determina lockdown em todo o estado

O governador Rui Costa (PT) explicou os detalhes do decreto estadual de impõe restrição de atividades em toda a Bahia neste final de semana. Das 17h desta sexta-feira (26) até as 5h de segunda-feira, somente serviços essenciais estarão disponíveis.

O toque de recolher no estado segue funcionando, a começar a partir das 20h. Em entrevista coletiva, Rui disse que não se trata de um fechamento total. “O termo lockdown se refere a 100% das atividades, inclusive local de venda de alimentos.

Até discutimos isso, inclusive sábado e domingo, mas optamos por não fazer. Se fechássemos no sábado o local de venda de alimentos, haveria uma corrida hoje e amanhã para lotar o supermercado e pontos de vendas de alimentos. Ao invés de garantir distanciamento social, estaríamos fazendo aglomeração de pessoas e as filas seriam enormes nos mercados. Todo mundo iria achar que faltava alguma coisa para casa, promovendo aglomeração”, afirmou o governador.

De acordo com Rui, somente estão mantidos os serviços como mercado e farmácias, considerados essenciais. “A diferença para o lockdown é porque no lockdown, de fato, até a venda de alimentos é suspensa e a pessoa fica proibida de sair a X metros de sua casa. Isso não será feito, mas será suspensa toda e qualquer atividade que não esteja relacionada à atividade essencial em qualquer horário de sábado a domingo”, disse.

O governador, no entanto, não descartou a adoção de medidas mais severas caso o quadro no estado não mude. “Se a situação piorar até domingo, aí sim poderemos fechar tudo na segunda, terça e quarta. Depende do quadro de demanda das UPAs e nos hospitais”, declarou Rui.

Estado prorrogado proibição de shows e aulas presenciais

Os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada continuam suspensos em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar até 28 de fevereiro o decreto nº 19.586, que venceria neste domingo (21).

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, a exemplo de passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

PM acaba com farra do “beijo imunizado” em Itacaré

A Polícia Militar acabou, na madrugada desta sexta-feira (19), um evento clandestino denominado “Festa do beijo imunizado”, que reunia, ao menos, 250 pessoas, em um sítio em Itacaré. Os participantes estavam aglomerados e sem utilizar máscara, que é de uso obrigatório no município.

De acordo com a PM, os organizadores da festa cobravam por cada ingresso e havia consumo bebidas alcoólicas. Além disso, foram encontradas caixas de isopor com bebidas numa tenda montada ao lado de um casarão, que fica no meio de uma mata fechada.

A polícia informou ainda que os participantes “tiveram a cara de pau” de argumentar que a festa clandestina foi batizada de “Festa do beijo imunizado” porque eram jovens e, por isso, tinham imunidade contra o corona vírus. Os responsáveis foram levados para a delegacia da Polícia Civil de Itacaré.

GCM interdita bar em Itabuna por descumprir Toque de Recolher; PM registra 97 abordagens

Em Itabuna, as forças de segurança têm atuado com intensidade desde a última sexta-feira (19), quando iniciou-se o Toque de Recolher, decretado pelo Governador Rui Costa para a maior parte do território baiano.

Durante o dia a Operação Oxigênio tem o objetivo de conscientizar a população para a adoção das medidas restritivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. Os índices na Bahia são expressivos, alarmantes, e o percentual de ocupação nos leitos é considerado altíssimo.

Foto: Zé Drone.

Esta operação foi deflagrada nesta sexta-feira em Itabuna, com base em decreto municipal, e conta com coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, com o suporte das Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Guarda Civil Municipal, além das secretarias de Saúde; Indústria, Comércio, Emprego e Renda; fiscais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Transportes e Trânsito.

Contudo, à noite, as fiscalizações são mais intensas, e com o intuito de fazer a população cumprir os decretos estabelecidos. E com esse propósito, a Polícia Militar registrou, apenas na noite desta sexta-feira, a abordagem de 78 transeuntes, 12 veículos e sete estabelecimentos comerciais. Blitzen também foram realizadas para fiscalizar se as pessoas estão utilizando máscara de proteção facial e adotando outras medidas preventivas.

Guarnições da Guarda Civil Municipal interditaram um bar, localizado no bairro São Caetano, e nele, apreenderam um aparelho de som. Este bar ficará fechado por sete dias, por ter descumprido os decretos. Outras cidades do interior da Bahia, como Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Jequié, Ipiaú e Juazeiro, também tiveram esse tipo de operação.

Japão identifica nova variante da Covid-19; país tem pelo menos 93 casos

Uma nova variante da Covid-19 foi identificada no Japão. O país divulgou a informação nesta sexta-feira (19). O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do país afirmou que a nova cepa “parece ter se originado no exterior, mas é diferente de outros tipos que foram encontrados esporadicamente no Japão”.

O país informou que são até o momento 93 casos confirmados da cepa. 91 na área de Kanto, e 2 casos em aeroportos. A informação foi divulgada pelo secretário-chefe do gabinete do premiê, Katsunobu Kato. Diante da descoberta, o governo japonês vai aumentar a vigilância contra novas variantes.

Ministério público recomenda fechamento do comércio

Após o anúncio da prefeitura no Balanço Geral, Record com o apresentador Tom Ribeiro, que o comércio voltaria a funcionar nesta segunda-feira (8) de junho, o procurador do município, antes da publicação do Decreto Municipal que tem como objetivo, flexibilização, requereu uma reunião com o MP Estadual para tratar do assunto.

O Ministério Público havia requisitado o enviou do plano de reabertura da atividade comercial, para análise. Na reunião que ocorreu na tarde desta quinta-feira, (4) o MP entendeu que as ponderações da secretaria de saúde, da coordenação epidemiológica e da secretaria de Industria e comércio, considerou inexistência de análise técnica para reabertura do comércio.

O MP alegou também que o cenário epidemiológico, no município de Itabuna, não é favorável, não há disponibilidade regular de leitos de UTI , disse também que não há estabilidade do número de casos ativos, nem diminuição da taxa de letalidade , com a redução continuada da taxa de infecção diária. Depois de horas reunidos, o ministério público concluiu que ao que parece não existe em Itabuna, um índice de isolamento social local satisfatório. E se manifestou desfavorável a reabertura gradual do comércio.

Reabertura do comércio de Itabuna será tema de sessão especial na Câmara de Vereadores

A reabertura do comércio de Itabuna, que completou 80 dias de fechamento nesta quarta-feira (03), será o principal tema de uma sessão especial remota promovida pela Câmara de Vereadores, na tarde desta quinta-feira (04), a partir das 14h.

Foram convocados os secretários de: Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos; Segurança, Transporte e Trânsito, Valci Serpa, exonerado nesta quarta-feira (03); e de Saúde, Uildson Nascimento, assim como foi convidado o prefeito Fernando Gomes (PTC).

A decisão pelo ato foi conchavada entre os vereadores em sessão ocorrida no último dia 26 de maio. Entidades que analisam os impactos econômicos do período em que não funcionam os estabelecimentos comerciais também estarão na sessão, de modo que foram igualmente convidados representantes da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna); AETU (Associação das Empresas de Transporte Urbano); CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas); MESB (Movimento Empresarial Sul da Bahia); sindicatos; indústrias; Shopping Jequitibá e do comércio nos bairros.

Entre os principais pontos a serem considerados, as precauções para proteção de clientes, comerciários e comerciantes. Afinal, é consenso o quanto cresce o contágio pelo novo coronavírus no município.

Um dos maiores estelionatários do país morre em confronto com a PM na BA

Um dos principais estelionatários do país e um comparsa foram encontrados com quase 700 porções de entorpecentes e quatro armas de fogo, na terça-feira (2). O flagrante foi realizado pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, no Assentamento São Joaquin, distante cinco quilômetros do município de Macajuba. Foram apreendidos duas pistolas de cano duplo e dois revólveres calibres 38 e 32, 509 pinos de cocaína, 182 porções de maconha, uma balança, dois smartphones e R$ 84,00 em espécie.

A caminhonete Hilux preta, placa NCY 6062, de Rondônia, ocupada pela dupla, chamou a atenção das equipes. “Estamos sempre atentos a automóveis deste porte e com placas de outros estados”, explicou o comandante da Cipe Chapada, major Nelson Normando de Souza Júnior.

A equipe solicitou a parada, mas os criminosos saíram do veículo atirando e fugiram para um matagal. “Fizemos o cerco, porém os dois continuaram disparando contra os policiais. Eles foram feridos e socorridos para o Hospital Municipal de Macajuba, mas não resistiram”, contou o oficial. Um dos criminosos tinha passagem por tráfico e era considerado um dos principais estelionatários do país. Ele também estava ligado a sequestros, roubos de veículos e de gado.

Comércio de Itabuna abre na segunda, Prefeito diz que sofreu Pressão

“Segunda-feira (dia 08), o comércio de Itabuna vai estar aberto.” Eu vou mandar abrir normalmente, das nove da manhã às quatro da tarde”, disse Fernando Gomes, por telefone, ao BALANÇO GERAL DA RECORD.

O prefeito conversou com Tom Ribeiro, no Balanço Geral, programa da TV Cabrália, quando anunciou a reabertura do comércio itabunense.

Eu não aguentava mais a pressão dos empresários. Os comerciantes inclusive elaboraram um plano de abertura e me apresentaram. Vai abrir tudo na segunda-feira e eles vão ter que obedecer as regras, como uso de álcool em gel e mascaras. Quem são cumprir eu mando fechar”, afirmou.

O setor comercial itabunense está fechado há mais de oitenta dias. Durante o período, o prefeito determinou o toque de recolher à noite. As autoridades sanitárias e a Imprensa estão alertando à população, mas a cidade registra ate o momento quase mil casos de contaminação. Em conversa horas depois na tarde desta terça-feira, por telefone. O secretário de saúde do Estado Fábio Vilas boas disse: ” Sou contra abertura do comércio, e tem gente por trás disso fazendo politicagem”. Nesta quarta-feira, 03 o prefeito Fernando Gomes fala ao vivo no BG e por telefone o Fábio Vilas Boas. Em nota, o ministério publico exige dentro de 48 horas, as medidas de proteção que serão adotadas pelo município. Em uma Live no mês passado com o apresentador Tom Ribeiro, Gomes disse também: ” já recebi ameaças de empresários para abrir o comércio”.

Governo lança campanha para adequar feiras livres e mercados populares

As feiras livres exercem um importante papel na economia municípios, e são um grande gerador de emprego e renda para agricultores familiares. Para apoiar a readequação de feiras municipais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lança a campanha Viva a Feira, com o objetivo de apoiar os municípios a adequarem as feiras livres, feiras orgânicas, feiras agroecológicas e mercados municipais, às normas de saúde recomendadas para enfrentamento da Covid-19.

Dentre os cuidados, está a adoção de boas práticas de higiene e de distanciamento social, tanto pelo feirante quanto em relação aos alimentos produzidos pelos agricultores familiares e comercializados na feira. Dessa forma, será garantida a regularidade do abastecimento e o consumo de alimentos saudáveis para as cidades, também garantindo a renda das famílias que vivem no campo.

 

 

Beneficiários podem ter as próximas parcelas do auxílio cortadas; saiba motivos

Os beneficiários que receberam a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600, poderão não receber os outros lotes. Segundo o Ministério da Cidadania, após cada deposito do dinheiro, o sistema fará uma reanálise dos cadastros, utilizando as bases de dados e as novas informações, com o propósito de evitar pagamentos indevidos à pessoas desempregadas que, por exemplo, tenham conseguido um novo emprego.

De acordo com site Extra, caso o cidadão tenha a carteira de trabalho assinada, o sistema irá analisar novamente, antes do pagamento da segunda parcela. Além disso, o auxílio poderá ser cortado, se a pessoa passar a receber outro benefício, como uma aposentadoria ou uma pensão por morte.

Conquista: Cocaína, maconha, MDA e lindocaína são apreendidas pela PRF

A Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista apreendeu uma grande quantidade de drogas ckmk cocaína, maconha, MDA e lindocaína, na noite deste sábado (30), no trecho da BR 116 que dá acesso ao Aeroporto Glauber Rocha

As drogas estavam escondidas em caixas, malas e outro suportes que estavam dentro de um carro de passeio. Foram 63 kg de maconha, 13 kg de cocaína, 05 kg de MD e 15 kg de lindocaína.

O condutor do carro, de 34 anos, que não teveo nome divulgado, e toda a droga apreendida foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

Itabuna registra mais 17 casos de Covid-19 e chega à marca de 870 infectados

Na noite deste sábado (30), a Vigilância Epidemiológica de Itabuna divulgou um quadro atualizado sobre os casos notificados à respeito da pandemia de infecção pelo coronavírus, causador da doença Covid-19.
Itabuna registrou 17 novos casos, subindo, nas últimas 24h, de 853 para 870. O município contabiliza 35 óbitos em função da doença. De acordo com os dados apresentados no gráfico acima, são 3748 casos notificados, dentre os quais 2425 foram descartados e 410 aguardam resultado.
Os dados apontam ainda que 16 pacientes estão internados em leito clínico, sendo 14 em Unidade de Terapia Intensiva. Há 1907 pessoas isoladas e sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica. Em contrapartida, 240 pessoas já estão curadas. Itabuna é a segunda cidade da Bahia em número de infectados.

‘Mocotó com Jiló’: Nome de Igreja evangélica causa polêmica e viraliza

O nome de uma igreja evangélica chamou atenção dos moradores da cidade de Ilhéus. A instituição, chamada de “Mocotó com Jiló Maná do Céu”, fica no bairro Ilhéus II, na rua Laranjeira.

Um homem, que não foi identificado, gravou um vídeo em frente à igreja e criticou o nome dado pelos responsáveis da instituição. “Gente, veja bem isso aqui. Vê só se Jesus não está voltando. Existe, na bíblia, uma referência pra botar um nome desse?”, questiona ele.

Nome inusitado de igreja causa polêmica nas redes sociais (Foto: Reprodução/Redes Sociais).

Indignado, ele considera que o nome é um insulto à religiosidade. “As pessoas estão brincando com a palavra do senhor Jesus. Isso aqui, gente, podemos chamar de aberração. Jesus está voltando, meus irmãos“. Nos comentários da publicação, pessoas dividiam opiniões. Alguns também criticaram o nome, outros achavam engraçado e alguns consideraram irrelevante. “Pobre vida de quem brinca com Deus dessa maneira“, escreveu um rapaz.

Em contrapartida, uma mulher escreveu: “Eu não olho para templos, mesmo porque a igreja somos nós, nós é quem somos o templo do espírito santo, não são paredes, telhados ou nomes. Se é blasfêmia, meu irmão, eu também acho que é, mas também sabemos que a salvação é individual, aí agora é com eles e Deus“. Depois da polêmica, os responsáveis pela instituição resolveram tirar o “Mocotó com Jiló” do nome e agora a igreja é apenas Maná do Céu.

Rui anunciará obras da Policlínica regional durante evento em Itabuna

O governador Rui Costa assina, nesta segunda-feira (dia 18), às 9h, em Itabuna, ordem de serviço para construção de policlínica regional que deverá atender a 30 municípios do sul do estado. O investimento anunciado para construir a unidade é de R$ 28 milhões. O ato de assinatura ocorrerá no local onde será instalada a policlínica, na Avenida J.S. Pinheiro, Bairro Lomanto, próximo à Unime e ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Rui Costa assinará ordem de serviço na próxima segunda.

Além da assinatura da ordem de serviço para a policlínica, Rui vai entregar 23 viaturas para as polícias civil e militar. Durante a visita ao município, o governador vai também assinar ordem de serviço para início das obras de pavimentação, no acesso do Presídio Estadual de Itabuna, na Rodovia BR-415. A obra de pavimentação do acesso começou nesta semana. Rui fará ainda a entrega de 538 certificados de Cefir (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais).

O consórcio regional que ficará responsável pela gestão da policlínica é formado por Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Una e Uruçuca.