Moradores reclamam de obra inacabada no Vale do Sol há 5 meses

Os moradores da rua B no bairro Vale do Sol, localizado após o final de linha do São Caetano, estão insatisfeitos com a má postura de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (SEDUR).

Segundo relatos, operários iniciaram uma obra de retirada de cascalho em Janeiro deste ano e não terminaram. O agravante se dá no risco que os populares da localidade estão correndo, pois, conforme informações de uma moradora, quando chove fica complicado transitar pela rua. Ainda segundo ela, inúmeras reclamações foram feitas junto ao setor competente, mas até o presente momento só promessas & promessas, todavia, nada foi feito.

Aqui registramos a indignação da população grapiunense e reservamos o espaço para possíveis esclarecimentos e solucionamentos por parte da SEDUR.

Alunos da UNIME reclamam do estacionamento precário e superlotado

Itabuna – Os estudantes da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), Campus II, localizado na Avenida JS. Pinheiro, estão revoltados com a situação precária do estacionamento.

De acordo com informações prestadas por alunos, há anos o estacionamento não sofre uma reforma em sua infraestrutura, acarretando no aparecimentos de buracos e poços de lama em épocas de chuva. Além disso, a faculdade aderiu a novos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e o PRONATEC, ou seja, o numero de estudantes aumentou, e o estacionamento superlotou. Conforme relatos, dias de segunda e terça é impossível encontrar uma vaga, e quando se encontra é dentro da lama (brejo), com direito a fundo musical de sapos e rãs.

A Direção da instituição de ensino poderia atenta-se ao problema. Uma camada asfáltica e a ampliação do local já seria digno ao valor pago mensalmente pelos acadêmicos.

Itabunenses na bronca!

Moradores relataram as suas revoltas com a atual situação de ruas de Itabuna. Conforme o corpo da mensagem, o primeiro caso se dá na rua São José, situada no bairro de Fátima, que se encontra em situação lastimável ha 7 meses.

O segundo caso foi registrado em um local conhecido como “rua da usina”, localizada no bairro Novo Horizonte. O agravante da situação é o esgoto que corre a céu aberto, causando um odor insuportável.

Moradores de Inema pedem socorro

Em contato com nossa redação, moradores do distrito de Inema, denunciaram o descaso do governo do estado, onde abandonaram no distrito uma máquina Patrol que seria usada para melhoramento da estrada que liga o distrito de União Queimada a Inema, tão prometida pelo DERBA – Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia.

A situação da estrada é tão caótica, que os produtores de Inema e Pimenteira se queixam de não conseguirem escoar a produção local, já que há constante atolamento e quebra de ônibus que fazem a linha para os distritos citados.

Estamos ilhados! Os usuários dos transportes muitas vezes são obrigados a percorrerem a pé, distâncias enormes devido às péssimas condições da estrada, impedindo o ônibus de chegar a seu destino”, explica uma moradora.

A estrada em questão é uma extensão da BA-262, que por não ser asfaltada precisa sempre de intervenções, para viabilizar a circulação de veículos.

Populares reclamam da situação do matadouro do Supermercados Meira

Ilhéus – Os moradores do Condomínio Morada do Porto, localizado na rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo a Banco da Vitória, estão sofrendo com a infestação de moscas e o alto teor do mau cheiro de animais abatidos no matadouro do Supermercados Meira.

Os populares informaram a equipe do Blog do Tom Ribeiro, que após os animais serem abatidos, partes não utilizadas, encharcadas de sangue, são retiradas e jogadas no Rio Cachoeira. E quem acaba sofrendo é o povão.

A pergunta feita por eles foi: onde estão os agentes da Vigilância Sanitária de Ilhéus? Será que eles estão fechando os olhos para esta situação?

Coaraci: Populares reclamam da falta de pavimentação na rua do estádio

Os moradores que residem em uma rua localizada em frente ao Estádio Municipal de Coaraci estão reclamando da obra inacabada na localidade. Segundo eles, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciou uma obra escavando um enorme buraco e deixou este aberto causando transtornos a população local.

Apesar de várias reclamações terem sido feitas ao setor competente nada foi resolvido. A rua transformou-se em um verdadeiro lamaçal, dificultando a passagem de veículos e transeuntes. O pedido deles é básico, basta somente a SEDUR disponibilizar uma retroescavadeira que o problema estará resolvido.

Descaso de motorista da Rota revolta passageiros

Atraso e atitude de motorista revolta passageiros (Foto: Divulgação)
Atraso e atitude de motorista revolta passageiros (Foto: Divulgação)

Segundo denúncia feita ao Blog do Tom por uma moradora de Itajuípe, um motorista da Rota Transportes teria agido com má conduta na noite desta segunda-feira (16). De acordo com o relato, a linha Itabuna-Itajuípe tem sofrido atrasos nos horários, o que causou um conflito.

O ônibus marcado para as 18:30 só foi chegar ao ponto de Itabuna às 19:30. Por conta do atraso, havia muitos passageiros no veículo e a cada ponto enchia mais. Em certo momento, o motorista resolveu não abrir as portas e disse que só sairia de lá quando chegasse um ônibus extra, o que fez com que alguns pulassem a catraca. Porém, sensibilizados com o prejuízo que a cobradora iria sofrer, pagaram a ela, já que não tinha nada a ver com a atitude do motorista.

O fato é que o ônibus atrasou e o condutor tratou mal os passageiros. Esta é uma situação que vem se tornando comum em Itabuna, onde motoristas de ônibus urbanos e intermunicipais têm tratado passageiros com ignorância e descaso.

Zoonoses faz apreensão de animais em Itabuna

No início da tarde deste sábado (14), uma equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses da cidade, realizou a apreensão de 20 animais, dentre eles bois e vacas, na Av. Presidente Kennedy, proximidades da Fábrica Penalty.

Em entrevista ao repórter fotográfico Ednaldo Pinto, o médico e veterinário Dr° Waldemar da Fonseca, atual Diretor do Zoonoses, afirmou que esse tipo de descaso não será tolerado, e os animais só serão devolvidos depois que uma multa for paga pelo proprietário. Os animais foram mantidos provisoriamente em um cerco situado dentro do complexo de eventos – Espora de Ouro, e seriam encaminhados para a sede do CCZ no final da tarde.

Dr° Waldemar
Dr° Waldemar

Recentemente publicamos uma matéria sobre uma praça pública invadida por animais, passaram-se o dias e foi constantado por nossa equipe que os animais haviam sido recolhidos. (Relembre clicando aqui.)

O Blog do Tom critica o problema social quando necessário, mas também elogia quando solucionado (!)

Hospital São Lucas: Mulher aguarda quase 7 horas na emergência e volta pra casa sem atendimento

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Nesta sexta-feira (26) uma mulher aguardou por quase 7 horas para ser atendida na Emergência do Hospital São Lucas e voltou para casa sem atendimento. Cleidiane Pereira Carvalho, 30 anos, está com elefantíase e série problemas renais. Ela é de Ubaitaba e foi encaminhada do Hospital São Vicente para o São Luca, em Itabuna, mas o hospital se anegou a atender a paciente sem o encaminhamento da Secretaria de Saúde de Ubaitaba.

Cleidiane esperou por atendimento dentro de uma ambulância na entrada da ala de Emergência do hospital. Ela chegou a ser encaminhada para o Hospital de Base, mas foi informada de que o casa dela deveria ser tratado no São Lucas. Após quase 7 horas de espera, Cleidiane e família desistiram e voltaram para Ubaitaba, sem qualquer atendimento.

Os familiares chegaram a telefonar para prefeitura de Ubaitaba, mas como é feriado na cidade, não houve atendimento.

Descaso

Este é só mais um casos de descaso na saúde pública de Itabuna. O Blog do Tom recebe diversas denúncias sobre a demora e a falta de atendimento nos hospitais, principalmente no São Lucas, onde enfermos esperam horas por atendimento e voltam pra casa do jeito que chegaram.

Moradores do Novo Horizonte protestam contra posto de saúde

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Na manhã desta sexta-feira (19) moradores do bairro São Roque e Novo Horizonte ocuparam o posto de saúde Dr. Jacinto Cabral e realizaram um protesto contra as condições em que o lugar se encontra. Segundo os manifestantes, o posto foi abandonado há mais de um ano. Duas unidades estão sendo atendidas no que sobrou do lugar.

O que os moradores cobram é que a prefeitura reinaugure o posto para que haja um bom atendimento, pois, segundo eles, o posto já foi reformado mas continua abandonado, atendendo pessoas de bairros diferentes sem ser condições para isso. Além da falta de médicos e medicamentos, bagunça tomou conta do espaço, onde duas lixeiras sustentam uma pia, salas estão reviradas e até uma cobra foi encontrada.

Descaso no setor de habitação da Caixa Econômica Federal

Mutuários pela Caixa Econômica Federal estão revoltados com o descaso da empresa sobre as obras do Villa Verde Residencial, em Itabuna, que se encontram paradas. De acordo com cláusulas contratuais, a seguradora deveria assumir a conclusão das obras mesmo em caso de paralisação por parte da construtora responsável. Embora seja um financiamento consideravelmente caro, os mutuários estavam tranquilos por acharem que a Caixa Seguros se responsabilizaria por qualquer imprevisto.

Os apartamentos do Villa Verde Residencial tinham data marcada para entrega, em 30 de março de 2012, entretanto, as obras se encontram paradas desde o segundo semestre do ano passado, quando a construtora Runa, responsável pelas obras, faliu. Diante das dificuldades financeiras que a Runa estava enfrentando na época, a própria empresa teve a iniciativa de suspender as atividades dos trabalhadores. Mais de 1 ano após a data prevista para entrega dos apartamentos, as obras continuam paradas sem que os financiados recebessem qualquer notificação oficial pela Caixa, que deveria tomar providências para garantir o ressarcimento dos prejuízos causados aos mutuários, o que é previsto pela legislação como direito do consumidor.

As obras continuam paradas, as estruturas já construídas estão sendo danificas pelo tempo e ausência de manutenção e, os mutuários, continuam a pagar os juros da obra que nem tem previsão de retorno.

Até o momento, a equipe do Blog do Tom não conseguiu contactar à Caixa.