Escola Profissionalizante de Itabuna abre 740 vagas para cursos

Curso de corte e costura na Escola Profissionalizante  de Itabuna (Foto: Divulgação)
Curso de corte e costura na Escola Profissionalizante de Itabuna (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Itabuna disponibiliza 740 vagas para cursos gratuitos na Escola Profissionalizante. As matrículas foram abertas nesta terça-feira (28) para os cursos de informática, crochê e pintura; hoje (28) para corte e costura, artesanato e culinária; quinta-feira (30) para cabeleireiro e bordado; e na sexta-feira (31) encerram com estética e manicure.

Os interessados devem procurar a Escola Profissionalizante, na rua São Vicente de Paulo, Centro, das 8 às 17 horas. O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senhas.

As aulas começam no dia 3 de fevereiro e prosseguem até 6 de junho, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Atendentes do SAC de Ilhéus recebem curso de libras

Será oferecido em Ilhéus o curso Básico de Língua Brasileira de Sinais com o objetivo de capacitar profissionais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para o relacionamento com pessoas surdas e mudas. As atividades ocorrem a partir desta quarta-feira (dia 29) e vão até a sexta-feira (dia 31) no período das 16 às 18h15, e em dois sábados (1º e 15 de fevereiro), das 8 às 11 horas, no SAC.

O curso será ministrado pelas intérpretes Elisângela Coelho Rosa e Maria Angélica Rocha Castro Silva e terá carga horária de 40 horas, com certificação para os participantes. As instrutoras da rede municipal seguirão uma ementa, que inclui informações sobre Legislação, Alfabeto Manual e Numerais, configurações de Mão, Parâmetros da Língua de Sinais, tipos de frases em libras, identificação pessoal, saudações, calendário, advérbios de tempo, verbos, sinais referentes a documentos pessoais, lugares públicos, casa e escritório, profissões, bairros de Ilhéus, antônimos e pronomes interrogativos.

Conforme explica a Diretora do Centro de Referência e Inclusão à Escola (CRIE), Jorsinai de Argolo Souza, os deficientes audiovisuais estão ganhando mais espaço, indo às ruas ou órgãos públicos, surgindo daí, a necessidade de difusão da linguagem, facilitando o atendimento. “O curso dá a possibilidade de ampliar o conceito de inclusão social, despertando no empresário e na comunidade a necessidade de se fazer atividades inclusivas; é também uma forma de conscientizar a população e chamar a atenção de que se deve criar melhores condições para quem possui algum tipo de deficiência”, diz.

Vídeo mostra PMs sendo humilhados durante curso na Bahia

Um vídeo disponibilizado por um policial militar mostra o nível de exigência a candidatos durante o curso para ingresso na Companhia de Polícia Ambiental. As imagens mostram policiais sendo humilhados, levando tapa na cara e são impedidos de portar comida e água.

No começo desta semana, quatro policiais militares passaram mal em um teste de aptidão física realizado no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, para o Curso de Operações Policiais Especiais (Copes). Dois deles morreram e um se encontra em estado grave no Hospital São Rafael, em Salvador. O tenente Joserrise Mesquita de Barros, 30 anos, precisará de um transplante de fígado.

Equipe da Guarda Civil de Itabuna passa por capacitação

Nesta segunda-feira (7) foi iniciada a qualificação de mais um grupo de guardas civis municipais que estão fazendo continuidade à reestruturação da equipe de Itabuna. A ação começou após o projeto ser encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação. O curso oferecido pela Secretaria da Administração trata da valorização do servidor, policiamento comunitário e atendimento ao cidadão, aliando teoria e prática e exigindo estágio supervisionado. O curso contemplará 15 guardas.

Coordenador da Guarda Civil Municipal Roberto Góes conversa com a equipe (Foto: Gabriel de Oliveira)
Coordenador da Guarda Civil Municipal Roberto Góes conversa com a equipe (Foto: Gabriel de Oliveira)

Entre as disciplinas estão noções de primeiros socorros, combate a incêndio, técnica de operações, relacionamento interpessoal, informática e legislação. O curso é preparatório para o treinamento especializado dos guardas civis em “Armas e Tiros”, realizado no Centro de Formação de Segurança e Vigilância, em Lauro de Freitas.

A capacitação dos guardas civis acontece na sede do Proteja, no bairro Zildolândia, e terá duração de três meses, sendo ministrada pelos inspetores Valdir e Jairo, já treinados em “Armas e Tiros” no Centro de Formação de Segurança e Vigilância.

Senai Bahia oferece vagas em cursos para Ilhéus e Itabuna

Até o próximo dia 8 de outubro estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico e técnico oferecidos pelo Senai Bahia. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição.

As inscrições serão feitas apenas pela internet nos endereços: www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br ou www.unibrasilvestibulares.com.br. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro.

Para os cursos de nível básico serão oferecidas 4.371 vagas, distribuídas em 117 turmas em diferentes áreas, contemplando 28 municípios baianos. Já para os cursos técnicos serão oferecidas 960 vagas, distribuídas em 24 turmas, também em diferentes áreas, contemplando oito municípios baianos.

Em Itabuna as vagas são para Assistente Administrativo (vespertino) / Foto: Divulgação
Em Itabuna as vagas são para Assistente Administrativo (vespertino) / Foto: Divulgação

Para Ilhéus, são oferecidos, no nível técnico, os cursos de Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Redes de Computadores (todos à tarde) e Técnico em Logística, pela manhã. Em nível básico, existem os cursos de Assistente Administrativo (vespertino), Auxiliar de Obras de Edificações (matutino), Auxiliar de Rotinas Administrativas (vespertino), Manutenção Mecânica (matutino) e Montador de Equipamentos Eletrônicos, Computador e Equipamentos Auxiliares (matutino).

Em Itabuna, há vagas para o curso de Assistente Administrativo (vespertino).

As aulas terão início em janeiro de 2014, de segunda à sexta-feira, podendo acontecer também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo Senai. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser posteriormente contratados como aprendizes pelas indústrias.

Informações: Ilhéus24H

Polícia Militar realizou curso para intervenções em presídios

Durante três dias, Policiais Militares que atuam em unidades do sul e extremo sul, estiveram com prepostos do Batalhão de Choque na sede do 15° Batalhão de Itabuna, participando de instrução para atuarem em estabelecimentos prisionais.

O curso foi ministrado pelo Tenente PM Paulo Vinicius Teixeira, que é o Oficial pertencente ao quadro do Batalhão de Polícia de Choque da PMBA. Tendo 30 horas de duração aulas permitiram qualificar os profissionais para atuarem no controle de distúrbios civis, com a utilização de agentes químicos e de munição de impacto controlado.

O objetivo foi buscar através das aulas teóricas e práticas qualificar os policiais para serem multiplicadores nas suas unidades, transmitindo a tropa o conhecimento para intervenção em caso de rebelião nos presídios ou manifestações. Essas ações demonstram a preocupação da Polícia baiana em preparar tecnicamente seu contingente para atuação dentro da legalidade jurídica e com segurança ao policial e ao detento.

Método utilizado durante a invasão.
Método utilizado durante a invasão.

Camaçari: População acampa na rua para conseguir vaga em cursos

A partir da manhã desta sexta-feira (26) pais e alunos começaram a acampar em frente à sede da Secretaria de Cidadania e Inclusão (Secin) para conseguirem se inscrever em um dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Algumas pessoas contam que estão aguardando as senhas de atendimento desde quarta-feira (24). De acordo com uma estudante, as pessoas providenciaram uma lista para organizar a ordem de chegada.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Camaçari, as senhas serão distribuídas a partir das 7h deste sábado (27). O grupo será atendido a partir das 8h. Serão oferecidas 300 vagas para oito cursos: caldeireiro, ajustador mecânico, assistente de planejamento e controle de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão, agente de observação de segurança na indústria, operador de sonda de perfuração, operador de computador, além de montador e reparador de computador.

Quem deseja se candidatar, deve ter entre 16 e 59 anos e ter concluído o Ensino Fundamental I. É necessário levar original e cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade, cartão de inscrição do NIS (Número de Inscrição Social) e  PIS (Programa de Integração Social). A previsão de início das aulas é no dia 26 de agosto.

Aluno da Faculdade de Ilhéus é aprovado para cursar em Haia, na Holanda

O bacharelando do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Vivaldo Pereira da Silva Neto, foi aprovado para fazer o curso de verão em Direito Internacional Público e Privado na Académie International de La Haye. Vivaldo já se encontra em Haia, na Holanda, desde o dia 8 de julho, e deve permanecer no país até 16 de agosto, quando termina o curso. Aluno do nono semestre, ele concorreu com a apresentação de um artigo sobre o Direito Internacional no Mercosul, orientado pelo professor Arthur Andrade Moreira, merecendo destaque pela temática abordada: “Tratados Internacionais e sua utilidade para resolução e intermediação de conflitos no Mercosul”, conforme informação da secretaria geral da Academia.

Fundada em 1923, a Academia de Direito Internacional de Haia é um centro de pesquisa e ensino do direito internacional público e privado, com o objetivo de realizar estudos avançados dos aspectos legais das relações internacionais. Anualmente, a instituição oferece cursos de verão em francês e em inglês a centenas de estudantes interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em Haia.

Desde a sua criação, a Academia de Direito Internacional de Haia está instalada no Palácio da Paz. Próximo ao local estão as instalações da Academia, que incluem o Salão Acadêmico, construído para conferências internacionais, a Biblioteca do Palácio da Paz, bem como outras acomodações administrativas. Ao lado da Academia de Direito Internacional de Haia situam-se as mais altas instituições judiciais, como o Tribunal Internacional de Justiça e a Corte Permanente de Arbitragem.

Filho de Glivaldo Silva e Francis Carneiro, funcionária do Banco do Brasil, Vivaldo estudou o ensino fundamental e o nível médio no Colégio Vitória, e fala a língua inglesa fluentemente. Ele foi o único aprovado da Bahia.