Projeto Viv-à-rte oferece cultura e aprendizado à estudantes

O programa Viv-à-Arte tem o objetivo manter os estudantes com uma ocupação durante todo o dia, afastando-os da criminalidade, principalmente do tráfico, consumo de drogas e das ruas. As atividades culturais e esportivas serão realizadas de segunda a sexta-feira, durante todo o ano, no turno oposto ao das aulas. Na área de cultura, serão promovidas oficinas de artesanato, dança, música e teatro. Cerca de 100 educadores irão trabalhar com estas crianças. Além da Fundação Marimbeta, o programa municipal será coordenado pelas secretarias de Esportes e Recreação e da Educação e Fundação Itabunense e Cultura e Cidadania (FICC).

 

O Viva-A-Arte foi instituído em novembro pelo prefeito Claudevane Leite, tendo como principais objetivos oferecer às crianças e adolescentes uma atenção psicossocial integral, visando à elaboração de projetos para uma vida saudável. Pretende também promover o fortalecimento de uma cultura de paz, dentro do projeto Cidade de Paz, uma das prioridades da atual gestão municipal.

Prefeito Vane e crianças do Viv-à-rte (Foto: Divulgação)
Prefeito Vane e crianças do Viv-à-rte (Foto: Divulgação)

O programa pretende minimizar a incidência de crianças e adolescentes no mundo da violência, criminalidade, drogas e prostituição. Também favorecer o despertar da auto-estima, estimular a construção de projetos de vida saudável, oportunizar a compreensão e o uso da arte e do esporte como mecanismos de transformação e inclusão social.Na semana passada terminou o treinamento de duas semanas para os educadores. As inscrições já começam a partir desta semana. Em todos os bairros, crianças carentes podem se inscrever para participar do projeto, que espera atender cinco mil crianças na primeira etapa.O contato é a professora Deis -8816-6170, ela coordenou a preparação dos monitores.

Pai tenta matar esposa e filhos em Itabuna

Itabuna – Na noite deste sábado (17), policiais militares conduziram até o Complexo Policial, Francisco Gomes da Silva, preso no bairro Nova Califórnia, por tentar atear fogo na companheira e filhos.

Foto: Ednaldo Pinto.
Fotos: Ednaldo Pinto.

De acordo com informações colhidas, Francisco havia brigado com a sua esposa e no momento de fúria disse para ela sair da casa juntamente com as crianças que ele iria queimar o imóvel e também se queimar. Após a mulher dizer não, Francisco pegou um frasco com álcool e jogou parte do líquido no próprio filho, mas, felizmente não conseguiu atear fogo no garoto.

A Polícia Militar foi acionada e esteve no endereço para prender o homem. Francisco foi levado até a Delegacia da cidade, onde permaneceu detido acusado de tentativa de homicídio.

Mr. Catra adota dois bebês com vírus da Aids

O funkeiro Mr. Catra e Silvia Regina Alves, uma de suas três mulheres, ganharam dois novos motivos de alegria desde junho. Catra, que já é pai de 23 filhos, adotou duas crianças que nasceram com o vírus da Aids.

“Estamos criando com todo amor do mundo, assim como criamos os outros 22 filhos. Deus os colocou na minha vida. A mãe morreu e deixou os dois (uma menina, de 2 anos, e um menino, de 3). Quem iria adotá-los desse jeito? Tem que ter muito amor para isso. O amor é o remédio para tudo e esse amor cabe em mim”, contou ao jornal Extra.

Catra disse que as crianças estão bem e estão integradas na rotina da família. “Gostaria de preservá-los. De forma alguma quero fazer disso uma exposição para mim e para eles. Vou continuar trabalhando muito, afinal, agora são 24”, diz Catra.

Telhado de creche em Itabuna desaba por falta de manutenção

O telhado do Lar Fabiano de Cristo, situado na Av. Presidente Kennedy, foi ao chão no início da manhã desta quarta-feira (9).

Mães de alunos estavam preocupadas com um desabamento que poderia acontecer a qualquer momento, devido a falta de manutenção ao telhado. Algumas telhas já haviam caído, o agravante foi que crianças poderiam ser atingidas. Durante este acontecimento felizmente não tinha ninguém na sala.

Onde está a Secretaria de Educação para resolver esses mínimos problemas? Será que é necessário que se aconteça uma tragédia para que uma iniciativa seja tomada? Perguntar não ofende! Aqui registramos e reservamos o espaço para maiores esclarecimentos.

Carrosel da Alegria: Estudantes realizam projeto social no Dia das Crianças

Estudantes realizarão o Projeto Carrossel da Alegria para promover ações sociais que visam trabalhar com arte e cultura para crianças, proporcionando momentos de lazer. O evento ocorrerá em Itabuna nos dias 11, 12 e 13 de outubro, mês das crianças.

O projeto é desenvolvido no contexto educativo das escolas públicas, instituições filantrópicas, igrejas, hospitais, Organizações Não-Governamentais (ONGs) que tenham como público alvo crianças e adolescentes. O Carrossel da Alegria é formado por um grupo de estudantes voluntários de diversos cursos de graduação que se uniram para oportunizar as crianças carentes uma tarde de lazer e recreação no final de semana que é comemorado o Dia das Crianças.

O evento será realizado através de atividades envolvendo gincanas, recreação, oficinas de teatro, histórias com fantoches, show de mágica, oficinas de artes, concursos de dança, camarim fashion, apresentações do grupo de dança Swing Dance e o Dj Diego. Se algum leitor tiver algum talento e quiser fazer parte do projeto pode entrar em contato com o telefone (73) 8808-8267. O grupo estará na Praça Olinto Leone nessa sexta-feira (4) durante a tarde e no sábado (5) pela manhã, arrecadando brinquedos e doces.

Atualização de vacinas para crianças começa neste sábado

Começa neste sábado (24) a campanha de atualização das vacinas para crianças em todo o Brasil. Crianças menores de 5 anos de idade devem ser levadas aos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e as vacinas atualizadas de acordo com a situação de cada uma.

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil, que são a BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Segundo o Ministério da Saúde, o público nesta faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças. A campanha será realizada até o dia 30 deste mês, em conjunto com estados e municípios.

É o segundo ano que vai ser realizada uma campanha “multivacinal”. Campanha semelhante foi realizada em 2012. Este sábado vai ser o “Dia D”, em que todos os postos de saúde da campanha vão estar abertos no país. São cerca de 35 mil postos em todo o Brasil e mais de 350 mil profissionais envolvidos na campanha.

Feira de Santana: Aposentado tenta matar duas crianças

O aposentado Estevão tentou matar duas crianças. / Foto: Acorda Cidade
O aposentado Estevão tentou matar duas crianças. / Foto: Acorda Cidade

Um aposentado de 72 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (21) acusado de tentar matar duas crianças de onze anos em Feira de Santana. O Estevão de Souza Barreto foi detido pela Polícia Militar no bairro Campo do Gado Novo, onde mora.

Segundo informações da delegacia de Feira, Estevão teria tentado inicialmente matar uma garota de 11 anos golpeando-a na cabeça com um martelo. O pai da vítima, o ajudante de pedreiro Felipe Teles Menezes, foi chamado por um de seus filhos que o alertou sobre a tentativa de homicídio.

O pai chegou e conseguiu salvar a criança. O acusado então tentou fugir e sacou um revólver, atirando em outra menina também de 11 anos.

Estevão seguiu para o seu veículo até ser interceptado pelos policiais militares. Dentro do carro foram encontrados fogos de artifício, um botijão de gás e garrafas de óleo diesel e gasolina. A polícia acredita que Estevão tenha tentado se matar explodindo o veículo antes de ser preso.

No carro do suspeito foram encontrados um botijão de gás e artefatos explosivos. / Fotos: Acorda Cidade
No carro do suspeito foram encontrados um botijão de gás e artefatos explosivos. / Fotos: Acorda Cidade

Segundo a delegada Luciene Bugia, Estevão foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio e já foi encaminhado para o Conjunto Penal de Feira de Santana. “A gente vai concluir o inquérito, relatar e encaminhar”, diz a delegada. Segundo ela, denúncias de que Estevão também teria cometido crime de pedofilia serão investigadas pela Delegacia para Adolescente Infrator (DAI).

As duas meninas estão internadas no Hospital da Criança e não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

Fonte: Correio

Prorrogada vacinação contra poliomelite até 5 de julho

Foi prorrogada até o dia 5 de julho a Campanha Nacional Contra a Poliomelite. A prorrogação foi decidida pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) porque o número de crianças vacinadas no estado foi considerado baixo. Apenas 64,82% das crianças foram vacinadas em Itabuna até o dia 21 de junho, data que seria de encerramento da campanha.

A meta inicial previa a imunização de 13.374, mas se alcançou apenas 8.669 crianças. No estado, o percentual também foi baixo, já que alcançou somente 86,79%. A meta previa uma cobertura superior a 95% da população estimada.

A vacina contra a paralisia infantil (poliomielite) deve ser tomada nas Unidades Básicas de Saúde, abertas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.