Mototaxista é preso após usar namoradora para transportar arma em Itabuna

Na tarde desta sexta-feira (1), Wagner Nascimento Cordeiro, de 32 anos, foi preso juntamente com Taylane de Oliveira Freitas, 18 anos, nas ‘casinhas da Bananeira – área localizada após o bairro Mangabinha.

Wagner mora no Parque Boa Vista, e segundo a polícia, havia acabado de comprar a arma na bananeira, entretanto, o vendedor não foi encontrado.

O mototaxista estava sendo investigado pelos agentes da [P2] – serviço de inteligência da polícia militar, pois estava em liberdade condicional. Os policiais o viram em atitude suspeita transitando em uma moto com sua namorada na garupa. Ao serem abordados foi encontrado dentro da bolsa de Taylane um revólver calibre 32, com cinco balas.

O casal foi detido e levado até a 6ª Coorpin [Coordenadoria de Polícia do Interior] Delegacia da cidade, onde um boletim de ocorrências foi feito, pelo crime previsto no art. 14 da Lei. nº 10.826, porte ilegal de arma. A moto foi apreendida e encaminhada até o pátio do Complexo.

Por ter quebrado a liberdade condicionada Wagner retornou para o presídio, e Taylane foi liberada após assinar um TCO [Termo Circunstanciado].

Foto: Ednaldo Pinto.
Foto: Ednaldo Pinto.

22 detentos tentam fugir do presídio usando uma “tereza”

Foto: Ed P'
Foto: Ed P’

Um fato cinematográfico aconteceu no início da noite desta quarta-feira (28) no Conjunto Penal de Itabuna. Mais de vinte e dois detentos estavam se programando para fugir do pavilhão 1 – parte provisória, usando lençóis amarrados uns aos outros que formava a famosa “tereza”, entretanto, foram surpreendidos pelos agentes penitenciários.

Segundo os agentes, um detento de prenome Jhonatan assumiu ter sido o idealizador do plano, além de ter confeccionado a “corda”.

Após tentarem ganhar a liberdade de forma ardilosa, receberão mais um processo por premeditação de fuga e quando sentenciado por um Juiz poderão ter um acréscimo significativo em suas penas,

Esposa de detento é presa ao tentar entrar com munições no presídio

Fotógrafo: Ed Pinto
Fotógrafo: Ed Pinto

Alexandra Rocha Santos foi detida na Colônia Penal de Itabuna, no início da noite desta sexta-feira (16), após tentar levar para o marido que está encarcerado 3 munições calibre 32 dentro de um saco com sabão em pó.

As munições foram descobertas devido uma revista de praxe aos itens que entram no presídio. Alexandra foi conduzida até a Delegacia de Itabuna onde o fato foi registrado e ela encontra-se à disposição da Justiça.

 

Ex-mulher de detento é presa após esfaquear amante em frente ao presídio

Foto: Ed Pinto
Foto: Ed Pinto

Rosângela Santos de Jesus foi presa na tarde desta quinta-feira (15), após tentar matar uma mulher identificada como Thamiles Santos de Almeida a golpes de faca, em frente ao portão do Conjunto Penal de Itabuna.

Em depoimento, Rosângela afirmou que aguardou Thamilles sair da visita e atacou-a com dois golpes de faca que atingiram a costas e o tórax. Ainda afirmou que a motivação foi que antes da separação entre ela e o detento Marcelo, Thamilles já era amante dele, e após tomar conhecimento que eles ainda estavam relacionando-se decidiu mata-la.

O SAMU foi acionado e a vítima foi encaminhada ao Hospital de Base. A agressora foi detida e conduzida até o Complexo Policial de Itabuna e hoje (16) foi transferida para o presídio acusada de tentativa de homicídio – crime contra vida.

13

6

Torta recheada de maconha é apreendida no presídio de Itabuna

Foto: Ed Pinto

Uma torta diferenciada foi apreendida no Conjunto Penal de Itabuna na tarde desta sexta-feira por volta das 14:00h.

De acordo com informações do agentes penitenciários, uma mulher ainda não identificada visitou o detento Cleiton Nunes e deixou para o mesmo uma torta e em seguida foi embora, entretanto, como é de praxe revistar os itens ou alimentos deixados ao encarcerados, os agentes realizaram uma breve inspeção na torta e perceberam que havia alguns “objetos” entre a massa, ao retirarem esses “objetos” foi constatado que se tratava de dois tabletes de maconha empressada, outro pedaço da maconha enrolado em um saco plástico e quatro chips da operadora Oi.

O detento foi conduzido para o CPI – Complexo Policial de Itabuna onde um boletim de ocorrências foi feito. Cleiton está cumprindo pena por assalto a mão armada e agora enfrentará um novo processo judicial.

Detento: Cleiton Nunes
Detento: Cleiton Nunes

Presídio: Maconha é encontrada dentro de um vaso com creme

Fotos/Ed. Pinto

Durante revista no Conjunto Penal de Itabuna na tarde desta sexta-feira (2), os agentes penitenciários encontraram uma certa quantidade de droga na cela de um dos detentos.

Segundo os agentes, ao revistarem a cela onde Lindomar Santos Silva Borges estava, foi encontrado dois pedaços de maconha embaladas em preservativos dentro de um vaso com creme para cabelo.

Apesar da astúcia para esconder o entorpecente Lindomar não terá a mesma para se livrar de mais um processo. Sendo autuado em flagrante por mais um crime, o seu período de detenção poderá aumentar.

Retornando para o Conjunto Penal de Itabuna.
Retornando para o Conjunto Penal de Itabuna.

Polícia Militar realizou curso para intervenções em presídios

Durante três dias, Policiais Militares que atuam em unidades do sul e extremo sul, estiveram com prepostos do Batalhão de Choque na sede do 15° Batalhão de Itabuna, participando de instrução para atuarem em estabelecimentos prisionais.

O curso foi ministrado pelo Tenente PM Paulo Vinicius Teixeira, que é o Oficial pertencente ao quadro do Batalhão de Polícia de Choque da PMBA. Tendo 30 horas de duração aulas permitiram qualificar os profissionais para atuarem no controle de distúrbios civis, com a utilização de agentes químicos e de munição de impacto controlado.

O objetivo foi buscar através das aulas teóricas e práticas qualificar os policiais para serem multiplicadores nas suas unidades, transmitindo a tropa o conhecimento para intervenção em caso de rebelião nos presídios ou manifestações. Essas ações demonstram a preocupação da Polícia baiana em preparar tecnicamente seu contingente para atuação dentro da legalidade jurídica e com segurança ao policial e ao detento.

Método utilizado durante a invasão.
Método utilizado durante a invasão.

Presídio: Mais uma mulher é detida ao tentar entrar com droga na vagina

Fotos: Ed Pinto
Fotos: Ed Pinto

Uma mulher chamada Marlise Barbosa Santos, 21 anos, foi presa ao tentar entrar com uma certa quantidade de maconha no Conjunto Penal de Itabuna na tarde desta quarta-feira (31).

Segundo as agentes penitenciárias, Marlise foi submetida à revista íntima obrigatória onde é necessário tirar a roupa, afastar os dois joelhos em cima de uma espelho e encher os pulmões com ar e solta-lo, no entanto, ela aparentou está nervosa e com repulsa aos movimentos. Logo a agentes desconfiaram e perceberam uma embalagem plástica em sua vagina, ao retirarem foi descoberto um chip da Tim e uma quantidade de maconha.

Marlise foi encaminhada para o Complexo Policial de Itabuna onde prestou depoimento e afirmou que comprou a maconha com o dinheiro do bolsa família, dos R$ 130,00 sacados ela gastou R$ 70,00 com a droga. Sendo autuada em flagrante ela permanece a disposição das autoridades.

Presídio: Maconha é encontrada dentro de uma muleta

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

O Conjunto Penal de Itabuna constantemente apresenta itens apreendidos com um requinte de inteligência.

Na tarde desta sexta-feira (12) foi realizada mais uma revista rotineira, e após os agentes penitenciários abordarem Jonathan Conceição dos Santos que utilizava uma muleta para andar, foi encontrado dentro dela 240 gramas de maconha enrolada em sacos plásticos, 4 chips, uma pequena serra e um aparelho de mp3.

O detento tinha o direito de usar a muleta pois recentemente passou por uma intervenção cirúrgica na perna direita. Os itens apreendidos foram encaminhados para a 6ª Coorpin – Delegacia de Itabuna.

   

Aparelho de Dvd diferenciado é apreendido no presídio de Itabuna

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

No início da noite desta quinta-feira (11), um fato inusitado ocorreu no Conjunto Penal de Itabuna.

Após o momento de visita dois detentos identificados como Tiago Sena de Oliveira e Warderley Indio Brasil, retornavam para suas celas quando foram solicitados para uma breve revista. Para surpresa dos agentes penitenciários foi encontrado dentro de um aparelho Dvd  que eles iriam levar para cela, uma pistola 6.75 totalmente desmontada e sem o carregador 297 gramas de maconha, 16 gramas de crack, 4 celulares e 7 chips.

Os detentos foram encaminhados para 6ª Coorpin, onde um novo inquérito foi instaurado e em seguida retornaram para o Presídio.

Aparelho de Dvd

4

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto