Bandido tomba em confronto com a Polícia Militar

Fotos: Ednaldo Pinto.
Fotos: Ednaldo Pinto.

Na noite desta quinta-feira (29), Joílson Paulo dos Santos, 30 anos, vulgo “Buti” morreu e o seu comparsa não identificado foi encaminhado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, após uma intensa troca de tiros com Policiais Militares em Coaraci.

De acordo com informações, após denúncias os pm’s foram até o local apontado onde os suspeitos de alta periculosidade estariam. Ao verem a viatura começaram a atirar. Em defesa, os militares revidaram e, acabaram atingindo a dupla, sendo que um não resistiu e foi a óbito, e o outro foi levado com vida para o Pronto Socorro do Hospital de Base.

O corpo do criminoso foi levado até as dependências do Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Itabuna. Onde será necropsiado e posteriormente liberado para enterro.

Atualizado 10h 23

O comparsa de “Buti”, que foi encaminhado para o Hospital de Base, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Homem é preso após manter relações sexuais com garota de 13 anos

Coaraci – A Polícia Civil prendeu Humberto Jesus Silva, conhecido como “nego thaimba“, sob acusação de estupro de vulnerável, por ter mantido relações sexuais com uma garota de apenas 13 anos.

De acordo com informações prestadas pelos pais da adolescente, a menor saiu de casa por volta das 19h do último domingo (4), e não retornou. Após horas e horas de buscas, ela foi encontrada na casa do Humberto com mais dois menores.

Na delegacia, “Thaimba” afirmou que manteve relações sexuais por duas vezes com a menor, sendo confirmado pela mesma. O flagrante foi lavrado pela delegada Drª Ana Cristina Cabral, ficando o mesmo a disposição da Justiça.

Apesar do consentimento da garota, Humberto será processo por estupro de vulnerável, pois a adolescente tem menos de 14 anos, e o crime está previsto no Art. 217-A, do Código Penal Brasileiro.

Homem é executado a tiros em Coaraci

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.
Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Renilton Tavares da Silva, de 44 anos, foi morto com três tiros na Avenida Itapitanga, em Coaraci. O crime ocorreu no último sábado (1°).

De acordo com informações colhidas com moradores, Renilton discutiu com dois homens quando um deles sacou um revólver calibre 38 e efetuou os disparos, sendo que três o atingiram, um no rosto, e dois nas costas. Baleado, ele correu cerca de 100 metros até cair morto em uma marcenaria.

Segundo a polícia, Renilton tinha envolvimento com o tráfico de drogas e já havia sofrido duas tentativas de homicídio.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna realizaram o levantamento cadavérico.

Coaraci: Populares reclamam da falta de pavimentação na rua do estádio

Os moradores que residem em uma rua localizada em frente ao Estádio Municipal de Coaraci estão reclamando da obra inacabada na localidade. Segundo eles, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciou uma obra escavando um enorme buraco e deixou este aberto causando transtornos a população local.

Apesar de várias reclamações terem sido feitas ao setor competente nada foi resolvido. A rua transformou-se em um verdadeiro lamaçal, dificultando a passagem de veículos e transeuntes. O pedido deles é básico, basta somente a SEDUR disponibilizar uma retroescavadeira que o problema estará resolvido.

Guarda Municipal está em greve desde dezembro por tempo indeterminado

A Guarda Municipal de Coaraci encontra-se em greve desde o último dia 30 de dezembro de 2013. Representantes da classe explicam que o motivo da greve se dá nas condições de insalubridades em que os agentes estavam trabalhando.

Dentre as reivindicações estão: melhores condições de trabalho; fardamento completo e com acessórios; cursos de capacitação e treinamento adequados; adicional de periculosidade de 30% sobre o salário ( Lei federal n° 12.740 de Dezembro de 2012); postos de trabalho com condições mínimas de higiene.

A paralisação conta com o apoio da SINDGUARDA (Sindicato dos guardas do Estado da Bahia) sediada em Ilhéus, e caso a atual gestora, Josefina Castro (PT), não se manifeste o grupo continuará em greve.

Jovem é preso após balear criança de 6 anos

Coaraci – Na tarde desta quinta-feira (26), Rafael de Jesus Santos, de 26 anos, conhecido como Rafinha, foi preso após balear uma criança de apenas 6 anos em pleno natal (25). Segundo informações, Rafinha queria se vingar de Elisabete, mãe da garota. A mulher teria ouvido uma conversa e descobriu que Rafinha pretendia assaltar o mercado do cunhado dela e revelou a ação. O cunhado de Elisabete questionou Rafael sobre o ato criminoso e ele decidiu se vingar.

Na noite de quarta, ele arrombou e invadiu a casa e deflagrou tiros. A menina de 6 anos, que estava no sofá, foi atingida. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.

Clique dos leitores: Chuvas alagam cidades e prejudicam população

Leitores do Blog do Tom enviaram para nossa redação fotos dos estragos que as fortes chuvas provocaram neste final de semana na região sul baiana.

Coaraci

A cidade já estava alagada 20 minutos após o início da chuva. Esgotos entupidos impossibilitaram o escoamento da água, prejudicando quem estivesse na rua, além de ser uma fonte de contaminação.

Salobrinho

No último domingo (20) Salobrinho também ficou em estado de alerta. O distrito ficou alagado e casas foram invadidas pela água suja da chuva.

Itabuna

Em Itabuna a situação não foi diferente. Moradores que moram em frente ao condomínio Pedro Fontes II, bairro São Roque, sofreram com a chuva e ficaram ilhados na segunda-feira (21). Segundo moradores, toda vez que chove o córrego transborda e alaga as vias. Uma passarela já foi prometida para ser construída no local, mas nada foi feito até o momento.

Universidade Federal do Sul da Bahia é apresentada em Coaraci e Itajuípe

Nesta quarta-feira (16) duas aulas públicas foram realizadas em Coaraci e Itajuípe onde foi apresentado o modelo de operação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e dos colégios universitários. As aulas foram ministradas pelos professores Naomar Almeira, reitor da instituição, e pela vice-reitora Joana Guimarães com iniciativa das prefeituras de Coaraci, Almadina, Itapitanga e Itajuípe.

Coaraci e Itajuípe vão sediar unidades dos Colégios Universitários (Cunis), atendendo os municípios sede além de Coaraci, Itapitanga e Almadina. O reitor Naomar Almeida tem relatado o papel desempenhado pela prefeita Josefina Castro para atrair uma unidade do Colégio Universitário para Coaraci. Brincando, o reitor tem dito que a “prefeita praticamente o sequestrou com sua equipe para Coaraci para mostrar a viabilidade da instalação do Colégio Universitário no município”.

A cidade sul baiana é a que tem o maior número de estudantes no ensino superior das cidades de pequeno porte, superada apenas por Ilhéus e Itabuna. São nove linhas diárias de ônibus para a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e faculdades privadas. “Nossa cidade é referência, temos 10 professores daqui ensinando em universidade. Temos também um grande número de estudantes fazendo o ensino superior”, disse a prefeita Josefina Castro que é doutora em educação e leciona na UESC e Unime.

A prefeita destacou o papel da instituição definindo como arrojado e novo. “É um momento histórico na região”, afirmou. Josefina também ressaltou o papel desempenhado pelo Deputado Federal Geraldo Simões na conquista da instituição. “O papel de Geraldo foi fundamental para a vinda da universidade”. Presente as cerimônias o deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosembeg Pinto se disse um entusiasta da ideia e do modelo da universidade. “É um novo conceito e forma de educação ajudando a fixar a população em seu lugar e privilegiando a nossa juventude”, afirmou.

Colégios Universitários

A entrada nos Colégios Universitários será o primeiro ciclo na formação do aluno da UFSB. Serão oferecidas cinco mil vagas, em 26 unidades dos Colégios Universitários, sendo 2.550 na área do Território Litoral Sul, 1.150 no Território Costa do Descobrimento e 1.300 no Território Extremo Sul.

O modelo é adotado por 13 universidades federais brasileiras. Um dos exemplos de universidades de grande porte que vem adotando o sistema é a Unicamp, de Campinas (SP), uma das mais conceituadas universidades brasileiras.

Família reconhece corpo de criança encontrada em rio

Andressa dos Santos, de 6 anos, desapareceu no dia 19 de agosto, em Almadina. Desde então, familiares a procuravam incansavelmente, segundo relatos do pai a sua filha foi raptada por maldade, pois ele não deve nada a ninguém, declarou André Marques em entrevista.

Na tarde deste domingo (15) aproximadamente um mês de desaparecimento, um corpo de uma criança foi encontrado debaixo de uma ponte onde passa o rio Almada, situado próximo a Coaraci. Após a polícia ser acionada, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiros ambos de Itabuna, deslocaram-se até o local na manhã desta segunda-feira (16). O corpo foi encaminhado para o Complexo Policial de Itabuna, e apesar do seu estado de decomposição, familiares afirmaram ser Andressa por conta do vestido que ela usava ser a mesmo que foi encontrado. [Confira a foto]. Entretanto, o perito Paulo Libório afirma que não tem provas materiais, (teste de DNA), portanto, não pode concordar com a família.

O corpo foi encontrado com um fio elétrico enrolado com várias voltas no pescoço. Clique em ‘mais‘ e veja as fotos.

Leia mais…