Mulher desmaia após aguardar 40 minutos para ser atendida em banco de Itabuna

Foto enviada por Pollyana Rios via WhatsApp.

Uma mulher passou mal e desmaiou em uma agência da Caixa Econômica Federal, situada na Avenida Cinquentenário, próximo à praça Adami. O episódio ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (16), e deixou os clientes assustados.

Segundo informações de testemunhas que presenciaram o fato, a mulher aguardava na fila há mais de 20 minutos e reclamou com um funcionário da instituição financeira para que seus direitos fossem respeitados. Ainda de acordo com as informações, no momento da reclamação ela passou mal e desmaiou.

Dois funcionários ajudaram-na, colocando-a em uma cadeira e, logo acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Situações como essa poderiam ser evitadas caso a Lei dos 15 minutos fosse posta em prática. O Ministério Público Federal da Bahia (MPF/BA), já determinou que os bancos localizados na Seção Judiciária da Bahia devem respeitar o prazo máximo de 15 minutos para atendimento dos clientes nos caixas das agências, exceto em dia anterior ou imediatamente posterior a feriados, quando o prazo pode chegar a 30 minutos, sob pena de multa de cinco mil reais em cada ocorrência de descumprimento. Infelizmente, essa determinação não é cumprida em Itabuna.

Cadê a fiscalização? Cadê os Vereadores – Fiscais do Povo?

Confira;

Polícia prende integrantes de quadrilha que falsificava documentos na Cinquentenário

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.
Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Itabuna – Policiais Civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) realizaram mais prisões nesta semana. A investigação gira em torno de uma quadrilha especializada em falsificar documentos em geral como de carros, habilitações, identidades, contra-cheques, diplomas, comprovantes de residência, entre outros.

O casal preso foi apresentado à impressa na manhã desta sexta-feira (7).
O casal preso foi apresentado à impressa na manhã desta sexta-feira (7).

Na noite desta quinta-feira (6) os agentes estiveram em um escritório localizado Avenida Cinquentenário – Centro, onde prenderam Nadson Alves dos Santos, de 21 anos, e Geisa Mota dos Santos, de 20, além de apreenderem computadores, impressoras e vários papéis.

Segundo o coordenador da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Evi Paternostro, os documentos foram utilizados na abertura de contas e solicitação de empréstimos consignados. Pelas fotografias dos documentos é possível notar cerca de seis RGs com identificações diferentes para uma mesma pessoa.

Vendedores ambulantes são transferidos da Cinquentenário

Fiscais da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, a Guarda Civil Municipal e dirigentes da Associação dos Vendedores Ambulantes de Itabuna (AVIA) convenceram  os últimos ambulantes a ficarem em estandes na Praça Adami nesta segunda-feira (18). A maioria dos vendedores ocupavam os passeios da avenida do Cinquentenário e transversais, no centro de Itabuna.

Ambulantes estão sendo transferidos para Praça Adami (Foto: Pedro Augusto)
Ambulantes estão sendo transferidos para Praça Adami (Foto: Pedro Augusto)

Os servidores estiveram na avenida Cinquentenário e orientaram os vendedores ambulantes sobre a necessidade de cumprimento do acordo feito com a Prefeitura visando facilitar a locomoção dos pedestres, desobstruindo as transversais e garantindo o direito de ir e vir dos cidadãos.

Durante a ação, o comandante da Guarda Civil Municipal, Roberto Góes, disse que não houve dificuldade de entendimento com os ambulantes. “Estamos tendo êxito e a Prefeitura vai suprir todas as necessidades deles. Em torno de 90% dos ambulantes já haviam saído da Cinquentenário, sem a necessidade de intervenção da Guarda Municipal”, avaliou.

Guardas municipais conversam com vendedores (Foto: Pedro Augusto)
Guardas municipais conversam com vendedores (Foto: Pedro Augusto)

O presidente da AVI, Márcio Higino, acompanhou a ação dos fiscais e da Guarda Civil Municipal, tendo destacado a importância de concentrar as vendas em um só lugar. “Quando juntamos os camelôs em um único local garantimos nosso trabalho normal, sem problemas para transeuntes ou para os comerciantes no movimento de vendas do Natal”, analisou.

Márcio explica que, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura, está sendo realizada uma campanha de conscientização dos ambulantes sobre as mudanças. Através de cursos se promove a qualificação dos ambulantes e a harmonia no trabalho com a sociedade.

Mudanças

A Praça Adami recebeu mais oito toldos e terá iluminação especial no período natalino, além de shows musicais. Os ambulantes cadastrados pela Prefeitura e pela AVI foram transferidos para lá até dia 31 de dezembro.

A partir do dia 2 de janeiro a maioria será transferida, temporariamente, para rua Oswaldo Cruz, vizinho à Fundação Sesp. No próximo dia 6 de dezembro a Prefeitura realiza licitação para contratação da empresa responsável pelas obras do shopping popular.

Duas mulheres brigam na avenida do Cinquentenário

Na manhã desta quarta-feira (30) duas mulheres brigaram na avenida Cinquentenário, em Itabuna. Na briga, uma vendedora de chips de celular chegou a receber cadeirada e as duas se enfrentaram, chamando a atenção de quem passava por perto.

Mulher dá cadeirada em outra (Foto: Ari Rodrigues)
Mulher dá cadeirada em outra (Foto: Ari Rodrigues)

A briga foi apartada por vendedores das proximidades.

As duas se agridem (Foto: Ari Rodrigues)
As duas se agridem (Foto: Ari Rodrigues)

Flagrantes de Ari Rodrigues e informações do Pimenta.

Homem sequestrado é encontrado com a cabeça e as mãos arrancadas

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Na noite deste domingo (1º) o mototaxista Ailton Lopes da Silva, de 40 anos, foi sequestrado após estacionar seu carro no centro da cidade. Segundo informações da polícia, Ailton havia saído por volta das 20 horas para guardar o carro e não retornou para casa. Sua esposa, Dayara Souza, foi informada por um funcionário de uma sorveteria que a vítima teria estacionado seu veículo Uno Branco ao lado da Caixa Econômica e atravessou a Praça Camacã. Logo em seguida ele teria sido abordado por três indivíduos armados em dois carros – um Golfe Prata e um Celta Preto -, que os jogaram no banco traseiro de um dos carros e seguiram em direção à Catedral. O veículo de Ailton permaneceu no lugar, mas informações dão conta de que viram o carro dele no bairro Conceição à 1 hora da manhã e às 3 horas no Bairro de Fátima.

Corpo decapitado

Na manhã desta segunda-feira (2) foi encontrado um corpo sem cabeça e as mãos na estrada de Ibicaraí.

O homem ainda não foi identificado e os membros arrancados não foram encontrados na localidade. A polícia militar está no local e aguarda a chegada de peritos do Departamento de Polícia Técnica. Há suspeitas de que o corpo pode ser de Ailton.

Atualizado às 13:30h

Familiares do mototaxista estiveram no DPT – Departamento de Polícia Técnica para confirmação do corpo encontrado, e Ailton foi reconhecido pela roupa e tatuagem na perna esquerda.

Imagens Fortes!

A galeria dessa matéria foi escondida por conter cenas muito fortes.Você pode ver as fotos clicando no botão abaixo somente dentro do post.

Menores são presos armados na avenida Cinquentenário

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Dois jovens menores de idade foram presos pela Polícia Militar após um policial à paisana os flagrarem na tarde deste domingo (28). Os suspeitos estariam praticando assaltos na avenida Cinquentenário, próximo à sorveteria Danúbio Azul (de dois andares), utilizando um revólver. Após serem conduzidos à delegacia, o pai de um dos meliantes foi até o local retirar ele.

Acontece nesta sexta-feira desfile em homenagem à Independência da Bahia

Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna participam hoje a tarde do desfile cívico em homenagem aos 190 anos da Independência na Bahia. O evento, organizado pela Secretaria Municipal da Educação (SEC), tem o objetivo de resgatar e valorizar a história do 2 de Julho, possibilitando à sociedade itabunense conhecer a importância da Bahia no movimento de Independência do Brasil.

A iniciativa faz parte do projeto “Itabuna, Resgatando a História da Independência da Bahia”, implementado pela SEC e que este ano conta com a participação de 15 escolas municipais. A concentração dos estudantes para o início do desfile está programada para as 14 horas no Jardim do Ó, de onde os participantes seguirão em direção à avenida do Cinquentenário ressaltando os fatos e personagens que fizeram parte da luta pela Independência na Bahia. A dispersão acontecerá no cruzamento com a avenida Amélia Amado.

De acordo com a comissão organizadora do desfile cívico, a decisão da prefeitura em promover o desfile em data posterior ao 2 de Julho deve-se ao fato de que tal manifestação não faz parte da cultura local e, por se tratar de um feriado estadual, muitas pessoas aproveitaram para viajar. “A idéia é justamente introduzir no calendário letivo e de festividades da cidade as comemorações do 2 de Julho”, diz Claudevane Leite.

“Precisamos resgatar a nossa história para que as gerações futuras possam valorizar a importância daqueles homens e daquelas mulheres que lutaram pela concretização da Independência Brasileira”, frisou a professora Núbia França. Até a dispersão, os estudantes da Rede Municipal trarão à luz personagens que fizeram parte da luta pela Independência na Bahia: Maria Quitéria, José Joaquim de Lima e Silva, Lord Cochrane, Maria Felipa, Madeira de Melo, Joaquim Inácio de Siqueira Bulcão, Visconde de Pirajá, Freira Joana Angélica, Corneteiro Lopes, bem como as figuras dos caboclos indígenas.