Sonda da Nasa envia fotografia da superfície do planeta Mercúrio

Imagem divulgada nesta semana pela sonda Messenger, da agência espacial americana (Nasa), mostra a superfície do planeta Mercúrio. A fotografia foi feita em 2 de outubro pelo equipamento.

Fotografia feita pela sonda Messenger, da Nasa, mostra a superfície do planeta Mercúrio (Foto: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington/Nasa/Reuters)
Fotografia feita pela sonda Messenger, da Nasa, mostra a superfície do planeta Mercúrio (Foto: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington/Nasa/Reuters)

A Messenger (que significa “mensageiro”, mas é também a sigla em inglês para Exploração, Geoquímica, Ambiente Espacial e Superfície de Mercúrio) partiu da Terra em 3 de agosto de 2004, e desde então fica “dançando” entre a Terra, a Lua e Mercúrio propriamente dito, num complexo movimento que o impede de ser atraído pelo campo gravitacional do Sol.

A nave, com dois painéis solares para alimentação e um guarda-sol para mantê-lo fresco o suficiente para operar, vai estudar a história geológica, o campo magnético, a composição da superfície e outros mistérios desse planeta tão pouco conhecido. Quando a missão terminar, a nave vai cair na superfície de Mercúrio.

Com um diâmetro ligeiramente maior que o da Lua (cerca de 4.800 quilômetros), Mercúrio deveria ser todo sólido, até o núcleo. Mas a presença de um campo magnético sugere que ele é parcialmente derretido por dentro.

Fonte: G1

Estudantes de Itabuna apresentam pesquisas em Pernambuco

Estudantes do Colégio Amélia Amado de Itabuna participarão este mês de um evento internacional que será realizado em Pernambuco. Os estudantes fazem parte de um grupo de pesquisa (GEPAA) que é formado por mais de 30 anos, entre jovens do 9º ao 3º ano do ensino médio, onde estudam e pesquisam sobre diversos temas e assuntos. Entre algumas pesquisas já feitas, várias tiveram uma apresentação em feiras de ciências e tecnologias pelo Brasil.

Duas recentes pesquisas foram selecionadas para serem apresentadas na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento este de nível internacional que acontecerá entre os dias 17 e 26 de julho em Recife, Pernambuco. Os temas foram: “A Eco-Trilha Alternativa” e “Protenco – Prótese que eleva a prática do atletismo”.

Para mais informações sobre o evento, pode estar clicando aqui.