Secretaria Nacional de Defesa Civil libera recurso para Itabuna

Cerca de 40 dias depois de ter reconhecido a situação de emergência em Itabuna em decorrência das fortes chuvas e enxurradas que castigaram a cidade no final de novembro, a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional publicou Portaria nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União autorizando a liberação de R$ 556.500,00 para o município. Os recursos serão empregados para ações de socorro às vitimas e restabelecimento de serviços essenciais.

O Plano de Trabalho elaborado pela Comissão Municipal da Defesa Civil será executado em até 365 dias, segundo o coordenador Roberto Avelino. Envolve ações de assistência social aos desabrigados e desalojados pela cheia do Riacho Água Branca nos bairros São Roque, Caixa d’Água, Antique, Monte Cristo e Santa Inês e danos a residências do Nova Itabuna, Maria Matos, São Pedro, Daniel Gomes, Maria Pinheiro e Fátima causados por enxurradas e deslizamentos de terra.

Áreas de risco estão sendo monitoras pela Prefeitura de Itabuna

Equipes da Comissão Municipal de Defesa Civil, das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Assistência Social estão em campo desde a meia noite de domingo (19) acompanhando de perto a situação de áreas de riscos e ajudando moradores dos bairros São Roque, Antique, Maria Matos (Rua de Palha), Nova Itabuna, São Pedro e Maria Pinheiro, além da Rua da Bananeira, em razão das fortes chuvas.

Moradores do São Roque foram socorridos pela Prefeitura (Foto: Pedro Augusto)
Moradores do São Roque foram socorridos pela Prefeitura (Foto: Pedro Augusto)

De acordo com o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, a situação mais preocupante é dos moradores do Antique e São Roque, depois da subida rápida da água do riacho Água Branca que provocou o alagamento de dezenas de casas daqueles bairros na zona norte da cidade. O secretário destaca que até o meio dia desta segunda-feira (20) não houve prejuízos materiais para os moradores.

Trindade explica que as famílias dessas áreas de risco foram cadastradas pela Prefeitura após as cheias de novembro do ano passado e terão prioridade no Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida. Atualmente cerca de 200 famílias estão recebendo auxílio moradia do governo municipal. “Elas serão transferidas para o primeiro conjunto habitacional que ficar pronto”, afirma o secretário.

(Foto: Pedro Augusto)
(Foto: Pedro Augusto)

As famílias que moram em áreas de risco ainda podem solicitar o auxílio moradia no Plantão Social da Secretaria da Assistência Social, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano. Já as equipes da Defesa Civil estão monitorando as áreas de risco juntamente com técnicos da Sedur. “Estamos com toda a estrutura montada para uma possível ação de emergência”, informa coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil, Roberto Avelino.

Roberto afirma que os possíveis desabrigados serão levados para o Colégio Brasília Baraúna, no São Roque; Parque Exposições de Antonio Setenta, no Maria Matos; e Vila Olímpica de Itabuna, no São Caetano. Os telefones de emergência para chamadas à Comissão de Defesa Civil são (73) 3214-1416 e 8854-6924. O celular funciona 24 horas nos sete dias da semana.

Dilma interrompe férias para vistoriar Minas Gerais após chuvas

Presidente Dilma vistoriando enchentes no ES (Foto: Divulgação)
Presidente Dilma vistoriando enchentes no ES (Foto: Divulgação)

A presidente Dilma Rousseff adiou suas férias por conta das chuvas que estão atingindo Minas Gerais. Ela deve viajar nessa sexta-feira (27) para Governador Valadares (MG) onde vai vistoriar as áreas afetadas pelo temporal.

Em Minas Gerais, 18 pessoas morreram e 60 ficaram feridas em razão das chuvas que atingem o estado. Segundo a Defesa Civil, 10 mil pessoas tiveram de deixar suas casas – 6.959 desalojadas e 2.460 desabrigadas.

Dilma vai embarcar para Minas a partir da base naval de Aratu (BA), da Marinha, para onde viajou nesta quinta (26) a fim de passar um período de férias. Em Minas, a presidente deve se encontrar com o governador Antonio Anastasia (PSDB) e com autoridades locais, a exemplo do que fez na véspera do Natal quando foi ao Espírito Santo para visitar áreas atingidas por enchentes no Espírito Santo.

As férias de Dilma na Bahia devem terminar no dia 5, data em que está previsto o retorno para Brasília. Ela viajou para a Bahia acompanhada da filha, Paula, do neto, Gabriel, e do genro, Rafael Covolo.

Informações: G1

Previsão para novo temporal em Itabuna alerta riscos

Nesta semana a previsão é que chiva na região até 200 milímetros entre esta terça-feira (17) e sexta-feira (20) de acordo com a agência Climatempo. A Comissão Municipal da Defesa Civil de Itabuna está em alerta para agir rápido no socorro a possíveis vítimas das áreas de risco do temporal que pode atingir os municípios do sul da Bahia nos próximos quatro dias.

(Foto: Ednaldo Pinto)
Nível do Rio Cachoeira nas últimas chuvas que assolaram Itabuna (Foto: Ednaldo Pinto)

De acordo com a meteorologia, deve chover até 20 milímetros Itabuna nesta terça. O coordenador municipal da Defesa Civil, Roberto Avelino, alerta que o município pode sofrer alagamentos e deslizamento de terra caso a previsão se confirmar, deixando famílias desabrigadas, principalmente nos bairros São Roque, Caixa d’Água, Antique, Santa Inês, Maria Matos (Rua de Palha), Nova Itabuna, Rua da Bananeira e Maria Pinheiro.

O coordenador Roberto Avelino pede às famílias que deixem as áreas de risco imediatamente, indo para casa de parentes, em caso de chuvas. Quem não tiver local onde se abrigar deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (73) 8854-6924 e 3214-1416. A previsão é que vai chover nos próximos quatro dias, mais que o previsto para todo o mês de dezembro.

Onde está o prefeito que não aparece aqui pra ver a gente?, declara moradora

Os moradores do bairro São Roque estavam angustiados nesta sexta-feira (29) após verem os estragos que a chuva causou. Acompanhe o relato na íntegra de alguns deles que falaram com o nosso repórter-fotográfico, Ednaldo Pinto.

 

Salvador: Dois surfistas são atingidos por raio na praia

Clica na imagem para amplia-la.

Dois surfistas foram atingidos por um raio no início da tarde desta quinta-feira (28), na praia da Barra, em Salvador. De acordo com informações do Secretaria de Saúde do Município, um dos meninos tem 12 anos e foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE) por uma equipe do Samu.

O outro jovem tem 15 anos e foi levado para o mesmo hospital, mas o pai do adolescente recusou o atendimento e levou o filho para um hospital particular da cidade. Não há informação sobre o estado de saúde das vítimas.

Um socorrista do Salvar, que trabalha na praia onde aconteceu o incidente, falou sobre os primeiros socorros. “Nós alertamos aos meninos para eles não entrarem no mar, mas mesmo assim eles resolveram ir. Depois quando vimos o que aconteceu entramos no mar para socorrer“, disse o socorrista, que preferiu não se identificar.

Chuvas causam preocupações a moradores de Itabuna

Em períodos de fortes chuvas basta caminhar um pouco pelo Centro da cidade e bairros circunvizinhos para notar a falta de infraestrutura no escoamento da água.

Fotos enviadas por um leitor.

Naturalmente a água cai do céu, corre pelas ruas, entretanto, não encontra um bueiro para entrar, certas vezes já estão cheios e a água acaba transbordando pela rua. Em outros casos nem se quer existe um, como é o quadro das ruas Elvira de Carvalho e Nossa Srª das Graças localizadas no bairro Mangabinha. A água da chuva mistura-se com o esgoto e desce rua abaixo, o agravante desse episódio é que existe o Grupo Escolar José Oduque Teixeira e em épocas como essas as ruas ficam praticamente intransitáveis, se tentar passar por elas é possível que se contraia uma leptospirose (doença de ratos).

Aqui registramos a preocupação de um leitor, agora resta esperar se um projeto de escoamento será iniciado e efetivado, pois até então acompanhamos somente o desentupimento de bueiros na Av. Cinquentário que não resolveu o problema, ou seja, desentupir só não basta.