Deslizamento de terra assusta moradores da avenida Juracy Magalhães

Destroços caíram na avenida Juracy Magalhães (Foto: Resenha da Cidade)
Destroços caíram na avenida Juracy Magalhães (Foto: Resenha da Cidade)

No final da tarde desta terça-feira (21) um deslizamento de terra assustou pedestres e motoristas da avenida Juracy Magalhães, em Itabuna. O Corpo de Bombeiros foi acionado e isolaram a área. Um carro que estava estacionado próximo ao local por pouco não foi atingido.

A informação passada pelo corpo de bombeiros, é de que o deslizamento foi provocado por causa de uma casa abandonada que começou a desabar na rua Alto Mirante, e os destroços desceram até cair na avenida Juracy Magalhães, que fica logo abaixo. De acordo com os moradores locais, existe a preocupação de novos deslizamentos e que o restante da casa, que está abandonada há 12 anos, caia e prejudique imóveis vizinhos. Ninguém ficou ferido.

Uma árvore que fica na lateral da residência aparou parte dos destroços. Outra situação apontada pelos moradores é de que a casa está se tornando um foco de proliferação do mosquito da dengue. A defesa civil também esteve no local.

Exclusivo: Carro derrapa na BR-101 colide com carreta e deixa uma pessoa morta

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.
Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

BR-101 – Na noite deste sábado (21) um automóvel Chevrolet – Astra, licenciado em Guarapari – Espírito Santo, seguia para Pau-Brasil – BA quando derrapou na pista invadiu a contramão, colidiu lateralmente com a frente de uma carreta deixando um passageiro morto. O acidente ocorreu no trecho entre Teixeira do Progresso e o entrocamento de Camacan.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor do Astra perdeu o controle da direção após ter deparado-se com uma curva acentuada e posteriormente um declive (ladeira). Chovia bastante no momento por isso foi difícil controlar o veículo. Ainda de acordo com a PRF o motorista da carreta – empresa Belmok transportava uma mercadoria para o município de Três Rios, localizado no Rio de Janeiro e nada sofreu. Entretanto, três tripulantes do carro ficaram feridos e necessitaram de atendimento médico.

Informações extras dão conta que um dos ocupantes do carro de passeio estariam indo para Pau-Brasil, onde iriam festejar natal e ano novo em família. Inclusive um deles com raízes indígenas na região iria conhecer o filho recém nascido.

Ambulâncias de cidades circunvizinhas prestaram socorro aos feridos. O Departamento de Polícia Técnica de Itabuna deslocou-se até o local para remoção da vítima fatal.

A qualquer momento um vídeo será inserido.

Asfalto no início da Paulino Vieira cede devivo a chuva

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.
Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Itabuna – Algumas horas de chuva da tarde desta quarta-feira (18), foram suficientes para que o asfalto do início da rua Paulino Vieira – Centro, cedesse. Motoristas que tentaram trafegar pela via ficaram impossibilitados de passar, pois uma unidade da Secretaria de Trânsito Municipal (SETRAN), já estava fazendo o bloqueio dela, para que nenhum incidente ocorresse. Certamente a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) fará a reposição asfáltica. #aguardemos (!)

Temporal em Lajedinho deixa mortos, desabrigados e desaparecidos

O rio Saracura, que corta o município Lajedinho, na Chapada Diamantina, transbordou e saiu levando casas, carros, animais, pessoas e tudo mais que encontrou pela frente. Até as 21h15 deste domingo (8) já eram 11 mortos, seis desaparecidos e 200 desabrigados, mas é possível que o número suba a qualquer momento. Isso porque equipes de resgate de Salvador foram deslocadas até o município – que fica a 446 quilômetros da capital – para procurar corpos.

Lajedinho ficou destruída após chuvas (Foto: Divulgação)
Lajedinho ficou destruída após chuvas (Foto: Divulgação)

A chuva começou por volta das 22h de sábado e surpreendeu os moradores. Nem o prefeito Antônio Mário escapou dos efeitos do temporal. Ele teve sua casa destruída por dentro. “Perdi móveis, roupas, tudo. A casa ainda dá pra reformar, mas não tenho mais coragem de voltar”.

O prefeito está morando temporariamente com uma sobrinha e vestindo roupas de amigos, já que ficou sem nada. Além de ficar sem casa, o prefeito também não tem mais onde despachar. Junto com secretarias e postos de saúde, a prefeitura da cidade ficou totalmente destruída. “Perdemos computadores, documentos, móveis…”.

Os  desabrigados, conta, foram levados para escolas, fazendas próximas e casas de parentes. As crianças ficarão sem aulas por, pelo menos, uma semana. “Estamos recebendo muita ajuda de municípios vizinhos, que estão mandando donativos”.

Assim que soube da tragédia, o vice-governador Otto Alencar se  deslocou de helicóptero ao local. “Passei o dia lá. Foi uma tragédia horrível, a maior esse ano em número de mortos. Parece que teve uma guerra”. Segundo Otto, que nasceu na região, o governo do estado enviou equipes de bombeiros, policiais militares, agentes da Defesa Civil e um helicóptero.

Fonte: Correio24h

Prefeitura de Itabuna avalia danos causados pelas chuvas

A partir das 7h da próxima quarta-feira (4)uma visita técnica será realizada para avaliar os danos causados pelas chuvas. Serão vistoriados os bairros Maria Matos (Rua de Palha), Maria Pinheiro, São Pedro e Nova Itabuna, além de São Roque, Caixa d’Água, Antique e Santa Inês atingidos pela enchente do Riacho Água Branca, que destruiu casas. As vistorias serão feitas pelas secretarias da Assistência Social, Saúde e Desenvolvimento Urbano, Comissão Municipal de Defesa Civil e Emasa.

Defesa Civil e Secretaria da Assistência Social cadastram desabrigados (Foto: Pedro Augusto)
Defesa Civil e Secretaria da Assistência Social cadastram desabrigados (Foto: Pedro Augusto)

A ação foi determinada pelo prefeito Claudevane Leite após receber relatório preliminar das secretarias municipais e da Defesa Civil, que também estão encarregadas de definir as ações emergenciais que amenizam o drama de quem sofreu com as cheias, a continuidade da distribuição de cestas básicas de alimentos e de roupas e kits de materiais de higiene pessoal e limpeza e pagamento de aluguel social, no valor de até R$ 150,00, para as famílias que perderam suas casas.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) recolheu cerca de 50 toneladas de lixo, entulhos e expurgos espalhados pela Praça Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima, e pelas ruas Água Branca, São Paulo, Washington Luis, Bionor Rebouças, José Alves Franco, Ribeirão e transversais após as cheias da quinta e sexta-feira passada. A Secretaria da Assistência Social e a Defesa Civil já estão cadastrando as famílias atingidas, além de prestar atendimento às que foram removidas para o Parque de Exposição Antonio Setenta e o Grupo Escolar Brasília Baraúna.

Solidadierade: Empresas e instituições fazem doações às vítimas das chuvas em Itabuna

Alimentos doados pela São Miguel e Rio Cachoeira (Foto: Divulgação)
Alimentos doados pela São Miguel e Rio Cachoeira (Foto: Divulgação)

Além dos populares, empresas algumas empresas e instituições de Itabuna realizaram doações de alimentos aos desabrigados pela chuva da última semana.

São Miguel e Expresso Rio Cachoeira

As empresas de transportes coletivos de Itabuna se integraram à campanha de solidariedade às vítimas das enchentes no município. Na manhã deste sábado (30), a Coordenação da Defesa Civil recebeu 500 kg de alimentos doados pelas empresas  São Miguel e Rio Cachoeira, dentre as centenas de quilos de alimentos doados aos desabrigados.

Os alimentos serão entregues às famílias que ficaram desabrigadas na última semana e estão alojadas no Parque de Exposições Antonio Setenta.

Lojas Maçônicas

Representantes da Loja Maçônica faz doação (Foto: Pedro Augusto)
Representantes da Loja Maçônica faz doação (Foto: Pedro Augusto)

Neste domingo (1º) pela manhã um caminhão baú foi utilizado pelas lojas maçônicas Areópago Itabunense e Acácia Grapiúna para a entrega de 2,2 mil quilos de alimentos à Comissão Municipal de Defesa Civil.

De acordo com o venerável da Loja Areópago Itabunense, empresário Paulo Dantas, os mantimentos foram arrecadados entre os mais de 200 irmãos das duas lojas maçônicas que logo após as notícias divulgadas nos meios de comunicação sobre as consequências das chuvas em Itabuna se mobilizaram para as doações. O venerável adianta que até a terça-feira (3) deverão ser entregues mais 3.200 fraldas descartáveis, além de mais alimentos. Nos fardos de 50 kg entregues neste domingo estavam arroz, farinha de milho e farinha de mandioca.

Segundo explicou o venerável, o auxílio fraterno aos necessitados é uma das razões de ser da própria existência da Maçonaria. “Portanto, não poderíamos agir diferente diante da situação da calamidade em que se encontram tantas famílias vitimadas pelas chuvas em Itabuna. Este é um momento de unir forças apara amenizar, ainda que paliativamente, um pouco deste sofrimento”, argumentou Paulo Dantas.

Ciclistas de Itabuna se mobilizam (Foto: Pedro Augusto)

Ciclistas

Pequeno grupo representando as associações de ciclistas Amigos das Trilhas, Bike Friends e Pedal Boy fez a doação de colchonetes, gêneros alimentícios, água e material de limpeza e de higiene pessoal para os desabrigados das enchentes em Itabuna. Os ciclistas estiveram logo cedo na Central da Defesa Civil, no Espaço Cultural Josué Brandão, bairro Conceição, quando anunciou que faria pedaladas durante o domingo pelos bairros do centro da cidade para angariar mais donativos.

O ciclista Paulo Cruz, dirigente da Associação Amigos das Trilhas, declarou que tem sido emocionante a onda de solidariedade que tomou conta da cidade, após as enchentes que deixaram mais de 290 famílias desabrigadas nos bairros São Roque, Antique, Santa Inês, Caixa d’Água, Maria Matos e Nova Itabuna. “Nas redes sociais e mesmo aqui na Central a gente vê o quanto as pessoas estão tocadas, pelo entra-e-sai dos que deixam sua doação. As pessoas são incríveis quando se associam a uma causa humanitária”, resume Lucaseri Ribeiro.

Vigilância Sanitária orienta cuidados para evitar contaminação

Os cidadãos estão sendo orientados a evitarem contaminação e contágio de doenças através de água das enchentes. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Antonio Carlos Carvalho, se já não bastassem todos os transtornos que uma enchente traz, há ainda o alto risco de contaminação que expõe a população a inúmeras doenças e ao aumento na incidência de acidentes como afogamentos, lesões corporais e choques elétricos.

(Foto: Ednaldo Pinto)
Lama deixada pela chuva (Foto: Ednaldo Pinto)

“Há também um aumento na proliferação dos vetores de doenças, como ratos e mosquitos e de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras”, afirma Antonio. Ele diz que a população precisa tomar cuidado com as águas de enchentes, alagamentos e formação de locais enlameados, pois podem favorecer o aparecimento da leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina de ratos, que com as chuvas se mistura às águas de valetas, lagoas e cavas. Essa bactéria penetra no corpo humano através de pequenos ferimentos na pele. Para evitar casos da doença, a população deve tomar alguns cuidados em caso de contato com água contaminada.

Móveis sujos e perdidos após alagamento (Foto: Ednaldo Pinto)
Móveis sujos e perdidos após alagamento (Foto: Ednaldo Pinto)

As enchentes aumentam os riscos de contágio de doenças como a leptospirose, a hepatite A e E, diarreias agudas, febre tifoide, cólera, dengue, etc. Nas enchentes, o sistema doméstico de armazenamento de água pode ser contaminado e, por isso, uma das primeiras providências deve ser a de desinfetar os reservatórios de água, mesmo quando não tenham sido atingidos diretamente pelas águas da enchente. O motivo é que a rede de distribuição de água pode apresentar vazamentos que permitem a entrada de água poluída, contaminando os reservatórios domésticos.

A lama das enchentes tem alto poder infectante. Ela adere aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se tirar essa lama, também com pés e mãos protegidos. O local deve ser lavado e desinfetado com água sanitária. Não se deve permitir que crianças brinquem nas águas das enchentes sob o perigo de ficarem seriamente doentes.

É muito importante, também, o cuidado com os alimentos, pois, quando entram em contato com as águas das enchentes, podem ficar contaminados. Por isso se deve manter os alimentos não-perecíveis acondicionados em recipientes fechados, longe do alcance de roedores, insetos e outros animais. Lave sempre as mãos, com sabão e água limpa, antes de manipular os alimentos.

(Foto: Ednaldo Pinto)
(Foto: Ednaldo Pinto)

Cuidados importantes durante a enchente:

• Não brincar ou nadar em lagos e córregos nem nas águas de enchente;

• Evitar contato com água e lama, usando sempre botas e luvas de borracha ou sacos plásticos amarrados nos pés e nos braços;

• Colocar o lixo em sacos plásticos e em recipientes tampados, para evitar a proliferação de ratos;

• Inutilizar alimentos naturais ou preparados assim como medicamentos que entraram em contato com a água da enchente;

• Guardar os alimentos em lugares secos e dentro de recipientes fechados;

• Colocar telas nos ralos para evitar o acesso de roedores;

• Não usar água de poço inundado, antes da desinfecção;

• Lavar e desinfetar utensílios e a caixa de água;

• Usar água sanitária (ou a solução de hipoclorito) para tratar a água de beber e cozinhar

• Lavar a residência com água limpa e desinfetante.

Cerca de 200 famílias estão desabrigadas em Itabuna

A chuva continua a cair na região nesta sexta-feira (29). De acordo com a Defesa Civil de Itabuna já choveu cerca 40mm na cidade e a estimativa é que chova mais 60mm ainda hoje.

Rio Cachoeira aumentou consideravelmente (Foto: Ednaldo Pinto)
Rio Cachoeira aumentou consideravelmente (Foto: Ednaldo Pinto)

A Defesa Civil estima que cerca 200 famílias encontram-se desabrigadas. Ao todo já são 20 casas toalmente destruídas. O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, atuam em conjunto no socorro a essas famílias.

Rio Cachoeira visto no bairro Bananeira (Foto: Ednaldo Pinto)
A correnteza do rio ficou forte (Foto: Ednaldo Pinto)
A correnteza do rio ficou forte (Foto: Ednaldo Pinto)

Vários tipos de doações podem ser feitas no Arquivo Público Municipal, localizado no prédio da Câmara de Vereadores, no bairro Conceição. Além disso, famílias desabrigadas podem se alojar no Estádio Luis Viana Filho e no Parque de Exposições Antônio Setenta.

Os animais observam o movimento das águas (Foto: Ednaldo Pinto)
Os animais observam o movimento das águas (Foto: Ednaldo Pinto)

Nota: Doações à desabrigados estão sendo feitas no Arquivo Público

O comitê municipal de apoio às vítimas das chuvas de Itabuna está recebendo doações para ajudar as famílias de desabrigados. Podem ser doados roupas (adulto e infantil), fraldas, sapatos, mantimentos não-perecíveis, colchões, travesseiros e roupas de cama, inclusive cobertores.

Doações fazem diferença à quem precisa (Foto: Ednaldo Pinto)
Doações fazem diferença à quem precisa (Foto: Ednaldo Pinto)

As doações devem ser entregues à equipe de servidores da Prefeitura e voluntários que estão de plantão 24 horas na sede do Arquivo Público Municipal, mesmo prédio da Câmara de Vereadores.

O comitê também está aceitando o apoio de voluntários.

Prefeitura decreta Situação de Emergência em Itabuna

Em consequência das fortes chuvas que atingem Itabuna há 72 horas o prefeito Claudevane Leite baixou decreto declarando “Situação de Emergência” no município, que foi enviado à publicação no Diário Oficial. A medida tem base em parecer da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, relatando a ocorrência de consideráveis estragos nas vias públicas municipais e destruição de casas com prejuízos à população.

Famílias desabrigadas no São Roque e Caixa d'Água  (Foto: Gabriel de Oliveira)
Famílias desabrigadas no São Roque e Caixa d’Água (Foto: Gabriel de Oliveira)

O decreto n.º 10.685 de 28 de novembro de 2013 que foi enviado à publicação no Diário Oficial do Município, também faz referência à destruição de pavimentos, calçamentos, entupimentos de canais, bueiros, saídas de água, alagamento de ruas, interdição de pontes, destruição de passarelas, rompimento de adutoras, além da interrupção do serviço de fornecimento de água em bairros da cidade. Além disso, aponta riscos à saúde da população ante a eventual possibilidade de surtos ou epidemia de doenças.

Na central de emergência no térreo do Espaço Cultural Josué Brandão estão sendo recebidas doações para os desabrigados. A população tem colaborado, inclusive com o trabalho voluntário em apoio aos esforços da Prefeitura. Além dos números já disponibilizados para ajudas, mais um telefone celular está à disposição: 8881-3574, inclusive para ligações a cobrar.

Nota da Prefeitura de Itabuna

Por determinação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, os secretários municipais e a coordenação da Defesa Civil estão reunidos nesta manhã (28) no Centro Administrativo Firmino Alves para adoção de medidas para socorrer a população dos estragos causados em toda a cidade pelas chuvas fortes que desde a segunda-feira caem sobre a região Sul da Bahia. Nas últimas 24 horas foram registrados 34 milímetros de chuvas alagando áreas dos bairros São Roque, Caixa d’ Água, Santa Inês e Fátima.

Desde a madrugada que as secretarias da Assistência Social e Desenvolvimento Urbano estão com equipes de emergência atuando no socorro as vitimas. No trabalho de remoção de famílias para locais mais seguros estão sendo utilizados caminhões e máquinas pesadas para a desobstrução de canais.

A administração municipal está definindo os locais para onde serão removidas as famílias das áreas inundadas e de imóveis que tenha sofrido desmoronamento ou atingidos por deslizamentos de terra. Nestes locais haverá toda uma infraestrutura de serviços de atendimento médico e social, o que inclui o fornecimento de cestas básicas, água potável e colchões, além da atenção por técnicos da secretarias municipais da Assistência Social e Saúde, que inclusive deve montar postos de atendimento emergencial para vacinações.

Desde a noite (27) de ontem que a Coordenação da Defesa Civil tem recebido informações a cada hora sobre a movimentação das nuvens sobre a região através de sistema de mensagens eletrônicas da Coordenação Nacional da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. A central da Coordenação Municipal da Defesa Civil de Itabuna está atendendo no andar térreo do prédio da Câmara de Vereadores, onde funciona o Arquivo Público Municipal, inclusive para a doação de gêneros alimentícios, roupas e cobertores.

Para emergências devem ser acionados os telefones: Defesa Civil- 8848-9444 ou 8849-0122, inclusive com ligação a cobrar.

Chuva e esgoto escorrem juntos próximo a avenida J.S. Pinheiro

Com a chuva nesta quinta-feira (28) os moradores da rua I no loteamento Félix Alves se veem prejudicados pela água que escorre junto com esgoto a céu aberto, além de buracos e grande quantidade de água acumulada. O local fica próximo ao Derba, em frente a avenida J. S. Pinheiro, e nenhuma autoridade toma providências, mesmo sendo um lugar com grande movimentação de carros.

As fotos abaixo são de um leitor do Blog do Tom.

Salobrinho fica inundado após fortes chuvas

A obra feita em um esgoto na rua São Miguel, no Salobrinho, resultou na inundação de casas na última terça-feira (26) quando as chuvas começaram. O requerimento da obra expedido pelo Vereador James Kosta e aprovado pelo prefeito Jabes Ribeiro está prejudicando os moradores desta e de outras ruas. Este é só mais um dos problemas que o distrito vem passando.

Segundo informações do Blog Resumo Agora um canal foi aberto em um antigo esgoto e até o momento ele não foi fechado, pondo em risco a vida dos moradores. O buraco está com mais de 6 metros de largura e 50 centímetros de profundidade. Além deste problema, tem a questão da má iluminação pública e muitos buracos ao longo da rua.

As fotos são do Resumo Agora e mostram como Salobrinho ficou no último dia 26. Imagem como deve estar agora após 3 dias de chuva…