Adolescente de 17 anos dá à luz a bebê prematuro no circuito de carnaval em SSA

RTEmagicC_modulodesaude.jpgUma adolescente de 17 anos deu a luz a um bebê prematuro na noite de segunda-feira (16) no circuito Barra-Ondina, em Salvador. Segundo informações da assessoria da Prefeitura, o bebê, que se chamará Juan, nasceu com 30 semanas de gestação, pesando 1,6 quilos.

O parto aconteceu, em plena folia, no Módulo Assistencial do Morro do Gato. Em seguida, os dois foram encaminhados para a Maternidade Magalhães Neto.

A jovem estava trabalhando no circuito como vendedora ambulante, acompanhada de sua mãe Cilene Santos dos Reis, quando começou a sentir dores. Este é o segundo filho da adolescente.

Considerado saudável pelos médicos,Juan está sendo observado na UTI neonatal da unidade hospitalar com o quadro clínico estável.

Ex-carcereiro é executado a tiros após retornar de fazenda em Ibicaraí

Fotos inéditas: Ednaldo Pinto.
Fotos inéditas: Ednaldo Pinto.

Hamilton Batista dos Santos, de 61 anos, foi assassinato à sangre frio quando retornava para sua casa após colher frutas em uma fazenda localizada na zona rural de Ibicaraí. O crime ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), e deixou os moradores do município assustados.

A lei do silêncio imperou na localidade, pois nenhum morador quis informar como o homicídio aconteceu. Suspeita-se que o assassino aguardava o ex-carcereiro e quando o viu deflagrou diversos tiros que foram fulminantes. Cerca de sete perfurações foram contabilizadas.

Agentes do Departamento de Polícia Técnica, sob o comando do perito, Paulo Libório, realizaram o levantamento cadavérico da vítima e encaminharam-no para o Instituto Médico Legal de Itabuna.

Secretário reafirma impossibilidade da Prefeitura patrocinar Carnaval

Nesta sexta-feira (24) representantes de blocos e entidades carnavalescas estiveram no gabinete do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, reivindicando o apoio da Prefeitura de Itabuna para a realização de eventos alternativos ao carnaval, que foi cancelado no meio da semana.

Secretário da Indústria Comércio e Turismo José Humberto Martins (Foto: Wilson Oliveira)
Secretário da Indústria Comércio e Turismo José Humberto Martins (Foto: Wilson Oliveira)

Diante da reivindicação das entidades, o secretário admitiu que a proposta fosse oficializada, entretanto, José Humberto afirma que a recepção da mesma não significa que a administração municipal concorda com o que foi proposto. O secretário reafirmou a posição informada em nota oficial, de que a Prefeitura não tem como arcar com qualquer custo relacionado ao carnaval.

Donos de blocos carnavalescos cobram prejuízos da Prefeitura

Na manhã desta sexta-feira (24) alguns membros da Associação dos Blocos Carnavalescos, Entidades e Produtores Culturais de Itabuna (ABEPCI) estarão participando de uma reunião na Prefeitura.

A pauta será os prejuízos causados com o cancelamento do carnaval no município, já que alguns donos de blocos já tinham feito investimentos para a festa.

Tem dono de bloco que já fez os cálculos e o prejuízo chega a R$ 70 mil.

Informações do Políticos do Sul da Bahia

Oficializado: Itabuna não terá Carnaval

Há cerca de três dias uma fonte próxima ao prefeito Claudevane Leite, que está em Salvador, informou ao Blog do Tom que o gestor deu ordem para cancelar o carnaval. Segundo o prefeito, “Este não é o momento certo para realizar uma festa”.

O cancelamento da festá é devido à violência, índices de dengue, falta de saneamento básico, entre outros. Vane está em Salvador para cumprir agenda de audiências no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Advogados querem acionar justiça contra exclusividade de cervejaria no Carnaval

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A prefeitura de Itabuna estaria fechando um contrato de exclusividade com uma cervejaria para o circuito do Carnaval deste ano. Segundo informações, o contrato será de R$ 250 mil. Mas alguns advogados estão pretendendo questionar a exclusividade.

De acordo com um dos advogados, “O poder público não pode criar uma reserva de mercado para empresas privadas escolhidas não se sabe sob que critérios”. Outro advogado declarou que a “Cerveja impositiva” no circuito do carnaval é irregular.

“Qualquer ambulante, sentindo o potencial de prejuízo, poderá ir à Justiça contra a exclusividade, considerada incompatível com um evento realizado em área pública e imposta sem negociação”, declarou um terceiro advogado.

Segundo um jurista, a exclusividade só pode ocorrer em áreas privadas, como estádios, sambódromo, e shows em áreas particulares. “A exclusividade se refere à publicidade, e não a venda”, finalizou o jurista.

Informações do Políticos do Sul da Bahia

Ministério Público recomenda cancelamento de carnaval ao prefeito

Nesta sexta-feira (17) o Ministério Público da Bahia, através do Promotor de Justiça Patrick Pires da Costa, encaminhou uma recomendação ao Prefeito Claudevane Leite para o cancelamento do Carnaval antecipado do município. A festa está prevista para o período de 13 a 16 de fevereiro de 2014.

O Promotor de Justiça alega que o município encontra-se em estado de “emergência”, em função das fortes chuvas, por isso a realização do carnaval configura violação ao “principio da administração insculpidos na constituição federal”.

Patrick Pires também alega que o município está na iminência de um “novo surto epidêmico de dengue”, onde “a prefeitura abriu contratação emergência de agentes de combate a endemias em função do resultado do LIRA”.

Para Patrick, mesmo a iniciativa privada contratando as bandas, a prefeitura terá gasto com a publicidade do evento. Além disso, o carnaval gera custo indireto incalculável.

O prefeito Claudevane Leite (PRB),tem o prazo de 10 dias para se pronunciar sobre a medida do Ministério Público, caso contrário deverá responder judicialmente.

Prefeitura diz que Carnaval não será bancado por recursos próprios

Após críticas da sociedade relacionadas à realização do Carnaval em Itabuna por causa dos constantes crimes, além da saúde precária do município, a Prefeitura divulgou neste domingo (12) um nota onde afirma que o evento será bancado através de patrocínio.

Nota à Imprensa e à Sociedade

“Patrocinadores custearão atrações do Carnaval de Itabuna. Prefeitura
só assume a estrutura

O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, esclarece que a realização do carnaval antecipado deste ano se dará de acordo com os recursos que foram captados, a partir de um projeto apresentado pela empresa vencedora da licitação, sem aporte de recursos do Município para a contratação de atrações, bandas ou trios. A determinação do prefeito limita a participação da Prefeitura à montagem da estrutura – palco, iluminação, sanitários químicos, etc. – que garantirão conforto e segurança para a população.

O prefeito reafirma que o carnaval não é uma prioridade da administração, que se deparou com uma quantidade de problemas – na área urbana e na zona rural do município – bem maior do que era conhecido, além de uma arrecadação abaixo da expectativa. Enfrentar esses problemas e a busca de soluções para as questões que transtornam a cidade e a vida da população têm exigido um grande esforço da administração e essa é a prioridade absoluta, de acordo com o prefeito.

Vane lembra que na campanha eleitoral afirmou, mais de uma vez, que o carnaval não estava na lista de prioridades e que a realização da festa dependeria da obtenção de recursos externos, vindos de patrocinadores privados, da Bahiatursa, do Ministério do Turismo ou outros órgãos estatais. Segundo o prefeito, assim como foi em 2012, com a Lavagem do Beco, será este ano e nos dois anos seguintes. “Carnaval só se for com patrocínio. Não é a prioridade do governo para este ano, como não será em 2015 e nem em 2016. Mas, se houver como captar recursos externos – como está acontecendo agora – a Prefeitura entra com a estrutura e o apoio logístico necessário, não mais que isso”, ressaltou o prefeito Claudevane Leite.

Itabuna, 12 de janeiro de 2014

Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social
Departamento de Comunicação Social”

Presidente da FICC pode deixar comissão do Carnaval de Itabuna

Boatos afirmam que o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) Roberto José da Silva teria abandonado a comissão organizadora do carnaval de Itabuna. Segundo informações, Roberto José ficou insatisfeito com os membros da comissão, já que ele não estava sendo “ouvido” dentro da comissão.

O prefeito Claudevane Leite (PRB) deverá se reunir ainda esta semana com a comissão para tentar solucionar esse problema. Ouve-se que Roberto foi “isolado” dentro da comissão pela a turma do PCdoB.

Bell Marques lança primeira música de carreira solo

Bell Marques estreia em carreira solo no Carnaval de Salvador
Bell Marques estreia em carreira solo no Carnaval de Salvador

Nesta quarta-feira (8) o cantor Bell Marques lançou sua primeira música solo após anunciar saída da banda Chiclete com Banana. A canção se chama “Nicolau” e já está repercutindo nas redes sociais.

A música será cantada para o público pela primeira vez na terça-feira de carnaval quando Bell se apresenta – já em carreira solo – no bloco Vumbora.

Há grande expectativa para se ter “Nicolau” entre as concorrentes à melhor música desse verão (como Lepo Lepo, Tempo de Alegria, Claudinha Bagunceira e Raiz de Todo Bem).

Carnaval 2014 de Itabuna é oficialmente anunciado

Nesta sexta-feira (27) em Itabuna carnavalescos, imprensa, agências de publicidade e dirigentes municipais participaram hoje do pré-lançamento do carnaval 2014, que retorna à cidade depois de sete anos. Com o tema “A Alegria Está de Volta’, o carnaval será realizado pela Prefeitura de Itabuna em parceria com a iniciativa privada em forma de patrocínio no período de 13 a 16 de fevereiro.

Anúncio do novo carnaval de Itabuna (Foto: Pedro Augusto)
Anúncio do novo carnaval de Itabuna (Foto: Pedro Augusto)

O pré-lançamento aconteceu no Tarik Fontes Plaza Hotel. Segundo a programação, no dia 13/02 acontece a Lavagem do Beco do Fuxico com blocos culturais, afoxés e baianas e dos dias 14 a 16/02 serão realizados shows com atrações nacionais e regionais, com desfile de blocos e programação infantil nas Avenidas Aziz Maron e Mário Padre.

A expectativa da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo é que pelo menos 100 mil pessoas participem da festa a cada dia. O secretário José Humberto Martins acredita que a festa vai marcar e atrair foliões de todo o estado, especialmente das cidades circunvizinhas. José Humberto prevê que o Carnaval da Alegria vai dinamizar o comércio local, seja formal ou informal, além de aquecer o setor hoteleiro e gastronômico de Itabuna.

Durante o lançamento do evento, José Humberto deixou claro o empenho da comissão organizadora com o planejamento da segurança para o evento. “Toda a estrutura é pensada para oferecermos o máximo de segurança e organização. Há seis meses dialogamos com a Polícia Militar sobre as possíveis estratégias”, relatou.

Imprensa reunida (Foto: Pedro Augusto)
Imprensa reunida (Foto: Pedro Augusto)

Da mesma maneira avalia o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, que afirmou que a segurança será a preocupação número um da organização. “A Polícia Militar deve usar detectores de metal nas entradas do circuito, que será todo monitorado por câmeras de segurança”. Também membro da coordenação da festa, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Roberto José da Silva, destacou a tradição de Itabuna em festejos de carnaval. “É importante resgatarmos o carnaval”, afirmou.

O Carnaval da Alegria ganhou jingle especial, de autoria do músico Fernando Caldas, lançado na manhã desta sexta-feira (27) juntamente com a logomarca, produzida pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itabuna. Como parte do evento de pré-lançamento, os cantores Kokó, da banda Lordão, e Eugênio Lopes, da banda Amor a Dois, deram uma palhinha e uma idéia da alegria que será a marca do carnaval antecipado de Itabuna em 2014

O evento terá apoio das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Estadual, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. O anúncio das atrações confirmadas para a festa será feito no dia 14 de janeiro. Para organização a Prefeitura montou uma comissão especial com a secretaria da Indústria, Comércio e Turismo; (FICC), secretarias de Planejamento e Tecnologia e Comunicação.

Prefeitura de Itabuna licita empresa para elaborar o Carnaval de 2014

Na manhã desta sexta-feira (27) será realizada na prefeitura de Itabuna uma licitação para contratar a empresa que será responsável pela elaboração de um projeto para o Carnaval 2014.

A empresa vencedora ficará encarregada pela realização do próximo carnaval no município. Segundo informações, a empresa vencedora pode ser de Teixeira de Freitas, provavelmente a Jucerley Aguiar Tigre (Tigrão Produções e Marketing).

A licitação está causando insatisfação entre os produtores de eventos da cidade, já que a empresa é de fora, assim como o produtor convidado para fazer parte da comissão foi de Ilhéus.

Em 2010, o então prefeito de Teixeira de Freitas, padre Aparecido Rodrigues Staut, foi multado pelo TCM em função de um contrato com a empresa Jucerley Aguiar Tigre.

Informações: Políticos do Sul da Bahia

Cantora Alinne Rosa deixa a banda Cheiro de Amor

Nesta segunda-feira (2) a cantora Alinne Rosa anunciou a sua saída da banda Cheiro de Amor, que comanda há 10 anos. “Eu vou sentir um misto de alegria e muita felicidade por estar começando uma coisa que sempre quis, com a saudade da rotina que eu não vou ter mais junto com toda a equipe do Cheiro”, disse a cantora.

Alinne Rosa deixa a banda Cheiro de Amor (Foto: Divulgação)
Alinne Rosa deixa a banda Cheiro de Amor (Foto: Divulgação)

Alinne passa o microfone da banda para a a pernambucana Vina Calmon, que vive na Bahia. “Esse início é muito difícil, até mesmo porque é uma responsabilidade muito grande entrar nessa linda história”, afirmou sobre o novo desafio.

Alinne Rosa deixará a banda após carnaval de 2014 e irá partir para carreira solo. De acordo com a assessoria da banda, a cantora Vina Calmon inicia no Cheiro no dia 5 de março, após o carnaval.

“Estou muito empolgada com este passo que estou dando em minha carreira. Fui muito feliz cantando na banda e tenho certeza que emoções ainda maiores me aguardam nessa nova fase. A ansiedade de mostrar para os meus fãs as minhas músicas e o meu novo show é muito grande. Quero fazer um carnaval lindo para fechar este ciclo em grande estilo e já embalar com tudo na carreira solo. Conto com o apoio dos ‘Alinnistas’ ao redor do Brasil para estarem ao meu lado neste momento tão especial. Estou feliz!”, afirma Alinne.

Aline Rosa, que é natural de Itabuna, entrou no grupo em 1993. Em 2012, ela convidou ao trio elétrico o cantor Pablo, com quem fez um dueto de arrocha. Neste mesmo ano a cantora gravou a “Canção amor de Sobremesa”.

A banda Cheiro de Amor ganhou notoriedade nacional em 1987. Músicas como “Auê”, “Rebentão”, “Lero Lero”, “Doce Obsessão”, “Pureza da Paixão” e “Cheiro de Amor No Ar” se tornaram sucesso em todo país.

Durante mais de 30 carnavais, o grupo lançou outro sucessos, como “Ficar com Você”, “Vai Sacudir, Vai Abalar” e, mais recentemente, “Pense em Mim”, “Esperando na Janela” e “Dias de Sol”.

Nesses anos, a banda já passou por outras formações vocais, como Márcia Freire, que atuou em dois momentos distintos, e Carla Visi.