Vereador quer tornar ex e atual prefeito inelegíveis, diz blog

nilton 2 O vereador Nilton Nascimento (PSD), está como diz na gíria popular “mexendo os pauzinhos” para tornar o ex e atual prefeito de Canavieiras inelegíveis nas próximas eleições de 2016.

As investidas do vereador giram em torno de dossiês levados até o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), apontando irregularidades na gestão passada de Zairo (DEM), e do então prefeito Almir Melo (PMDB), conforme relatou o blog Políticos do Sul da Bahia.

O objetivo de fato do vereador é que o TCM reprove as contas dos candidatos, dessa forma, tornando-os inelegíveis e deixando o caminho aberto para sua candidatura à Prefeito em 2016.

Resta saber se realmente as contas serão reprovadas e os desejos do vereador realizados. Além disso, Nilton busca de todo modo ser presidente da Câmara de Vereadores da cidade, tendo assim maior visibilidade e possibilidade de novas articulações politicas.

Grande quantidade de droga foi apreendida em Canavieiras

12erbp8icm_qzwh076vo_file
Canavieiras – Nesta quinta-feira (20), foi apreendida pela guarnição do PETO (Pelotão Especial Tático Operacional) 71ª  CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), na  localidade conhecida como Favelinha, região de mangue, em Canavieiras, 13 pedras de crack, balança de precisão, duas facas peixeiras, dois facões e 1,330 kg de maconha. Os indivíduos ao avista a guarnição se evadiram pelo mangue.

Adolescente de Canavieiras é detido por furto em Itabuna

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.
Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Itabuna – Um menor da cidade de Canavieiras foi apreendido na Avenida Aziz Maron – Centro, sob acusação de ter arrombado e furtado um telefone e R$ 76,00 em espécie de um restaurante na Av. Amélia Amado. A infração ocorreu na segunda-feira (17) e a apreensão na tarde desta terça-feira (18).

A Polícia Militar foi acionada após a vítima reconhecer o adolescente quando passava pela Aziz Maron. De imediato, militares da Cavalaria realizaram apreensão do menor. Com ele, foi encontrado o telefone fixo furtado do estabelecimento, no entanto, o dinheiro não foi recuperado.

O garoto foi conduzido até a 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), onde será ouvido e posteriormente liberado.

Canavieiras: Mulher morde e arranca pedaço da orelha de outra

O clima ficou tenso na noite de sexta-feira (1), em um bar localizado no município de Canavieiras, há cerca de 145 km de Itabuna. Segundo informações colhidas no Isto é Notícias, duas mulheres iniciaram uma discussão dentro do estabelecimento e resultou que uma delas mordeu a orelha da outra arrancando um pedaço.

Pessoas que estavam em volta não interviram na situação e assistiram de camarote uma simulação de canibalismo estimulada por álcool e ódio. A confusão acabou após vizinhos apartarem as duas.

A PM foi informada e esteve no local para tomar as devidas providências. A mulher lesionada foi hospitalizada e passa bem.

Os vizinhos afirmaram que brigas no bar são constantes.

Prefeitura de Canavieiras inicia onda de calotes, diz blog

Prefeito de Canavieiras, Almir Melo.

De acordo com o site TabuOnline, em Canavieiras, a população está perguntando ao prefeito Almir Melo (PMDB): “onde está o dinheiro?”.

A lista de credores insatisfeitos com as dívidas da Prefeitura de Canavieiras é grande. O governo municipal deve ao fornecedor de combustíveis; às empresas da construção civil; à locadora de carros, aos consultores de informática e aos servidores públicos.

Até o dia 26 de outubro, ainda havia funcionários da Prefeitura que não receberam o salário de setembro. Há rumores de que os garis não receberão seus vencimentos hoje (30).

Em relação aos servidores da Educação, o pagamento de outubro só será efetuado no dia 11 de novembro. Quanto aos demais funcionários do município não há previsão para o recebimento do salário deste mês.

Para piorar, em Canavieiras, não se tem notícia de nenhuma obra da Prefeitura, nem a famigerada operação tapa buracos funciona. No entanto, de acordo com informações do Governo Federal, de janeiro até outubro, o município já recebeu quase R$ 45 milhões em verbas da União.

Hospital Manoel Novaes recusa atendimento à gestante, mais uma vez

Outra vez o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, se recusou a receber uma gestante. A negligência aconteceu no último sábado (21) após uma ambulância de Canavieiras chegar no local com a grávida, que estava em trabalho de parto.

Este não é o primeiro de negligência do hospital / Fotos: Ednaldo Pinto
Este não é o primeiro de negligência do hospital / Fotos: Ednaldo Pinto

De acordo com o motorista que trouxe a jovem Sinália, eles passaram por um hospital em Ilhéus e funcionários deram autorização para a moça ser trazida à Itabuna, pois seria um caso grave. Chegando na portaria do Manoel Novaes, sua entrada não foi permitida porque o hospital não tem convênio com Canavieiras.

A população ajudou carregar a moça e a colocaram em uma maca na porta do hospital. Só após 40 minutos de espera, quando o fotógrafo do Blog do Tom, Ednaldo Pinto, chegou no lugar, que resolveram atender a paciente. Sinália passa bem.

Empresa descobre petróleo em Canavieiras

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.

Foi anunciada nesta quarta-feira (21) pela subsidiária da Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. a descoberta de petróleo na Bacia de Jequitinhonha, em Canavieiras. O poço fica a 20 km da costa, no Bloco BM-J-2, onde a empresa diz ter 100% de participação.

A Queiroz Galvão aponta que ainda não sabe do potencial da bacia e continua com o trabalho de prospecção, cuja profundidade está prevista para ser alcançada no fim de setembro. O poço, de sigla 1-QG-5A-BAS, tem o objetivo de detectar reservas de pré-sal no Alto de Canavieiras.

“A caracterização da descoberta se deu por anomalias no detector de gás e por indícios de óleo em amostras de calha, associados à interpretação de perfis logging while drilling (LWD)”, aponta a empresa.

“Somente após a perfilagem final do poço e a realização de testes de formação, a Companhia espera ter os elementos necessários para determinar a real potencialidade da descoberta”, acrescenta.

A descoberta, segundo a empresa, já foi informada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). A Bahia possui nove bacias de exploração de petróleo e é responsável por 2,3% da produção nacional.

Fonte: G1

Homem perdido em Canavieiras busca por família de Itabuna

Um senhor de nome Josafá Araujo da Silva, 43 anos, é morador de Canavieiras e busca por sua família que vive em Itabuna. A moça Synara entrou em contato com o Blog do Tom e diz ter conhecido Josafá através do projeto “Jesus Alimentando Vidas”, realizado pela União da Mocidade da Assembleia de Deus em Canavieiras. O senhor é natural de Itabuna. Ele conta que antes de retornar à cidade, constituiu uma família em Itapetinga, onde trabalhava como vaqueiro. Pai de três filhos, Josafá foi à Canavieiras para trabalhar em uma barraca durante o Festival do Caranguejo, e, ao término do evento, foi assaltado, tendo todos os pertences levados e ainda foi espancado. Josafá está vivendo há um mês junto com mendigos.

O senhor Josafá é filho de João Ferreira da Silva e de Tereza de Araújo Borges, moradores do bairro Nova Ferradas. O senhor tem uma irmã moradora do bairro Lomanto, de nome Maria Ana Araújo da Silva e outra chamada Normélia Araújo da Silva, na Rua da Palha.

Quem conhecer o próprio Josafá ou familiares, favor, pedimos encarecidamente que entre em contato com o Blog do Tom pelo número (73) 3215-3324 ou ligar para Zanon: (73) 9913-5198 / (73) 9958-5888.