Canavieiras promove a segunda “remada”

Durante a reunião realizada terça-feira (11), na Secretaria do Turismo e Esportes (Setur), foram ultimados todos os detalhes para a realização da segunda canoagem de 2014, desta vez percorrendo os três rios que circundam a cidade-ilha de Canavieiras: Pardo, Patipe e Cipó. No encontro, o secretário do Turismo e Esportes, Fernando Volpi, constituiu uma comissão organizadora, composta de praticantes dos esportes náuticos, com membros de sua secretaria e de agremiações como a CanesSup, de Francis e Morena Sutter, incentivadores dessa modalidade esportiva.

A comissão organizadora checou todos os detalhes para que o evento repita o êxito do primeiro, realizado em fevereiro próximo passado. Na ocasião, o percurso de pouco mais de 10 quilômetros, os remadores percorreram o trecho da Fazenda Cubículo até a cidade. Desta vez, com largada prevista para as 8 horas de domingo, 23 de março, o roteiro tem cerca de 30 quilômetros, dos quais 80% com correnteza favorável como prevê a tábua de marés para a data da II Remada.

O evento foi formatado para contar com a participação de embarcações como stand up paddle, caiaque e canoa canadense e dois percursos foram estabelecidos: o primeiro, dando a volta na cidade, e o outro, descendo o Rio Pardo à cidade, a partir do distrito do Estreito. A escolha do percurso dependerá das condições meteorológicas, embora ambos sejam considerados roteiros de paisagens de exuberante beleza no emaranhado de igarapés que formam pequenas ilhas, ideais para o descanso durante a remada.

O secretário Fernando Volpi alerta que o evento não é uma competição e sim um passeio esportivo, com hora definida de largada, mas sem hora de chegada, devendo os participantes permanecer juntos até o final da remada. “Desta vez teremos um número maior de participantes, oriundos de várias de várias cidades da Costa do Cacau, inclusive os de Ilhéus que participaram da primeira edição”, assegura Volpi.

No Brasil já existe a Associação Brasileira de Stand Up Paddle (ABSUP) e vários campeonatos distribuídos pelos estados. Uma das instruções do prefeito Almir Melo ao secretário Volpi é programar, ainda em 2014, um campeonato de SUP Remada e SUP Wave em Canavieiras, para iniciantes e veteranos, da categoria amador, cujos contatos já estão bem adiantados.

Estamos empenhados em conseguir atrair a atenção de patrocinadores para estabelecer um calendário de eventos dessa natureza em todas as zonas turísticas do Estado, no litoral e no interior, ainda dentro do programa que se tornou nosso carro-chefe: “Bahia Vai à Bahia”, – conclui Fernando Volpi.

O evento não tem taxa de inscrição e está aberto aos remadores de todas as idades. É obrigatório o uso de equipamentos de segurança (colete, protetor solar, dentre outros).

Compras e turismo em foco no Fórum Regional da Pequena Empresa

A advogada Ana Carine é uma das palestrantes do evento, que promete trazer muitas novidades.

Itabuna vai sediar no próximo dia 27 de novembro, o Fórum Regional da Pequena Empresa – Compras Governamentais e Turismo com Oportunidades. Promovido pela Ampesba (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia) em parceria com a CONAMPE (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais), o evento acontecerá no auditório da FTC e espera reunir um público aproximado de 400 pessoas.

O objetivo do encontro, que será recheado de informações, é divulgar e promover o conhecimento dos empresários de diversos portes e segmentos da economia regional. “Eles serão orientados no sentido de que vender para o Governo é um excelente negócio, desde que o empreendedor esteja muito organizado com relação à documentação e com estrutura financeira”, informou Valdir Ribeiro, presidente da Ampesba.

Um dos temas, por exemplo, será o turismo que, de acordo com Ribeiro, é um setor rico em oportunidades de bons negócios, fomentando, além disso, a geração de emprego e renda. “A nossa região dispõe de uma orla fantástica. Então, temos aí o turismo Ecológico e o de Negócios, que precisam ser estimulados. Quem pode fazer isso são os municípios. Esperar pelos governos estadual e Federal é perda de tempo”, argumentou.

O fórum, dirigido, principalmente, a empresários, estudantes, técnicos, secretários, vereadores e prefeitos, terá o apoio da Cia Junior (UESC), ADM Técnicos Junior (FTC), Consulte Junior (UNIME), Sebrae e Prefeitura Municipal de Itabuna.

Nosso projeto é promover sempre eventos como esse para incentivar os prefeitos e os pequenos empreendedores a recepcionar, da melhor forma, os turistas da região e os que vêm de longe conhecer as nossas cidades”, afirmou o presidente da Ampesba.

Programação

A primeira palestra está prevista para começar às 17 horas, quando a advogada e consultora Ana Carine falará sobre compras governamentais e oportunidades para as pequenas empresas.

O tema Ações do Governo para o Desenvolvimento do Turismo Regional será discorrido pelos prefeitos Almir Melo, de Canavieiras; Fernanda Silva, de Uruçuca; e Diane Brito Rusciolelli, de Una. Ao final do evento, os participantes receberão um certificado.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected] Maiores informações pelos telefones (73) 8825-5181 e (73) 9178-3684.