Presos improvisam corda e fogem da delegacia de Camaçari

Presos do Complexo Policial de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, fugiram da delegacia na madrugada desta quinta-feira (13). De acordo com a Polícia Civil, cerca de 10 detentos escaparam pelos fundos da unidade.

A polícia informou que o grupo usou uma “tereza”, espécie de corda improvisada, para fugir da delegacia. Até as 9h desta quinta-feira, ninguém havia sido recapturado.

Caminhão cegonha pega fogo e destrói 11 carros em Camaçari

Um caminhão cegonha carregado de veículos pegou fogo em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, na madrugada desta sexta-feira (31). De acordo com informações da Defesa Civil da cidade, o incidente aconteceu por volta das 3h no posto de combustível Trevo, na região do Polo Petroquímico de Camaçari. O veículo estava estacionado no local quando o incêndio começou.

Todos os veículos transportados pelo caminhão ficaram destruídos (Foto: Everaldo Lins/Divulgação)
Todos os veículos transportados pelo caminhão ficaram destruídos (Foto: Everaldo Lins/Divulgação)

O motivo das chamas ainda não foi identificado pela polícia. As chamas atingiram e destruíram todos os carros transportados pelo caminhão, cerca de 11, além de danificar totalmente a cegonha. Um outro veículo, um caminhão tanque carregado com nitrato de etila, também teve a cabina atingida pelo fogo. Ninguém ficou ferido.

As chamas foram controladas por volta das 5h, pelo Corpo de Bombeiros de Camaçari e pela Defesa Civil. O motivo do incêndio ainda não foi determinado pela polícia, e o caminhão cegonha vai passar por uma perícia.

 

Ka: Novo carro da Ford é lançado mundialmente com cerimônia em Camaçari

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (13) em Camaçari foi lançado para o Brasil e para o mundo o novo veículo global da Ford, desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa na Bahia.

Novo Ka da Ford é apresentado em Camaçari (Foto: Carol Garcia/GOVBA)
Novo Ka da Ford é apresentado em Camaçari (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

O novo Ka traz duas possibilidades de motor. Um deles é 1.0 com três cilindros e doze válvulas com potência máxima de 80cv, além do motor 1.5 que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. O câmbio do novo Ka continua manual.

O desenvolvimento do novo veículo foi todo liderado pelo Centro de Engenharia da Ford em Camaçari, envolvendo anos de estudos e pesquisas e mais de 1.000 engenheiros brasileiros. O veículo, batizado de Ka Concept, vai substituir o compacto Ka, de acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

Governador Jaques Wagner participa da cerimônia de apresentação do novo Ford Ka (Foto: Carol Garcia/GOVBA)
Governador Jaques Wagner participa da cerimônia de apresentação do novo Ford Ka (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Durante o lançamento, realizado simultaneamente em Camaçari e Nova Deli (Índia), também foram apresentados outros projetos de pesquisa e desenvolvimento em execução pelo centro baiano. Com investimentos previstos de R$ 2,8 bilhões nas unidades da Ford no Nordeste entre 2011 e 2015, a empresa vem aumentando a capacidade de produção da fábrica que deve chegar a 300.000 unidades/ano.

A cerimônia de lançamento contou, na Bahia, com a presença de cerca de 4,5 mil pessoas, entre autoridades, como o governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, jornalistas e funcionários da Ford, além do presidente do Conselho de Administração da Ford, William Clay Ford Jr, bisneto do fundador, Henry Ford, do presidente da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e do presidente da empresa no Brasil e América do Sul, Steven Armstrong. “O lançamento é importantíssimo para nós, porque mostra a capacidade da indústria baiana, dos engenheiros, dos técnicos baianos em desenvolverem um carro que vai ser fabricado e comercializado mundialmente pela Ford”, disse Wagner.

Novo carro da Ford produzido na Bahia é lançado em Camaçari

O novo carro mundial da Ford será apresentado nesta quarta-feira (13) no Polo Industrial Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O projeto do veículo foi anunciado em janeiro de 2012 e desenvolvido no centro de engenharia da montadora na Bahia.

Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

A solenidade de lançamento terá participação do governador Jaques Wagner, dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, dos Transportes, Cesar Borges, e das Cidades, Agnaldo Ribeiro, além dos presidentes da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e da Ford do Brasil e América do Sul, Steven Armstrong.

Sem revelar maiores detalhes, a assessoria de imprensa da empresa informou apenas que o automóvel é “compacto e totalmente remodelado”. Com a produção do novo modelo, a capacidade da fábrica baiana passará de 250 mil para 300 mil unidades por ano.

Homem esfaqueia companheira nas costas em Vilas de Abrantes

Na madrugada desta quarta-feira (2) uma mulher de 26 anos foi assassinada a facadas pelo companheiro em Vilas de Abrantes, distrito do município de Camaçari.  De acordo com informações da 26ª Delegacia Territorial (DT/Vila de Abrantes) o crime aconteceu às 0h15 na residência do casal, localizada na rua Pau Sul.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Em depoimento à polícia, o zelador Josenildo Almeida dos Santos, 28 anos, alegou legítima defesa. Segundo o acusado, a vítima estava com ciúme e começou a discutir com ele, puxando uma faca e esfaqueando a parede. Durante a briga, ela teria partido para cima dele com a intenção de agredi-lo com o objeto, e ele teria golpeado a companheira tentando se defender.

Viviane Souza de Oliveira foi esfaqueada pelas costas oito vezes – na nuca, pescoço, ombro, braço e costas. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O companheiro dela ainda tentou fugir, mas foi preso em flagrante nas imediações do condomínio Portal de Abrantes. Leia mais…

Funcionário de banco é morto em Camaçari

Um homem foi morto na noite desta quarta-feira (7) dentro de seu carro no município de Camaçari.  Anderson Farias Jacob, 34 anos, era funcionário do banco Santander e foi abordado por bandidos ao entrar no veículo por volta das 20h na Estrada da Cascalheira. A principal suspeita da polícia é de que Anderson tenha sido vítima de latrocínio.

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Pithon, relatou que a vítima foi abordada por cinco criminosos e recebeu ordem para descer do automóvel. Ao arrastar o carro para tentar fugir, foi baleado nas costas, segundo a versão da polícia.

Ônibus cai em ribanceira e deixa 32 feridos

Um acidente com um ônibus intermunicipal deixou 32 feridos na manhã desta terça-feira (6) na BA-093, próximo a Simões Filho, região metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta das 7h em uma curva no Km 10 da rodovia.

Os feridos, entre eles o motorista, foram levados pelo Samu para o Hospital Geral de Camaçari e para o Hospital Geral de Simões Filho. A PRE afirmou que 16 pessoas tiveram lesões leves e as outras 16 lesões que inspiram mais cuidados.

Ainda de acordo com a PRE, o ônibus fazia a linha Camaçari-Simões Filho quando o veículo saiu da pista e caiu em uma ribanceira. Chovia forte na região no momento do acidente. O trânsito ficou lento no local por conta do ocorrido. A PRE informou que o veículo passará por perícia, que deve apontar as causas do acidente.

Fonte: G1

Camaçari: População acampa na rua para conseguir vaga em cursos

A partir da manhã desta sexta-feira (26) pais e alunos começaram a acampar em frente à sede da Secretaria de Cidadania e Inclusão (Secin) para conseguirem se inscrever em um dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Algumas pessoas contam que estão aguardando as senhas de atendimento desde quarta-feira (24). De acordo com uma estudante, as pessoas providenciaram uma lista para organizar a ordem de chegada.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Camaçari, as senhas serão distribuídas a partir das 7h deste sábado (27). O grupo será atendido a partir das 8h. Serão oferecidas 300 vagas para oito cursos: caldeireiro, ajustador mecânico, assistente de planejamento e controle de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão, agente de observação de segurança na indústria, operador de sonda de perfuração, operador de computador, além de montador e reparador de computador.

Quem deseja se candidatar, deve ter entre 16 e 59 anos e ter concluído o Ensino Fundamental I. É necessário levar original e cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade, cartão de inscrição do NIS (Número de Inscrição Social) e  PIS (Programa de Integração Social). A previsão de início das aulas é no dia 26 de agosto.

Ex-candidato a vereador de Camaçari é morto a tiros

Na noite desta quarta-feira (24) um ex-candidato a vereador do município de Camaçari foi morto a tiros dentro de um carro. Segundo informações da Central de Polícia, Jutahy Assis da Silva, 46 anos, foi atingido por três tiros na cabeça quando saía do pátio da Câmara de Vereadores da cidade.

Jutahy não resitiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda de acordo com informações da Central de Polícia, dois homens ainda não identificados foram avistados em uma moto fazendo abordagem ao homem.

A polícia diz que o carro em que Jutahy estava, um Citroen de placa JPL-0164, era roubado. O caso está sendo investigado pela 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari). O motivo do crime ainda não foi divulgado pela polícia. Jutahy foi candidato a vereador no ano passado pelo PTB.

Camaçari: Mulher é presa por planejar a morte de companheiro

Nesta última quarta-feira (10) uma mulher foi presa em Camaçari por participar da morte do companheiro. De acordo com a delegacia do município, a morte da vítima foi organizada por Vânia de Sena Carneiro, de 27 anos, e seu amante, Rafael Araújo da Silva, 27 anos, conhecido como ‘Dois’, dono de uma boca de fumo na cidade. Um comparsa do traficante também participou do crime.

A vítima Jailson Nunes Gonçalves Júnior, 35 anos, tinha dívidas com o tráfico de drogas local e teve a sua morte encomendada pelo amante de sua mulher. No dia 20 de abril, Vânia o chamou para sair e tomar uma cerveja, mas ao chegar no local, no bairro Jardim Limoeiro, foi surpreendido por Rafael e seu comparsa Deivid, que o mataram a facadas.

Vânia foi presa próxima ao bairro onde mora após ter sua prisão temporária decretada pela Justiça. Ela já havia sido ouvida pouco depois da morte de seu companheiro e confessou ter participado do crime, mas alegou que havia encomendado a morte de Júnior por ciúmes.

Ainda segundo a delegacia de Camaçari, ao ser presa nesta semana, ela confessou que a morte do ex-companheiro havia acontecido por conta de dívidas com o tráfico de drogas.

Deivid, que também participou do crime, já havia sido preso em maio por tráfico de drogas, mas seu envolvimento na morte de Júnior só foi revelado no depoimento de Vânia. No momento da sua prisão, ele foi detido com uma moto que pertencia à vítima. Rafael segue foragido.