Itabunenses na bronca!

Moradores relataram as suas revoltas com a atual situação de ruas de Itabuna. Conforme o corpo da mensagem, o primeiro caso se dá na rua São José, situada no bairro de Fátima, que se encontra em situação lastimável ha 7 meses.

O segundo caso foi registrado em um local conhecido como “rua da usina”, localizada no bairro Novo Horizonte. O agravante da situação é o esgoto que corre a céu aberto, causando um odor insuportável.

Moradores de Ilhéus questionam: “Qual a função da Prefeitura?”

“Qual a função da prefeitura na nossa sociedade? Será que não dispõe de recursos para solucionar problemas básicos? Além de pagar pesados impostos, temos que arcar com obras do município?”.

 

É o que diz parte de um texto enviado por moradores de Ilhéus. No trecho da zona sul que fica entre a BA-001 (rodovia Ilhéus-Olivença) e a avenida Nossa Senhora Aparecida, os moradores improvisaram uma sinalização por conta dos buracos presentes na rua, buracos estes que a prefeitura de Ilhéus não toma nenhuma providência e a própria comunidade resolveu tapar.

O Texto ainda diz:

“Dessa forma, vale a pena refletirmos um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal. A elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos municípios estão entre suas ações. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a idéia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.

Sei que na pratica em Ilhéus não acontece nada, nada que venha minimizar as deficiências estruturais, revoltado parcelas da população no intuito de suprir o poder público tenta desesperadamente fazer o papel da ‘PREFEITURA’ ”.

Moradores de Inema pedem socorro

Em contato com nossa redação, moradores do distrito de Inema, denunciaram o descaso do governo do estado, onde abandonaram no distrito uma máquina Patrol que seria usada para melhoramento da estrada que liga o distrito de União Queimada a Inema, tão prometida pelo DERBA – Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia.

A situação da estrada é tão caótica, que os produtores de Inema e Pimenteira se queixam de não conseguirem escoar a produção local, já que há constante atolamento e quebra de ônibus que fazem a linha para os distritos citados.

Estamos ilhados! Os usuários dos transportes muitas vezes são obrigados a percorrerem a pé, distâncias enormes devido às péssimas condições da estrada, impedindo o ônibus de chegar a seu destino”, explica uma moradora.

A estrada em questão é uma extensão da BA-262, que por não ser asfaltada precisa sempre de intervenções, para viabilizar a circulação de veículos.

Moradores do Novo Jaçanã ficam indignados com buracos abertos pela Emasa

Moradores do bairro Novo Jaçanã informaram ao Blog do Tom que a Emasa esteve no local há mais de uma semana, especificamente na Rua P, para tentar resolver problemas na rede de esgoto. A empresa fez grandes buracos na rua e até o momento não retornou para fechar estes buracos.

As pessoas estão indignadas com a falta de respeito aos moradores, pois os buracos representam incômodo a todos, além do esgoto estar correndo a céu aberto, provocando mau cheiro e atraindo bichos como insetos, cobras e ratos. Crianças, idosos e carros ficam impossibilitados de transitar em segurança pelo local.

São Caetano e Novo São Caetano chamam a atenção para ruas sem tratamento

Os bairros São Caetano e Novo São Caetano estão passando por alguns problemas na pavimentação pública. Na rua 25 de Dezembro, no São Caetano, há um trecho com buraqueiras e poeira com atrapalham na condução de veículos no local. Os moradores reclamam também de constante falta de água nas residências.

Rua 25 de Dezembro no São Caetano apresenta buraqueira (Foto: Ednaldo Pinto)
Rua 25 de Dezembro no São Caetano apresenta buraqueira (Foto: Ednaldo Pinto)

Já na Rua E, no Novo São Caetano, há reivindicações de melhoria no asfaltamento da rua, além do tratamento de esgotos abertos.

 

Buraqueira no acesso ao Real Ville em Itabuna

Foto enviada pelo leitor Renilton.

Moradores do bairro São Judas têm se queixado das péssimas condições da Rua Inglaterra, que é o principal acesso ao condomínio Real Ville.

A pavimentação de qualidade sofrível, feita pelo governo passado, já está quase inteiramente tomada por buracos e o estrago aumentou com as chuvas dos últimos dias. Para completar, a Emasa fez reparos na rede de abastecimento e até hoje a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) não mandou ninguém recuperar o asfalto.

As “vítimas” dizem ainda que houve recentemente o início de um trabalho de recapeamento na rua, mas a operação não foi adiante.

Denúncia enviada por um leitor / Texto – Davdson Samuel.

Itabuna e o dilema das ruas esburacadas

A rua Ruffo Cunha, no bairro de Fátima, próximo ao Hospital Manoel Novaes – Foto: Gabriela Caldas

Itabuna comemorou o dia da cidade com inauguração de obras, mas enfrenta problemas que se arrastam há anos e que insistem em fazer parte do cotidiano do município.

A rua Ruffo Cunha, no bairro de Fátima, próximo ao Hospital Manoel Novaes, cujo asfalto foi inaugurado ano passado, está em péssimas condições. Quando chove, a situação se agrava e fica quase impossível transitar pela rua.

“O local esburacado liga a rua ao Hospital e é um caminho mais curto para o bairro de Fátima, para desafogar o trânsito na Juracy Magalhães. Mas infelizmente vamos ser obrigados a não passar mais por lá enquanto a prefeitura não resolver o problema que é grave há meses.” Afirma a moradora Luciana Cruz.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) retomou os serviços de tapa-buracos no início do mês de julho, e segundo o secretário Marcos Monteiro, toda a malha viária urbana será recomposta.

Texto: Thiago Dias