Apesar de ter sido morto a tiros, uma faca foi encontrada na cena do crime. Foto: Ednaldo Pinto.
Itabuna – Na madrugada deste domingo (09), um homem ainda não identificado foi morto com vários disparos, no bairro Nova Itabuna. Segundo moradores, o homem passava vendendo cajaranas na localidade. Ele foi encontrado morto na Rua Beira Rio. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local para fazer o levantamento cadavérico.
Os bairros São Caetano e Novo São Caetano estão passando por alguns problemas na pavimentação pública. Na rua 25 de Dezembro, no São Caetano, há um trecho com buraqueiras e poeira com atrapalham na condução de veículos no local. Os moradores reclamam também de constante falta de água nas residências.
Rua 25 de Dezembro no São Caetano apresenta buraqueira (Foto: Ednaldo Pinto)
Já na Rua E, no Novo São Caetano, há reivindicações de melhoria no asfaltamento da rua, além do tratamento de esgotos abertos.
Falta pavimentação na Rua E no Novo São Caetano (Foto: Ednaldo Pinto)
As empresas Rio Cachoeira e São Miguel vão criar quatro novas linhas de ônibus e readequar outras duas existentes por conta das demandas apresentadas pelos itabunenses.
Novas linhas de ônibus são elaboradas (Foto: Pedro Augusto)
As mudanças entram em fase experimental nesta segunda-feira (11) e se torna definitiva a partir do dia 18, beneficiando diretamente moradores de 24 bairros periféricos além do centro da cidade e da população da área rural do projeto agrícola Roça do Povo. Com a criação das novas linhas, o Sistema de Transporte Coletivo de Itabuna passará a operar com 92 veículos, sendo dois destinados exclusivamente ao Transporte Cidadão.
Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Moreira Soares, as intervenções que estão sendo implantadas é um dos primeiros passos que a Prefeitura está dando para ampliação e construção de um novo sistema de transporte coletivo. Ele destaca que nos próximos dias será aberto processo licitatório para contratação da empresa que desenvolverá o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que apontará as prioridades do novo modelo de transporte público.
Ao explicar o funcionamento das linhas implantadas e readequadas, Clodovil disse que elas foram definidas com base em estudo técnico que indicou, além da viabilidade, a demanda de passageiros nos percursos. As linhas criadas farão o seguinte itinerário: Bairro a Bairro (BB-32) servindo a linha entre o Condomínio Residencial Pedro Fontes 1 e bairro Fonseca; BB-76 que liga Nova Ferradas ao Maria Pinheiro; BB-72, que liga o Emanoel Leão ao Jardim América e o RB-85 (Rural a Bairro) que faz a ligação entre a Roça do Povo e o Hospital de Base.
As readequações implicaram na reativação e ampliação da linha BB-74 entre o Daniel Gomes e Jardim América (semianel rodoviário), além da substituição da BB-18 pela linha BB-35, que terá como itinerário os bairros Daniel Gomes e Manoel Leão. O secretário Clodovil Soares enfatiza que a reativação e reestruturação desta linha era uma das principais reivindicações dos usuários desde que foram desativadas em 2011, durante a gestão passada, quando houve a tentativa malsucedida de integração do Sistema.
“Por conta disso, estamos priorizando escutar a comunidade antes de executar qualquer mudança no Sistema de Transporte Coletivo a fim de que sejam atendidas às expectativas dos usuários. Neste sentido, a partir do próximo mês de janeiro estaremos visitando os bairros da cidade para coletar sugestões que serão sistematizadas, estudadas tecnicamente e adaptadas ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana e, consequentemente, ao novo Sistema Municipal de Transporte Coletivo”, afirmou Clodovil Soares.
Após os moradores do bairro Nova Ferradas interditarem a BR-415 e os Secretários prometerem melhorar a urbanização do bairro, construir uma nova unidade de saúde, contratar médicos e fornecer remédios gratuitos.
O prefeito Vane esteve na localidade na tarde desta terça-feira (22) para ouvir a bronca dos moradores e afirmou que o posto de saúde será totalmente reformado e a pavimentação das ruas do bairro será melhorada. Por enquanto o posto de saúde funcionará provisoriamente em uma casa doada por um morador do bairro, palavras do Secretário Marcos Monteiro.
Nesta manhã de terça-feira (23) moradores do bairro Santo Antônio fizeram outro manifesto reivindicando providências por parte da Emasa, que ficou de ajeitar os esgotos que correm a céu aberto na Rua Travessa, final da avenida Itajuípe. Na última quinta-feira (18) os populares fizeram uma manifestação fechando as ruas e pedindo a presença do prefeito. O secretário da Emasa esteve no local mas até agora nada vou resolvido.
A revolta dos populares é por conta de um esgoto que corre a céu aberto nesta rua, e, por consequência, a água suja cai na caixa d’água que abastece a rua e posteriormente sai nas torneiras das residências, pondo em risco a saúde das famílias.
Uma senhora, que tem um esgoto aberto na porta de casa, relatou sua situação. Confira no vídeo em instantes.