Esgotos atormentam moradores do Zizo

Não é novidade que muitos dos bairros de Itabuna vem passando por problemas de saneamento básico. No Zizo os moradores estão sofrendo com um problema que é comum na cidade inteira: esgotos.

Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

O vice-presidente da associação dos moradores do Zizo, Cleidinaldo Lima Martins, há um buraco aberto pela Emasa onde o esgoto passa por debaixo das casas e invade os encanamentos das residências, poluindo a água. Este caso acontece na rua Bela Vista.

Esgoto invade encanamentos e suja água das residências (Foto: Ednaldo Pinto)
Esgoto invade encanamentos e suja água das residências (Foto: Ednaldo Pinto)

Ainda no Zizo, há um esgoto geral da Emasa que passa entre duas residências e termina no fundo de um prédio. Além do mau cheiro e a presença de bichos, a água do esgoto está prejudicando uma pilastra do prédio, o que pode comprometer na estrutura e até causa uma tragédia posteriormente.

Esgoto termina entre duas casas (Foto: Ednaldo Pinto)
Esgoto termina entre duas casas (Foto: Ednaldo Pinto)

O Blog do Tom está aberto para receber as reclamações dos leitores e publicar aqui para mostrar as reivindicações dos moradores. Itabuna está sendo comandada por uma nova gestão e é necessário mostrar os problemas que são constantes no município.

Prédio está sendo prejudicado com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Prédio está sendo prejudicado com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

Mais um posto de saúde sucateado em Itabuna

Rua Bela Vista, bairro Zizo. Fotos: Ednaldo Pinto.
Rua Bela Vista, bairro Zizo. Fotos: Ednaldo Pinto.

O Posto de Saúde – Dr. John Leahy, localizado na rua Bela Vista no bairro Zizo, está passando por péssimas condições de infraestrutura e constantemente falta itens e medicamentos para serem distribuídos aos moradores da localidade.

Durante a tarde desta quinta-feira (31), o repórter fotográfico, Ednaldo Pinto, esteve no posto para registrar a situação de calamidade em que a unidade de saúde se encontra. São inúmeros problemas, dentre eles; cadeiras quebradas, outras enferrujadas, ventiladores quebrados, instalações elétricas sem manutenção com sério risco de ocorrer um curto interno e provocar um incêndio, paredes úmidas precisando de pintura, descarga de banheiro quebrada, falta de capinagem passando ratos, baratas e até cobras, arquivos jogados, ar-condicionado embalado que poderia ter sido instalado para regular a temperatura de medicamentos que necessitam de refrigeração, além disso, há cerca de 3 meses falta medicação para os moradores.

Sai secretário, entra secretário e os problemas nas unidades básicas de saúde em Itabuna continuam. Acumulam-se pessoas a cada vez mais nos hospitais da cidade, acarretando em superlotações, e fazendo com que os hospitais rejeitem o atendimento, sendo que pequenos casos poderiam ser solucionados nesses postos.

As perguntas que ficam são, será que o problema será resolvido? Até quando isso irá acontecer? Onde está o Prefeito para tomar providências?

Bairro do Zizo entra em manifestação mais uma vez

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Os moradores do Zizo vão realizar mais um protesto reivindicando melhorias no local. Segundo moradores, a Emasa concertou o cano geral de água da rua Bela Vista, mas o cano voltou a estourar pelo serviço mal feito da empresa. A intenção é fechar o acesso que liga aos bairros vizinhos, evitando a passagem de ônibus.