Contribuintes já podem pagar o IPVA 2015 com 10% de desconto

ipva05012014Os contribuintes baianos que desejam economizar com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2015 já podem efetuar o pagamento, com 10% de desconto, até o dia 6 de fevereiro, em cota única (à vista).

Os valores podem ser consultados no site da Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) – www.sefaz.ba.gov.br –, acessando o item Inspetoria Eletrônica, depois IPVA e, por fim, Base de Cálculo dos Veículos Automotores. Vale lembrar que o desconto não inclui o licenciamento e o seguro obrigatório, que são de responsabilidade do Detran.

Para efetuar o pagamento, o proprietário do veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. A Sefaz dispõe de uma central de atendimento para tirar dúvidas pelo número 0800 071 0071.

Para quem não puder aproveitar a redução de 10%, existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. No site, também a opção de parcelamento em três vezes. Neste ano, o valor do IPVA teve uma redução média de 3,5%, informa o Correio 24Horas.

Escritório contábil é alvo de investigação por fraude em vistos

Bahia – Dois sócios de um escritório de contabilidade em Porto Seguro, foram notificados pela Polícia Federal nesta terça-feira (19) após início da operação que tenta desarticular esquema criminoso que obtia ilegalmente vistos de permanência no Brasil para estrangeiros.

Segundo a PF, os sócios devem cumprir medida cautelar que prevê a suspensão da atividade econômica exercida no escritório. Em caso de descumprimento, a medida pode ser convertida em pedido de prisão preventiva.

Ainda conforme a PF, ambos os sócios devem prestar depoimento sobre o caso na tarde da quinta-feira (21). Além das notificações, a PF relata que foram recolhidos no escritório dos suspeitos um malote de documentos e uma CPU. Por meio dos documentos, a polícia diz que irá analisar a situação dos estrangeiros atendidos e possíveis envolvimentos nos casos.

Bahia vence o Goiás na Fonte Nova, com gol de Fahel

Felipe Oliveira/Gazeta Press

Sob o comando do técnico “interino”, o time bateu o Goiás na Fonte Nova, na tarde deste sábado (09), e, apesar de não ter conseguido sair da zona de rebaixamento, chegou aos 13 pontos. Superior no primeiro tempo, os donos da casa chegaram ao gol em uma cobrança de escanteio, aos 30 minutos, quando Fahel subiu com liberdade à frente da marca do pênalti. Os visitantes se estabeleceram no ataque na etapa final, perderam duas boas chances e não alcançaram a igualdade no marcador.

Vitória recebe o Grêmio no Barradão para continuar subindo na tabela

Após oito jogos sem triunfo, o Vitória voltou a vencer na última rodada, e agora o Leão vai para mais um desafio, em busca de abrir sequência positiva no Brasileirão. Na noite deste sábado (02), o Vitória encara o Grêmio no Barradão, com bola rolando a partir das 21h.

Foto: Divulgação/ EC Vitória

Mesmo com o bom resultado diante do Criciúma na última, o resultado não foi suficiente para afastar o Rubro-negro das ameaças do Z-4 e com o apoio da torcida os comandados de Jorginho buscam confirmar a recuperação no duelo da 13ª rodada. Para o time gaúcho, a partida vale os pontos que podem reaproximar a equipe dos líderes.

Mais de 50% dos eleitores da Bahia são mulheres

Bahia – Assim como nas últimas eleições, as mulheres ainda representam mais da metade do total de eleitores da Bahia. Um balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) aponta que, das 10.185.417 pessoas aptas ao voto no estado em 2014, 5.304.570 são do sexo feminino.

Em relação ano de 2012, quando foram eleitos prefeitos e vereadores, o percentual de mulheres votantes permanceu praticamente estável, saindo de 51% para 52%. Em termos quantitativos, o estado passou de 5.240.652 para 5.304.570 pessoas do sexo feminino aptas ao voto. Em 2012, o número total de eleitores, entre homens e mulheres, era de 10.110.100.

Apesar de representar mais da metade dos eleitores, as mulheres ainda são minoria entre os candidatos que disputam as eleições no estado. Dos 1.023 pedidos de candidatura neste ano, 703 foram de homens e 320 de mulheres.

Carro pega fogo após colidir em caminhão na BR-101

Bahia – Um grave acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (01), por volta das 8h, na BR-101 em Santo Antônio de Jesus.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor do veículo modelo Focus, placa policial JQG 1402, licença de Santo Antônio de Jesus perdeu o controle e colidiu no fundo de um caminhão modelo Volkswagen, cor vermelha de placa policial KKU 3623, licença de São Pedro da Aldeia/RJ, que estava estacionado no acostamento de um posto de combustível.

O caminhão estava carregado de azeite de oliva, porém parte do material foi destruída pelas chamas. O carro de passeio, que estava ocupado por três pessoas com o motorista, pegou fogo e teve perda total.

Os ocupantes conseguiram sair do veículo antes do mesmo começar o incêndio. As vítimas que sofreram ferimentos leves foram socorridas por prepostos do Samu e encaminhadas ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ).

CENAS FORTES! Homem é assassinado à tiros em via pública; Veja vídeo

Veja este vídeo, um homem é assassinado em plena luz do dia, com 16 tiros. Perceba que há um grupo sentado na porta de uma residência, quando de repente um homem disfarçado com um capacete, chega atirando na direção deles. Todos saem correndo e o alvo vira um homem de camisa azul, que cai, e é atingido por vários disparos. As imagens são de um município do interior da Bahia, no entanto, até o momento maiores informações não foram divulgadas sobre o caso.

Motorista engata ré e criança de três anos morre atropelada em Itapetinga

Foto: Itapetinga Repórter.
Foto: Itapetinga Repórter.

Itapetinga – Uma criança de três anos morreu atropelada por um caminhão de transportar bois, neste sábado (12). Segundo a Polícia Civil, o veículo estava parado e, ao engatar a marcha ré, o garoto passou no fundo e foi atingido, por volta das 10h. O motorista não viu que o menino estava embaixo do veículo.

De acordo com a polícia, o motorista fugiu do local por medo de ser linchado, mas entrou em contato ficando de ser apresentar na segunda-feira (14). O corpo da criança foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Droga achada em maior apreensão no Nordeste estava enterrada em cisternas

Bahia – A maior parte dos 761 kg de cocaína e 130 kg de maconha apreendidos pela Polícia Federal em um condomínio de classe média estava enterrada em cisterna no município de Mata de São João, no Litoral Norte do estado, há 420 km de distância de Itabuna.

Segundo a polícia, esta foi a maior apreensão de cocaína realizada no nordeste do país. Duas pessoas foram presas e levadas para a cadeia pública de Salvador. A ação ocorreu na manhã de quarta-feira (9) e contou com a participação de 20 policiais. O delegado Leonardo Almeida Rodrigues, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, informou que o restante da droga estava escondido em outros quatro veículos.

Foto: Divulgação/Polícia Federal.
Foto: Divulgação/Polícia Federal.

Recebemos a informação, por meio da nossa rede de colaboradores, que havia uma casa como ponto de estocagem de drogas. Primeiro abordamos um carro preto, que faria o transporte da carga. Depois, fomos até o condomínio onde encontramos parte da droga enterrada lacrada em uma cisterna de uma das casas. O resto estava dentro de carros, próximos a outra residência“, relata o delegado.

Na ação foram presos o motorista de um dos veículos que faria o transporte da carga, de 21 anos, além da proprietária da residência onde a droga estava enterrada, de 33 anos. Segundo a polícia, eles alegaram que só irão falar em juízo. A dupla irá responder por tráfico de entorpecentes e associação por tráfico. “Acreditamos que outras três pessoas estavam na casa, entre elas o marido dessa mulher. Eles fugiram“, completa o delegado.

Leonardo Rodrigues acredita que parte da droga seria comercializada em Salvador e municípios da região metropolitana. “Não sabemos ainda a origem, nem o destino. Ainda estamos investigando se tinha alguma ramificação, algum cartel por trás disso“, revela. Dos 761 kg de cocaína encontrados, pouco mais de 60 kg estavam prontos para consumo.

Marco Civil começa a valer hoje; saiba o que muda na internet brasileira

A partir desta segunda-feira (23), você, que acessa a internet brasileira, segue um conjunto de normas criadas especificamente para a rede, porque hoje entrou em vigor o Marco Civil da Internet.

Até ontem, não havia uma definição clara sobre o que é, como funciona e para que serve a internet no Brasil, todos nós a usávamos de forma empírica. Agora, oficialmente, a internet passa a ser vista como “o sistema constituído do conjunto de protocolos lógicos, estruturado em escala mundial para uso público e irrestrito, com a finalidade de possibilitar a comunicação de dados entre terminais por meio de diferentes redes“.

O que muda para o usuário

O Marco Civil determina que a internet é uma ferramenta fundamental para a liberdade de expressão e diz que ela deve ajudar o brasileiro a se comunicar e se manifestar como bem entender, nos termos da Constituição.

O texto da Lei chega a apontar que “o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania“. O internauta tem garantia de que sua vida privada não será violada, a qualidade da conexão estará em linha com o contratado e que seus dados só serão repassados a terceiros se ele aceitar – ou em casos judiciais.

Um dos pontos essenciais do Marco Civil é o estabelecimento da neutralidade da rede. Preparamos um texto só para explicar o que significa o termo e você pode conferi-lo aqui. Em linhas gerais, quer dizer que as operadoras estão proibidas de vender pacotes de internet pelo tipo de uso, conforme o informou o site do Olhar Digital.

O governo até pode fazer essa discriminação, mas só em duas situações: se ela for indispensável para a prestação dos serviços; ou se serviços de emergência precisarem ser priorizados. Mesmo assim, o presidente que estiver no comando não tem como simplesmente mandar tirar internet de um lugar e botar no outro. Ele precisará consultar o Comitê Gestor da Internet e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O que muda para empresas

As empresas que trabalham com serviços na internet (como redes sociais) precisam se adaptar a novas regras. Eles precisam simplificar e esclarecer seus contratos de prestação de serviços para informar aos internautas sobre como funciona a coleta e armazenamento de dados, registros de conexão e acesso. Além disso, será necessário tratar do acesso e das práticas de gerenciamento de redes nos termos de uso.

Quem fornece conexão nunca poderá ser responsabilizado pelo conteúdo postado por seus clientes. Já quem oferece serviços como redes sociais, blogs, vídeos etc. corre o risco de ser culpado, caso não tire o material do ar depois de avisado judicialmente. Por exemplo: se a Justiça mandar o Google tirar um vídeo racista do YouTube e isso não for feito, o Google se torna responsável por aquele material.

Haverá um prazo para que o conteúdo considerado ofensivo saia de circulação, mas o juiz que cuidar do caso pode antecipar isso se houver “prova inequívoca”, levando em conta a repercussão e os danos que o material estiver causando à pessoa prejudicada.

Como se vê, com ou sem Marco Civil a internet permaneceria a mesma, só que agora o internauta brasileiro segue regras e tem direitos correspondentes a todo esse ambiente, assim como as empresas que atuam nele. A falta dessa compreensão foi um dos motivos que fizeram tanta gente odiar essa lei (saiba mais), se tiver dúvidas sobre o assunto, veja aqui um texto que explica ponto a ponto os princípios da nova lei.

Turistas distribuem ingressos da Copa para população carente de Salvador

Mais um jogão da Copa do Mundo aconteceu em Salvador nesta última sexta-feira (20), entre França e Suíça, na Arena Fonte Nova, e teve soteropolitano feliz por ter conseguido ingresso de última hora para a partida, que terminou em 5 a 2.

Isso porque um grupo de alemães se inspiraram no inglês Robin Hood, que roubava a nobreza para dar aos pobres, e resolveram distribuir alguns ingressos para o jogo pra algumas crianças. Uma delas foi Laiara Costa, que não acreditou quando ela e seu irmão ganharam ingressos para a partida da França.

Em entrevista ao portal ¨UOL¨, o alemão Moritz Wohlrab falou sobre a iniciativa. “Eu tenho aqui alguns ingressos e resolvi dar para a população de Salvador. Parece que as pessoas daqui acabaram ficando fora da Copa do Mundo, justamente por não ter dinheiro para comprar os ingressos”, disse.

Grupo rende vigilante e explode caixa eletrônico em Urandi

Bahia – Um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal instalado dentro de uma farmácia no município de Urandi, sudoeste do estado, foi explodido na madrugada deste sábado (21).

De acordo com a Polícia Civil, quatro homens em duas motocicletas chegaram armados, renderam o vigilante da farmácia e quebraram a porta do estabelecimento. Em seguida os suspeitos explodiram o aparelho e fugiram. Segundo a polícia, ninguém se feriu. Não há informações sobre o valor da quantia que foi levada pelos assaltantes.

A quantia levada ainda não foi divulgada. Até o momento ninguém foi preso, a polícia investiga o caso.

Mulher desmaia após aguardar 40 minutos para ser atendida em banco de Itabuna

Foto enviada por Pollyana Rios via WhatsApp.

Uma mulher passou mal e desmaiou em uma agência da Caixa Econômica Federal, situada na Avenida Cinquentenário, próximo à praça Adami. O episódio ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (16), e deixou os clientes assustados.

Segundo informações de testemunhas que presenciaram o fato, a mulher aguardava na fila há mais de 20 minutos e reclamou com um funcionário da instituição financeira para que seus direitos fossem respeitados. Ainda de acordo com as informações, no momento da reclamação ela passou mal e desmaiou.

Dois funcionários ajudaram-na, colocando-a em uma cadeira e, logo acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Situações como essa poderiam ser evitadas caso a Lei dos 15 minutos fosse posta em prática. O Ministério Público Federal da Bahia (MPF/BA), já determinou que os bancos localizados na Seção Judiciária da Bahia devem respeitar o prazo máximo de 15 minutos para atendimento dos clientes nos caixas das agências, exceto em dia anterior ou imediatamente posterior a feriados, quando o prazo pode chegar a 30 minutos, sob pena de multa de cinco mil reais em cada ocorrência de descumprimento. Infelizmente, essa determinação não é cumprida em Itabuna.

Cadê a fiscalização? Cadê os Vereadores – Fiscais do Povo?

Confira;

Boatos sobre ataques terroristas na Copa invadem redes sociais, apesar de serem falsos

Como quase todos os boatos que agora ganharam terreno na desconfiança da população no perigoso caminho das redes sociais, mais uma onda de especulações sobre possíveis ataques de facções criminosas ganharam a rede e os aplicativos de milhares de pessoas.

A mensagem, que a pessoa que repassa afirma ser de um “primo de uma amiga minha”, e que trabalha em uma emissora, afirma que uma determinada facção criminosa, que não vale citar o nome aqui, estaria articulando um plano de ações terroristas no dia dos jogos da Copa.

O setor de investigação da polícia nos estados já possui dispositivos para rastrear quem espalhou o boato. Essa pessoa, quando identificada, pode sofrer sérias sanções da justiça. Afinal, a ação dela pode ser considerada uma espécie de ‘terrorismo’ psicológico.

Um delegado, que por estar ligado a um núcleo de inteligência da Polícia Civil na Bahia não pode revelar o nome, garantiu que são boatos: “geralmente, quando a notícia é verídica, a informação chega primeiro à polícia, para depois ganhar as ruas. Quem sabe se é verdade ou não, não sai espalhando por mensagens em celulares, mas evita, justamente, espalhar o pânico”, analisa. Portanto, caso você receba descarte-a.

Jovem tem fotos intimas divulgadas após celular do namorado ser roubado

Bahia – Uma jovem de 22 anos, moradora da cidade de Eunápolis, no interior do estado, teve várias fotos íntimas divulgadas na internet após o namorado ter o aparelho celular roubado.

A vítima teria mandado para o namorado várias imagens em poses sensuais e totalmente despida. Por conta do incidente a filha da jovem pode deixar o município.