Novos moradores do Jardim América II tem 30 dias para fazer mudança

Nesta quarta-feira (6) a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Itabuna reuniu no Grapiúna Tênis Clube 250 – dos 496 – proprietários de apartamentos do novo Condomínio Residencial Jardim América II que devem ocupar as novas moradias em no máximo 30 dias. Na oportunidade, foram assinados os contratos com a Caixa Econômica Federal e recebidas as chaves da nova residência e dada entrada no pedido de ligação da energia elétrica.

Os beneficiados do programa Minha Casa, Minha Vida receberam os boletos com as parcelas referentes a um ano, bem como o manual do proprietário, que contém informações sobre diretos e deveres. A assinatura dos contratos continua hoje (7), a partir das 8 horas, no mesmo local, com a participação dos 246 condôminos restantes.

Estiveram presentes à assinatura dos contratos, o gerente geral da Caixa em Itabuna, Antonio Almeida, o representante da Construtora Módulo, Cleber Carvalho, e a técnica bancária da Caixa em Salvador, Maitê Fraga.

Construção do Centro de Artes e Esportes começa na segunda-feira

Modelo digital do CEU.
Modelo digital do CEU.

Nesta quinta-feira (25) o prefeito Claudevane Leite assinou a ordem de serviços para construção do Centro de Artes Unificados (CEU), que será construído no bairro Urbis IV em parceria da Prefeitura com o Ministério da Cultura. O investimento da obra chega à R$ 1,9 milhão.

Durante a cerimônia da assinatura, o prefeito afirmou que as obras começam já na próxima segunda-feira (29), e serão concluídas no tempo previsto de 18 meses, quando a comunidade contará com equipamentos de qualidade. Vane destacou que é importante o acompanhamento da população no andamento da obra, que será um grande espaço de lazer, possibilitando o acesso de crianças e jovens às atividades artísticas e esportivas.

Moradores dos bairros Urbis IV, Jorge Amado, Campo Formoso, Nova Itabuna, Morumbi, Sinval Palmeira, Ferradas e Nova Ferradas comemoram o início da obra, considerando que, pela primeira vez na história do município, essa região da cidade ganha um espaço público dessa importância.

O Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) será construído em uma área de três mil metros quadrados e contará com quadra de esportes coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, equipamentos sócio-assistenciais, biblioteca, telecentro, cineauditório/cineteatro com capacidade para 60 pessoas, salas de aula, reuniões e oficinas, paisagismo, pavimentação externa e playground, além de serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os moradores daquela região também vão ganhar um novo campo, que já está sendo construído pela prefeitura, para compensar a área cedida para a construção do CEU. Participaram da solenidade de assinatura do convênio secretários de Esporte e Recreação, Evans Maxwel Silva; Assuntos Governamentais e Comunicação, Cleide Sousa; Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro; da Fazenda, Marcos Cerqueira.

 

Wagner autoriza construção de ponte e ouve protesto em Ilhéus

A solenidade de assinatura da ordem de serviço da nova ponte ligando o centro à zona sul de Ilhéus foi encerrada há pouco, no hotel Praia do Sol. O governador Jaques Wagner defendeu as manifestações ocorridas em todo o país, fez observações e ouviu cobranças relacionadas – principalmente – ao terminal pesqueiro inaugurado em novembro do ano passado, mas que não funciona até agora.

Com informações da equipe do cerimonial, Wagner respondeu que o terminal deve entrar em funcionamento em Agosto.

“Vou falar com o secretário de Agricultura (Eduardo Salles), com o pessoal da Bahia Pesca. Esse equipamento tem que servir às pessoas”, disse.

As cobranças foram feitas diante do ex-presidente da estatal da pesca, Isaac Albagli, hoje secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus. Houve constrangimento. Cássio Peixoto assumiu em lugar de Albagli logo após a inauguração do terminal, ano passado. E havia prometido pleno funcionamento em junho.

Wagner ainda falou dos protestos ocorridos no país. E saiu-se com uma metáfora:

A gente dá banho na criança e tem que jogar a água suja [fora]. Não pode jogar a criança junto. A democracia é uma criança.

Ao contrário de outras solenidades, desta vez o prefeito Jabes Ribeiro não se lamentou das dificuldades financeiras. Falou do pacto por Ilhéus e fez elogios a Wagner, afirmando que o petista era “o melhor governador da história” da Bahia.

A PONTE

Wagner assinou a ordem de serviço em solenidade com prefeitos regionais, dentre eles o anfitrião Jabes Ribeiro, e deputados.

“Não tenho dúvida de que a ponte vai aumentar o embelezamento da cidade, melhorando muito o fluxo e o turismo de Ilhéus”.

A ponte custará R$ 165,2 milhões e terá 497 metros de extensão. Além desta obra, também será construído sistema viário de 2,2 quilômetros, interligando-a à BA-001. O projeto inclui ainda a implantação de vias de acesso e ações de embelezamento. A previsão é de que a obra seja concluída em 24 meses. Confira, no vídeo abaixo, detalhes da ponte e da urbanização de parte da orla.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YX1QDttHADU#at=61

Jornalista Davdson Samuel

Itabunenses vão as ruas em protesto que mobiliza o Brasil

Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Caras pintadas e cartazes nos fez lembrar das Diretas Já e Fora Collor, cenas que vivemos anos atrás. O Itabunense foi as ruas nesta quinta-feira (20) para protestar contra o descaso da gestão pública municipal nos setores da saúde, educação e infraestrutura da cidade. O movimento que começou na praça Simão Fiterman – Bairro São Caetano mobilizou centenas de jovens em sua maioria estudantes. As demandas apresentadas pelos movimentos incluem a redução da tarifa; realização de uma auditoria no sistema; melhoria da qualidade do serviço prestado pelas empresas Cachoeira e São Miguel, com aumento e renovação da frota; além de implantação de equipamentos de mobilidade urbana, como ciclovias, a extensão da meia passagem para estudantes de curso de Ensino à Distância, abertura das discussões para estudar a implantação do passe livre, regulamentação de transporte alternativo, a exemplo de moto-táxis e a abertura de licitação para nova empresa de ônibus.

A manifestação em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves transcorreu sem incidentes. Os manifestantes fecharam a avenida Princesa Isabel portando cartazes e permaneceram em frente à prefeitura por pouco mais de meia hora, gritando palavras de ordem e reivindicando também ações do governo municipal em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Em seguida o  Secretário Oton Matos da Controladoria Geral assinou o documento, da Anel (Assembleia Nacional de Estudantes – Livre), Fiscal Grapiúna; DCE da UESC; Central Sindical e Popular (CSP Conlutas); SIndicato do Magistério Público de Itabuna (SIMPI); Movimento Mulheres em Luta; Interact Club; Pré-Universitário para Afrodescendentes (PREAFRO); Bloco Afro Encartat e Levante Popular da Juventude.

Logo após a assinatura colhida, a caminhada seguiu em direção ao Centro ocupando a praça do Jardim do Ó e avenida do Cinquentenário com a Juracy Magalhães. De acordo com a Polícia Militar o manifesto atraiu cerca de 6 mil pessoas.