Áreas de risco estão sendo monitoras pela Prefeitura de Itabuna

Equipes da Comissão Municipal de Defesa Civil, das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Assistência Social estão em campo desde a meia noite de domingo (19) acompanhando de perto a situação de áreas de riscos e ajudando moradores dos bairros São Roque, Antique, Maria Matos (Rua de Palha), Nova Itabuna, São Pedro e Maria Pinheiro, além da Rua da Bananeira, em razão das fortes chuvas.

Moradores do São Roque foram socorridos pela Prefeitura (Foto: Pedro Augusto)
Moradores do São Roque foram socorridos pela Prefeitura (Foto: Pedro Augusto)

De acordo com o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, a situação mais preocupante é dos moradores do Antique e São Roque, depois da subida rápida da água do riacho Água Branca que provocou o alagamento de dezenas de casas daqueles bairros na zona norte da cidade. O secretário destaca que até o meio dia desta segunda-feira (20) não houve prejuízos materiais para os moradores.

Trindade explica que as famílias dessas áreas de risco foram cadastradas pela Prefeitura após as cheias de novembro do ano passado e terão prioridade no Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida. Atualmente cerca de 200 famílias estão recebendo auxílio moradia do governo municipal. “Elas serão transferidas para o primeiro conjunto habitacional que ficar pronto”, afirma o secretário.

(Foto: Pedro Augusto)
(Foto: Pedro Augusto)

As famílias que moram em áreas de risco ainda podem solicitar o auxílio moradia no Plantão Social da Secretaria da Assistência Social, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano. Já as equipes da Defesa Civil estão monitorando as áreas de risco juntamente com técnicos da Sedur. “Estamos com toda a estrutura montada para uma possível ação de emergência”, informa coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil, Roberto Avelino.

Roberto afirma que os possíveis desabrigados serão levados para o Colégio Brasília Baraúna, no São Roque; Parque Exposições de Antonio Setenta, no Maria Matos; e Vila Olímpica de Itabuna, no São Caetano. Os telefones de emergência para chamadas à Comissão de Defesa Civil são (73) 3214-1416 e 8854-6924. O celular funciona 24 horas nos sete dias da semana.