Bancos fecham amanhã e reabrem na quinta-feira

As agências bancárias vão fechar nesta terça-feira (31) assim como no dia 1º de janeiro de acordo com Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Hoje (30) os bancos abrem normalmente.

A federação lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão usar os canais alternativos de atendimento para fazer operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no período em que os bancos ficarão fechados poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Festa de Réveillon em Porto Seguro começa neste sábado

A partir deste sábado (28) Porto Seguro inicia as comemorações do Ano Novo. A cidade, que está com a expectativa de 100% na taxa de ocupação hoteleira para o período de Réveillon, faz a festa de 28 de dezembro a 1º de janeiro. As atrações musicais, que vão do axé, com a Banda Eva, ao sertanejo, com a dupla Maria Cecília & Rodolfo, se apresentarão na Passarela do Descobrimento.

A festa também terá a tradicional queima de fogos, com balsas no Rio Buranhém disparando fogos que encantarão, por 15 minutos, os turistas e moradores. Psirico, Naldo, Cheiro de Amor, Edu & Maraial e Trio da Huanna são outros nomes de destaque na programação.

Para o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, “Porto Seguro é uma das cidades mais procuradas, na Bahia, para a virada do ano, por ser badalada, com uma boa quantidade de festas, praias e atrativos culturais”.

Para quem quer aproveitar ainda mais a cidade, desfrutando de seus pontos paradisíacos, Porto Seguro oferece passeios com preços que variam de R$ 6 (visita ao Memorial Epopeia do Descobrimento) a R$ 85 (Eco Parque-Parque Aquático), além dos gratuitos.

Natal e Ano Novo não terão coleta de lixo

Caminhões da Biosanear  (Foto Pedro Augusto)
Caminhões da Biosanear (Foto Pedro Augusto)

A Prefeitura de Itabuna não terá expediente nesta terça-feira (24) e no próximo dia 31. O decreto assinado pelo prefeito Claudevane Leite declara “ponto facultativo” nas repartições públicas da administração centralizada, descentralizada e fundacional, excetuando as unidades cujos serviços não podem sofrer interrupção.

Nos dois dias, a coleta domiciliar de lixo e a varrição serão normais. Já nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Dia da Confraternização Universal) não haverá coleta. O Departamento de Limpeza Pública orienta as pessoas que só coloquem lixo na porta da residência uma hora antes da passagem do caminhão-compactador.

Agências bancárias têm horário especial no fim de ano

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias vão fechar no último dia útil do ano, 31 de dezembro, assim como em 1º de janeiro. Os bancos também fecham no Natal.

De acordo com a Febraban, no dia 24 de dezembro, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas. Na véspera do Natal, as agências localizadas nos estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. Nesse horário vão funcionar as agências do Espírito Santo, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, São Paulo, do Tocantins e Distrito Federal.

As agências localizadas em estados com diferença de três horas em relação a Brasília irão atender ao público das 7h às 9h. Em agências localizadas nos demais estados, o atendimento será das 8h às 10h, seguindo o horário local.

A Febraban lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (26 de dezembro e 2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).