Projeto de fim do voto secreto é aprovado e fere Constituição

Em Itabuna a Câmara de Vereadores aprovou em primeira votação a emenda à Lei Orgânica que determina o voto aberto na casa. Durante a discussão, alguns vereadores informaram que o projeto seria inconstitucional e que seria coerente aguardar a decisão do congresso.

Câmara de Vereadores (Foto: Ednaldo Pinto)
Câmara de Vereadores (Foto: Ednaldo Pinto)

Na primeira votação, a proposta de autoria do vereador Júnior Brandão (PT) foi aprovado por 17 a 2, mas em função da decisão do congresso, que só definiu o fim do voto aberto para casos de cassação de mandato e de apreciação de vetos do executivo, o processo foi retirado de pauta.

A proposta tem que prever votação secreta somente nos casos em que a Constituição estabelecer.

(informações do Políticos do Sul da Bahia)

Moradores denunciam esgoto a céu aberto no bairro Sarinha

Fotos enviadas por morador

A redação do Blog do Tom recebeu uma denúncia sobre uma rede de esgoto que corre a céu aberto há cerca de quatro meses na rua Corbiniano Freire, bairro Sarinha. Segundo informações dos próprios moradores, o esgoto estourou e está transbordando, causando mau cheiro na rua, atrapalhando a rotina da vizinhança e atraindo insetos, além de ser uma fonte de doenças. E o lixo não está sendo coletado no local, pois o carro de coleta não desce mais à rua.

Os moradores, que pagam os impostos em dia, incluindo a taxa de esgoto, ficam indignados com a falta de atenção das autoridades. A Emasa já recebeu reclamações dos prejudicados mas não tomou nenhuma providência até o momento. Fica registrado aqui o apelo dos itabunenses que são ignorados e esperamos que a empresa tome alguma providência.