Secretarias municipais lançam prestação de serviço à comunidade

Atendimento do SAS aos moradores do bairro Ferradas.

Aconteceu nesta terça-feira (20) no bairro Ferradas o lançamento do projeto “SAS Perto de Você”. O programa foi criado pela Prefeitura de Itabuna por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) em parceria com as secretarias municipais da Saúde e da Educação e com a proposta de realizar mensalmente mutirões de serviços sociais e até cuidado com a beleza da população mais carente.

No lançamento em Ferradas, cerca de mil pessoas foram atendidas nos diversos serviços oferecidos, a exemplo da emissão de documentos no estande do Plantão Social, um dos mais concorridos. Outro estande bastante concorrido foi o do Bolsa Família, que inscreveu novas famílias no programa e atualizou o cadastro de dezenas de outras que deixaram de receber o beneficio por falta de atualização de dados.

O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, se mostrou satisfeito com o resultado obtido nesse primeiro mutirão. Ele adianta que a proposta do prefeito Claudevane Leite vem sendo cumprida, com as ações acontecendo em benefício da população. “O governo municipal estará ainda mais perto da população para levar as políticas públicas que lhes garanta a inclusão social e o acesso à cidadania e por extensão, uma qualidade de vida decente para as famílias que mais necessitam”, reforçou.

O mutirão durou todo o dia, aconteceu na Praça Frei Ludovico, no centro de Ferradas, e contou com representantes de todos os departamentos da Secretaria da Assistência Social. Os profissionais, além de prestarem serviços sociais, também conversaram com os moradores, tiraram dúvidas e orientaram sobre os programas existentes no município em parceria com o governo federal.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da SAS, Carla Maria Silveira Midjej, lamentou que por falta de orientação muitas famílias ainda estivessem de fora de programas sociais como o Bolsa Família. “Pois esse problema ficou para trás, já que a nossa proposta, a partir de agora, é levar os serviços da assistência social para perto da população atendendo os bairros da cidade e a zona rural”, informou.

Em paralelo à prestação de serviços, os alunos da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares assistiram a palestras proferidas pelo psicanalista Marcelo Pereira de Moura e pela assistente social Eliane Falcão que abordaram sobre os perigos das drogas. As palestras foram realizadas nos três turnos dentro do programa “Crack, é possível vencer” que também será levado a outras unidades de ensino do município. O próximo mutirão será realizado em Mutuns, segundo o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, em data a ser anunciada.

Os comentários estão fechados.