“Irei abrir novas licitações para o transporte coletivo”, afirma Vane durante entrevista

O Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), concedeu uma entrevista ao vivo ao programa Balanço Geral – Record Bahia, apresentado por Tom Ribeiro, no início da tarde desta terça-feira (20).

O jornalista foi bem dinâmico ao apresentar a opinião da sociedade grapiunense através da Fã – Page, do programa no Facebook. Os internautas foram objetivos ao dizerem que querem sim uma licitação já.

Em seguida, Vane começou a falar da guerra travada pelos donos das empresas do transporte coletivo contra a Prefeitura Municipal. Segundo o gestor, “os empresários não querem mais dialogar, só querem que o reajuste seja aprovado, e a passagem suba para R$ 2,50. (Coisa que eles tentam desde janeiro deste ano).

O conflito de interesses é existente, porém, Vane ratificou que esse aumento é inviável e desnecessário, pois, o Governo Federal já reduziu impostos que a Associação das Empresas de Transportes Urbanos (AETU) pagava. Sendo assim, “não há argumentos plausíveis para que o aumento seja concedido”, concluiu o gestor.

A bronca dos proprietários das duas empresas é que as ruas da cidade têm muitos buracos, lama etc, e prejudica potencialmente os veículos em circulação. Não obstante, o Prefeito afirmou que o transporte coletivo em Itabuna tem deixado a desejar, por isso, é necessário abrir novas licitações para que empresas de fora ofereçam seus serviços. Dessa forma, aumentando a frota, dando mais conforto ao usuário, definindo novas linhas e atendendo aos anseios em geral da população.

A preocupação agora é uma nova paralisação dos transportes coletivos (ônibus/motoristas/cobradores). Se por um lado a Prefeitura não aumenta a passagem, por outro os empresários não aumentam os salários dos rodoviários, o que acarreta em greve. Logo, os itabunenses ficam a mercê, restando somente 30% da frota em circulação.

Com essa possibilidade, Claudevane pediu encarecidamente que os empresários sejam complacentes e não permitam que uma paralisação seja deflagrada. Pontuando que a licitação ocorrerá no início de Junho e que as empresas atuais também poderão concorrer livremente.

O QUE É LICITAÇÃO?

Licitação é o procedimento administrativo formal para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta. No Brasil, para licitações por entidades que façam uso da verba pública, o processo é regulado pelas Leis nº. 8.666/93 1 e 10.520/022.

POLÊMICA

Durante a entrevista, o apresentador Tom Ribeiro, perguntou ao Prefeito quem é que manda na cidade. De acordo com Tom, circula nos quatro cantos da cidade que o Prefeito não manda em nada, quem manda é o vice, e que ele não estaria vendo as coisas. Em resposta, Vane declarou que: “Quem manda sou eu, quando eu mando um secretário fazer ele faz, nunca existiu nenhuma situação de desrespeito a minha pessoa, a exemplo cancelei o Carvanal de Itabuna, em virtude da epidemia de dengue, violência gritante, população pedindo socorro, e a saúde na UTI.

5 comentários para ““Irei abrir novas licitações para o transporte coletivo”, afirma Vane durante entrevista”

  1. Edina Irene

    Acho mesmo que tem que haver uma licitação imediata , pois não aguentamos mais ficar esperando quase uma hora no ponto , e quando passa o onibus tem que ir quase pendurada , porque estão sempre lotados , digo isto porque vivo esta situação todos os dias , a linha California x Jaçanã , mesmo é uma falta de respeito total , aumentou o numero de usuarios com o Minha Casa Minha Vida e não colocaram mais onibus , então quando os onibus saem do Jd America já saem hiperlotados e o pessoal que pega depois nos outros pontos estão sofrendo muito com isto. Já é tempo de tomar uma providencia mesmo. Não suportamos mais ficar refem dessas duas empresas que ai estão.

  2. joão

    Só essa viuva de azevedo , chorando ai kkkkk
    Não votei em Vane , mais confesso q me atento para fatos politicos e não para hipoteses e argumentos levantados por alguns blogs mal intensionados q por conta de interesses pessoais persegue quem não faz chover em sua horta .
    Vane precisa melhorar sim , Mais confesso q esta homem vem me surpriendendo
    casos de corrupção já não existem como antes e isso é fato comprovado
    aquel baderna com o dinheiro publico já não se houve falar
    e é natural q Vane encontre muitas dificuldades para fazer melhorias na cidade afinal ele esta na contra mão do sistema , atrapalhando os interesses de grandes empresario , politicos , e alguns funcionarios publicos colegas meus que via fazer o q quisesse com o patrimonio publico, hoje já não vejo com tanta frequencia

  3. Edina Irene

    Senhor João , para começo de conversa não sou nenhuma viuva de Azevedo , pelo contrario , votei em Vane , porque acredito em mudanças , em nenhum momento questionei que ele não esteja fazendo nada pela cidade, Simplesmente dei minha opinião sobre o transporte porque eu vivo essa realidade todos os dias, felismente acredito que o Senhor não precise andar de onibus , (sorte sua). Então respeite a opinião dos outros porque existe muita gente passando por isto e acredita que ainda possa mudar.

  4. Ezequiel Pereira dos Santos Souza

    É avassalador o que está acontecendo para usuários e trabalhadores, os trabalhadores que querem sair da empresa tanto são Miguel ou cachoeira, tem que pedir as contas porque elas só demitem por justa causa, e o trabalhador não tem direito aos seus tempos, e ninguém toma providencia, tem que realmente abrir licitação, para que venhamos ser valorizados, trabalhamos nas piores condições, exemplo não precisamos dar, e só para e olhar para os ônibus de Itabuna, é vergonhoso saber que funcionários que busca o estudo está se graduando agora como eu não posso receber meus tempos, preciso procurar melhora, nós rodoviários somos os 1° a acordar e os últimos a dormir, precisamos de terminal urbano, banheiros, dignidade, e direito a receber nossos tempos de trabalho, Vane parabéns coloque mesmo outra empresa chega de monopólio.

  5. Janymaire Araujo Muniz

    Que seja uma licitação de verdade,não essas que coloca duas empresas como qdo colocaram essas duas,precisamos urgentemente de mudanças no transporte, do bairro Urbis IV para o hospital de base só tem um único ônibus que vai para o monte cristo se vc perder este,vc tem que esperar ele ir no monteCristo e voltar na urbis pra vc poder ir no hospital de base e qdo ele quebra não tem outro, os passageiros ficam no ponto a ver navios,acabamos chegando no trabalho atrasados e estressados e mtos outros problemas, aliás só o que tem nesses ônibus é problema.abraços Tom e parabéns por essa iniciativa de ouvir o povo.

Os comentários estão fechados.