AETU moderniza sistema, com reconhecimento facial do usuário

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (AETU) está adotando uma série de ações para modernizar o serviço, com a aquisição de novos ônibus, em circulação desde o final de 2017, e a modificação do sistema de cartões de passagem (Itabuna Card), por um processo mais seguro, com a substituição dos cartões atuais.

Uma alterações mais significativas é a adoção de uma nova tecnologia de biometria facial que faz o reconhecimento dos usuários dos cartões com beneficio. Esse é um processo considerado fundamental pelas operadoras do setor, para eliminar fraudes, evitando que usuários que precisam do benefício e os que pagam passagem não sejam prejudicados pelo uso irregular dos cartões.

O reconhecimento facial é adotado pelas principais empresas de transportes urbanos do Brasil, com excelentes resultados a agilidade na operação do sistema, beneficiando os usuários que utilizam o transporte coletivo. A leitura da face (biometrial facial) já está substituindo os sistemas de leitura da impressão digital em ônibus, em todo o país, com muitas vantagens. Ela não exige qualquer procedimento do usuário, apenas que ele posicione-se corretamente para passar seu cartão no validador.

A câmera instalada logo acima do validador já captura as imagens, que são analisadas posteriormente por sistema informatizado e comparadas aos dados já disponíveis no sistema de bilhetagem eletrônica. A biometria facial, ao contrário da digital, não forma filas e não atrasa o embarque.

Trata-se de um método seguro, que reduz a possibilidade de fraudes no uso dos cartões de beneficio, já que na passagem pela catraca, será tirada a foto de quem estiver utilizando o cartão. As imagens captados na bilhetagem são transmitidas a uma central que tem os arquivos do cadastro dos portadores dos cartões, com dados e fotos do usuário

NOVOS CARTÕES

O cadastro dos novos cartões de bilhetagem está sendo realizado pela AETU e deve ser realizado através de agendamento, que pode ser marcado pelo site www.aetu.com.br ou pelo telefone 0800 286 0085. Feito o agendamento, o usuário deve se dirigir a sede da AETU, na avenida Amália Amado (em frente à Estação Rodoviária de Itabuna), que funciona das 7:00 às 17:00 horas, sem interrupção no horário de almoço. A aquisição do novo cartão se dará apenas com a apresentação do cartão atual.

No caso da gratuidade, a AETU destaca a necessidade de conscientização junto aos usuários, já esse é um benefício garantido por lei a quem realmente necessita. Dúvidas e outras informações sobre a substituição do Itabuna Card e o uso adequado do cartão de gratuidade e sua utilização correta podem ser obtidas através do telefone (73) 3215 1655.

Os comentários estão fechados.