Moradores denunciam faltam de atendimento do SAMU em Itabuna

A redação do Blog do Tom tem recebido constante denúncias sobre a falta de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itabuna. Moradores informam que ligam para o SAMU pedindo ambulância para prestarem socorro mas a viatura nunca chega ao local. Os solicitantes do SAMU insistem em ligar para o 192 pedindo ajuda e os atendentes simplesmente tiram o telefone do gancho e desligam a chamada. Como forma de entender o que está acontecendo, o Blog do Tom ligou para o SAMU nesta manhã de quarta-feira (12) para a coordenação do SAMU. Conversamos com o auxiliar administrativo e enfermeiro Sérgio Augusto, que nos esclareceu alguns pontos.

Segundo Sérgio, no presente momento há três ambulâncias disponíveis no estacionamento, porém, ontem a noite, duas viaturas estavam fazendo atendimentos e uma terceira em manutenção. Por ser uma região grande, abrangente de alguns municípios vizinhos, fica difícil de realizar vários atendimentos ao mesmo tempo, mas afirma que ontem foram realizadas duas ocorrências. Ainda de acordo com Sérgio, as viaturas precisam passar por manutenção constantemente, o que pode atrasar e diminuir o número de atendimento.

Para Sérgio, a Secretaria de Saúde precisa fazer o processo de licitação do SAMU para que o atendimento possa ser melhor realizado. De acordo com ele, Itabuna possui duas viaturas básicas e uma avançada, e até setembro pode ganhar mais uma viatura avançada e uma básica.

Sérgio Augusto também salienta que o SAMU não realiza apenas serviços presenciais, mas também, orientações via telefone. Segundo ele, essas orientações no momento da ligação podem ajudar no salvamento da vítima e ganhar mais tempo para a viatura poder chegar ao local com a vítima ainda em vida.

Vale lembrar que o projeto para a regionalização do Samu, elaborado por Itabuna, já está aprovado desde 2011, passado pelo Governo Federal e a única providência que resta para que seja implantado é a instalação de uma nova Central de Regulação, que terá capacidade maior que a atual.

O número de atendimento do SAMU é 192.

Os comentários estão fechados.