Ministério da Saúde realiza teste rápido de HIV em Ilhéus

Está sendo intensificando em Ilhéus a oferta do Teste Rápido Diagnóstico HIV como parte da campanha “Pra viver melhor, é preciso saber”, patrocinada pelo Ministério da Saúde. O mês de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra AIDS, que aconteceu no dia 1º.

Nesta sexta-feira (6) a ação foi promovida no Mutirão da Cidadania, realizado no bairro Hernani Sá em parceria com a ONG Nepsi. Na próxima segunda-feira (9) os testes serão oferecidos no posto do Programa de Saúde da Família (PDF) do bairro Nossa Senhora da Vitória.

O mutirão do teste rápido será realizado também na terça-feira (10) no Centro de Saúde Sarah Kubitschek, no Malhado. Além de disponibilizar o Teste Rápido Diagnóstico HIV, serão também distribuídos preservativos e folhetos informativos sobre os cuidados com a prevenção à Aids.

Apesar da expectativa de qualidade de vida dos portadores do HIV ter melhorado, o número de infectados ainda é crescente, sobretudo entre jovens e mulheres. Nesse sentido, o Ministério da Saúde vem adotando campanhas para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS, incentivando, por meio do contexto da nova política de Aids, o diagnóstico precoce do HIV como uma estratégia que ajude as pessoas a viverem com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Após o mutirão, o teste rápido de detecção do HIV continuará sendo disponibilizado na sede do Centro de Tratamento e Acompanhamento de DSTs e AIDS, que funciona na Avenida Canavieiras, 253, no térreo do prédio da 6ª DIRES, centro da cidade, em horário integral.

Os comentários estão fechados.