Mamografias: Conheça os procedimentos adotados em Itabuna

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Itabuna emitiu nota esclarecendo à rede de atenção básica e a população em geral que a partir de agora, atendendo à recomendação do Instituto Nacional do Câncer – INCA e do Ministério da Saúde, vai priorizar o procedimento de mamografia bilateral de rastreamento (nas duas mamas) para mulheres dentro da faixa etária de 50 a 69 anos. As demais mulheres (menores de 50 anos) serão triadas através de critérios clínicos que deverão ser justificados na solicitação médica.

Entre os critérios estão alterações no exame clínico das mamas – presença de massa palpável, derrame papilar e outros – e histórico familiar positivo para câncer de mama – mãe, filha, irmã, avó, tia. A Secretaria da Saúde também esclarece que as usuárias que realizaram exames, com resultado inalterado (Birads 1) somente necessitarão repeti-lo após dois anos de acordo com a recomendação técnica do INCA/Ministério da Saúde.

Segundo a Nota de Esclarecimento, a medida visa garantir a realização do rastreamento em um maior numero possível de mulheres na faixa etária prioritária, fazendo assim o uso consciente da capacidade instalada. “Os exames de ultrassonografia mamaria não terão restrição e poderão ser solicitados para qualquer faixa etária, considerando critérios clínicos”, diz a Nota, acrescentando que a Secretaria Municipal da Saúde está imbuída em garantir o acesso ordenado ao serviço, sem prejuízo para população e prestadores de serviço

Os comentários estão fechados.