Loja Maçônica Repudia Fechamento do Manoel Novais

Agora no dia de 31 de julho de 2019, apenas alguns dias após o aniversário da cidade, o hospital infantil Manoel Novaes deve encerrar seu contrato com o município de Itabuna e deixar de fazer atendimentos pelo SUS.
Caso se concretize o encerramento, será um duro golpe no já combalido sistema de saúde da cidade. Desde a década de noventa os Itabunenses vem sofrendo com o fechamento de hospitais, perdemos o Maria Goretti ainda nos anos 90, depois o hospital São Lucas, recentemente o Cemepi e agora, ao que tudo indica, irá também o Manoel Novais. O hospital Manoel Novais chega a atender mais de três mil pessoas por mês, 85% desses atendimentos são pelo SUS, sobretudo a população de baixa renda que, com o fechamento do hospital infantil CEMEPI, tem poucas alternativas para tratar de saúde de suas crianças, o futuro de nossa cidade.
Lá são feitos os atendimentos de baixa, média e alta complexidade, com plantão 24 horas, o único com capacidade para cirurgias complexas na região sul, além de seu grande número de leitos, o que o torna apto para atender não só os cidadãos grapiunas, mas também a vários municípios da região cacaueira. Se encerrado o contrato, o sofrimento não será apenas no sistema de saúde, mas também haverá forte impacto na economia da cidade, já que o dinheiro injetado no hospital, bem como os gastos das pessoas atraídas pelos seus sistema de atendimento, faz girar fortemente a economia da cidade, o que irá impactar até o mercado informal.
O imbróglio vem do fato que o atual contrato do hospital, que o obriga a atender todos que procurarem a unidade de saúde, tem um teto de pagamento, que desse modo não recebe por todos os atendimentos que faz, já que a demanda aumentou muito após o fechamento do CEMEPI. Isso causou um desequilíbrio financeiro na ordem de quase 1,5 milhões por mês. Ademais, esse próprio contrato não pode mais ser prorrogado já que seu limite de aditamentos também já foi atingido, de modo que no dia 31 de julho, caso a prefeitura não apresente um novo contrato com termos mais equilibrados financeiramente, este será encerrado.
Os comentários estão fechados.