Itabuna abre o “Dezembro Vermelho” com uma grande caminhada

Pouco mais de 1.500 pessoas participaram, nesta sexta-feira (1º) da Caminhada do Dezembro Vermelho, promovida pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. A caminhada abre oficialmente a programação de atividades a serem desenvolvidas ao longo do mês com o intuito de prevenir e rastrear possíveis incidências de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), HIV-Aides e hepatites virais. A quantidade de participantes, estimada, foi divulgada ao final do evento pelos organizadores.

O coordenador do Centro de Referência, Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) disse que a caminhada chama a atenção para questões importantes como o uso de preservativos em todos os tipos de práticas sexuais e, principalmente, para o aumento crescente de casos de aids. “Para vocês terem uma ideia, em todo o mundo, a cada 17 segundos, uma pessoa é infectada pelo vírus HIV. Isso é uma epidemia, e precisamos cuidar das pessoas. Hoje, é importante dizer que não existem mais pessoas em grupos de risco. Quaisquer indivíduos que mantêm relações sexuais de quaisquer gêneros podem ser acometidos por alguma IST”, disse o coordenador.

Para a secretária municipal de Saúde, a caminhada cumpriu com o seu objetivo de chamar a atenção das pessoas. “Tivemos uma semana especial, porque, apesar da campanha estar sendo iniciada oficialmente nesta sexta-feira, conseguimos adentrar espaços na mídia, nos sites, nos blogs, nos jornais e nas emissoras de rádio e TV, para levarmos informações importantes sobre prevenção de HIV-Aids e IST’s”, disse a secretária, apontando o apoio irrefutável dos clubes de serviços, organizações não governamentais (ONG’s), associações, organizações da sociedade civil, entre as as quais o Conselho Municipal de Saúde.

Nos próximos dias e até o final do mês, a campanha será estendida para praças, empresas, para as unidades básicas e de saúde da família e escolas. Todo o trabalho realizado concentrará ações de prevenção (conversas, bate-papos, seminários, acolhimento, aconselhamento, distribuição de preservativos masculinos e femininos e de gel lubrificante), além das ações de rastreamento (testagens rápidas, diagnóstico, encaminhamentos para tratamentos, quando estes foram relatados como necessários). Todos os trabalhos envolvem o CERPAT, que é o principal equipamento de saúde no município na missão de atender as pessoas nos cuidados relacionados às questões de comportamentos sexuais.

O CERPAT está localizado na Avenida Amélia Amado, Centro (próximo à academia Health Club e à sede da Ação Fraternal de Itabuna – AFI). “O atendimento acontece por demanda expontânea, ou s seja, quaisquer pessoas podem ser atendidas diretamente no Centro sem precisar passar pela sua unidade de referência ou pela Central de Regulação. Basta ir lá, que estaremos sempre de portas abertas”, ratificou Lucas Santana, lembrando que, para o atendimento, é importante que os clientes estejam portando a cédula de identidade, o cartão do SUS e um comprovante de residência. O CERPAT atende à população de Itabuna e de mais 22 municípios pactuados.

Deixar uma Resposta