Hospital de Base é o 1º a oferecer tratamento de varizes a laser pelo SUS na Bahia

O Hospital de Base de Itabuna será o primeiro hospital público da Bahia a atender a população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento de varizes com escleroterapia tipo embolização com espuma de policodonal ecoguiada. O serviço estará disponível a partir deste mês sob a coordenação de um médico especialista da área Angiologia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, mensalmente serão atendidas cerca de 60 pessoas. A novidade é que o paciente não precisará mais de internação. O procedimento será realizado no ambulatório do próprio Hospital de Base e logo o paciente após poderá ir para casa.

Para ser atendido, o paciente com varizes passará por uma consulta com o especialista, fará exames de ultrassonografia com Doppler Colorido de vasos e membros e terá ainda assistência com o retorno de três consultas subseqüentes ao procedimento. Paulo Bicalho informa que tudo é muito mais rápido; o tempo de recuperação é mais curto e é muito menos dolorido para o paciente.

O tratamento é indicado em casos de veias doentes e não há necessidade da remoção. A veia permanece, mas sem ocasionar transtornos circulatórios”, explicou o secretário, destacando ainda que o próprio organismo se encarregará de desviar o sangue que antes passava por ali para outras veias saudáveis.
Outro dado importante, segundo o secretário Paulo Bicalho, é que a escleroterapia das varizes exige o mínimo de repouso, em media dois dias, quando o paciente poderá retomar as atividades normais depois de ter passado pela avaliação do médico. “Numa cirurgia convencional o tempo de repouso pode chegar a 15 dias e o procedimento só poderá ser feito num hospital, diferente desta modalidade que é feita num ambulatório,” explica.

3 comentários para “Hospital de Base é o 1º a oferecer tratamento de varizes a laser pelo SUS na Bahia”

  1. Mary Aguiar

    Perfeito. excelente iniciativa.
    Dr. Paulo. Há homens que trabalham um dia e são bons. Mas há os que trabalham todos os dias e sãos ótimos. Mas há os que trabalham toda uma vida e esses são Imprescindível. É o senhor. Sempre Determinado e cheio de Atitude. Avante . Muita Saudades

  2. Marileide Ramos Nascimento

    Boa noite gostaria de saber se eu que moro em Camacan ba poderia estar fazendo esse procedimento ai em Itabuna ?eu tenho muitas varizes nas pernas e mem causa muitos desconfortos dores ,gostaria de saber se e possivel fazer esse procedimento ai com vcs e de que precisaria para poder começar a fazer.obrigado .

  3. CREUSA

    ISSO É MUITO BOM!ESTAVAMOS PRSISANDO,MESMO.

Os comentários estão fechados.