Emergência do Hospital de Base volta a funcionar

Na segunda-feira (11) o Pronto Socorro do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, voltou a funcionar normalmente. Após o “faxinaço”, onde todo o ambiente foi reformado e revitalizado, agora funciona com equipamentos novos, limpeza, profissionais requalificados e médicos de plantão 24 horas durante toda a semana.

Pronto Socorro funciona normalmente (Foto: Haisa Lima)
Pronto Socorro funciona normalmente (Foto: Haisa Lima)

A transferência dos pacientes para a emergência reformada começou na sexta-feira (8) e foi finalizada na segunda-feira (11). Há enfermeiros trabalhando 24 horas com a triagem e classificação dos pacientes de risco, além de médicos clínico geral, cirurgião e ortopedista. “Os pacientes que apresentem gravidade tem prioridade de atendimento na emergência. As ambulâncias dos municípios pactuados já não fazem fila na emergência, pois o atendimento urgente tem sido rápido”, afirmou o médico Paulo Bicalho, diretor-presidente do Hospital de Base.

O ambiente está totalmente reformado (Foto: Pedro Augusto)
O ambiente está totalmente reformado (Foto: Pedro Augusto)

Paulo Bicalho explica que vai fazer um trabalho de informação para que a população entenda realmente o que é a emergência. Ele diz que há uma expectativa de que a emergência deve resolver todos os problemas de saúde, mesmo exames e consultas. No entanto, estes procedimentos devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

“Dessa forma, é necessário explicar que somente pacientes com problemas graves e urgentes devem procurar a emergência. Porém, as pessoas com problemas antigos, que demandem consulta, devem procurar os postos. Se não for assim, o fluxo fica invertido. A Atenção Básica é que deve encaminhar o paciente para o hospital”, orientou o diretor-presidente.

Os comentários estão fechados.