Com o estoque em baixa, o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna convoca doadores

Há aproximadamente uma semana o Banco de sangue de Itabuna recebe pouquíssimos doadores dia. O movimento está longe do ideal para a manutenção do estoque regulador, onde seriam necessárias uma média de 60 doações por dia, para atender a demanda de todos os hospitais do município e das cidades circunvizinhas.

Segundo o responsável pelo Serviço de Captação do Banco de Sangue, o enfermeiro Adelson Bispo, mais importante que doar sangue, é manter a regularidade dessa doação. “Hoje, durante as campanhas, um número expressivo de doadores comparece ao Banco de Sangue, mas essa doação precisa ser rotineira, precisamos criar nesse doador a consciência da importância da regularidade desse ato. O intervalo entre as doações é de dois meses para homens, e de três meses para as mulheres. Aumentar o número de doadores de repetição é o que fará com que, todos os dias, tenhamos um número de doações mais próximo do ideal”, ressaltou Adelson.

Todos os dias o Banco de Sangue recebe solicitações de hemocomponentes, sejam para suprir as necessidades de cirurgias eletivas, pacientes internados ou por conta de alguma demanda extra, geralmente causada por alguma emergência.

De acordo com a Coordenadora de Laboratório do serviço, a Biomédica Raquel Gois, cada doador é muito importante. “Precisamos diariamente de todos os tipos sanguíneos. Por isso, se você é doador e já está no prazo de doar novamente, compareça ao banco de sangue. Caso ainda não seja doador, encoraje-se! O seu ato de amor ao próximo nos ajuda a salvar vidas”, disse Raquel.

Quem pode doar?

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH), pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 a 69 anos, e ter boa saúde. No caso dos menores de 18 anos é necessário autorização formal do representante legal. Os doadores devem procurar o Banco de Sangue de Itabuna, que fica localizado no anexo do Hospital Calixto Midlej de Filho, onde passará por uma triagem detalhada antes de efetuar a doação. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7 às 17h (o serviço não fecha para almoço), e nos sábados das 7 às 12h. Em caso de dúvidas, entrar em contato através do telefone (73) 3214-9126.

Deixar uma Resposta