Atendimento aos alunos com necessidades especiais é aperfeiçoado

Escola Norma Vídero tem ampliação das Salas de Recursos Multifuncionais SRM.

A ampliação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna está possibilitando à Secretaria da Educação (SEC) o aperfeiçoamento do atendimento educacional especializado para alunos com necessidades educacionais especiais. Até o ano de 2012 eram 13 SRM funcionando, mas a partir deste ano o Ministério da Educação (MEC) contemplou o município com outras 25 Salas, das quais cinco já estão funcionando e vinte estão em processo de implantação em diversas unidades de ensino.

A Sala de Recursos Multifuncionais são espaços organizados com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas nem um novo fazer pedagógico. De acordo com o MEC, as SRM devem atender alunos que apresentam, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente.

Segundo a assessora psicopedagógica da Educação Inclusiva da SEC, professora Márcia Peixinho, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, compreende três grupos específicos: alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, alunos com dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos e estudantes com autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral, síndrome diversas, entre outros.

Márcia explica que, antes da implantação das SRM, o atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem era feito pelo Laboratório de Aprendizagem (Laps), um projeto implantado pelo município. “Com a ampliação das Salas de Recursos Multifuncionais, como programa do governo federal, a SEC realizou este ano a integração entre as SRM e o Laps, visando melhor atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, dentro da escola, e a formação continuada dos profissionais que atuam nestas unidades”, elucida.

A assessora psicopedagógica ressalta que, ao contrário do que alguns imaginavam, estes alunos continuam sendo acompanhados nas SRM pelos mesmos profissionais que atuavam no Laboratório de Aprendizagens. Nas Salas de Recursos Multifuncionais Tipo I, os estudantes e profissionais dispõem de 33 itens, entre mobiliários, equipamentos tecnológicos, matérias didáticos e pedagógicos, incluindo software para comunicação alternativa, teclado com colméia, lupa eletrônica e dominós em Libras e com Textura. Já nas Salas de Recursos Tipo II, além de todos os recursos da Sala Tipo I, também estão disponíveis outros 10 itens, como impressora e máquina braile, reglete de mesa, guia de assinatura, calculadora sonora e software para produção de desenhos gráficos e táteis

Os comentários estão fechados.