Você costuma utilizar o celular enquanto carrega? Veja isso!

Circula nas redes sociais um vídeo no qual o jovem teve seu rosto desfigurado devido uma explosão do celular. De acordo com a informação que circula, ele colocou o celular no carregador e ao mesmo tempo estava falando, quando explodiu no rosto dele.

Na verdade, o problema não está no aparelho celular e sim na bateria acoplada, que é composta de íons de lítio. Especialistas da área dizem que a bateria pode explodir por 3 motivos: 1)Exposta a alta temperatura 2)Curto circuito interno 3)Em razão de sobre tensão. O problema é grave e a causa geralmente está em equívocos cometidos pelo próprio usuário.

Preste atenção em algumas dicas importantes:

a)Compre somente baterias e carregadores originais, evite produtos pirateados. b)Se derrubar o celular, retire imediatamente a bateria e veja se ocorreram rachaduras ou pequenas fissuras. Se notar danos é aconselhável trocá-la. c)A cada 2 anos é recomendado trocar a bateria. d)Impeça contato do celular com objetos metálicos, pois alguns tem terminais expostos e ao encostar em grampo ou chave, pode ocorrer curto circuito. d)Capinha apertada pode pressionar o circuito interno da bateria e impedir a dispersão de calor. e)Se notar que o celular esquentou ao falar por várias horas seguidas, é mais seguro desliga-lo imediatamente e separar a bateria do aparelho. f)Depois de carregar a bateria pelo prazo estipulado pelo fabricante (de 1 a 2 horas) retire o aparelho do carregador. Deixá-lo a noite inteira na tomada é perigoso. g)Não exponha bateria ao sol e água; muito cautela em praias, piscinas e banheiros. h)Lembre-se que dentro da bateria tem material tóxico que em contato com a pele pode provocar câncer. Por isso, não permita que crianças brinquem com celulares inoperantes. i)A bateria não deve ser jogada no lixo. Deposite em locais que arrecadam e dão destinação correta.

Os comentários estão fechados.